Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com que frequência os bebês que são amamentados se alimentam?

frequência amamentar

Pontos chave:
1. A amamentação varia para cada bebê e mãe; não há uma ciência exata.
2. Alimente sob demanda nas primeiras semanas, reconhecendo os sinais de fome, como movimentos da boca.
3. A duração da alimentação varia (de 5 a 40 minutos); sinais de satisfação incluem o desprendimento e a calma do bebê.
4. A idade do bebê afeta a frequência da alimentação; os recém-nascidos se alimentam frequentemente devido ao tamanho pequeno do estômago e à digestão fácil.

Se seu bebê nasceu recentemente e você começou a amamentar, é possível que tenha muitas perguntas sobre a amamentação. Todo bebê e toda mãe são diferentes, portanto não há uma ciência exata sobre como isso deve ser feito. No entanto, forneceremos informações que serão úteis para você. Uma das perguntas mais recorrentes entre as mães que amamentam é com que frequência elas devem fazer isso. Há mães que dizem que seus bebês querem mamar o tempo todo, enquanto outras alegam que seus filhos dormem muito e quase não pedem leite.

Antes de estabelecer uma agenda de amamentação para o seu pequeno, é recomendável que você o amamente sob demanda. Isso significa amamentá-lo toda vez que ele estiver com fome. Será importante, então, ser capaz de reconhecer os sinais de fome do seu bebê. Por exemplo, chorar já é um sinal tardio e desesperado. Alguns sinais antes de chorar são os seguintes:

X
Nestlé banner webp
  • Movimentos rápidos da cabeça para os lados
  • Abrir a boca
  • Esticar a língua
  • Colocar mãos e pés na boca
  • Franzir os lábios, como quando suga o leite
  • Acariciar seus seios
  • Murmurar
  • Mostrar o reflexo de sucção. Esse reflexo pode ser visto quando o bebê move a boca em direção a algo que acaricia ou toca sua bochecha.

Quanto tempo leva para amamentar?

Essa resposta também varia em cada caso e um número exato de minutos não pode ser estabelecido. A duração de uma mamada pode ser de 5 a 40 minutos, aproximadamente. No entanto, esse tempo é altamente variável, pois cada bebê é diferente. Quando o seu filho já tiver ingerido leite suficiente, ele informará você das seguintes maneiras:

  • Se separando do seu peito.
  • Ficando sonolento ou calmo e olhando ao redor.

Distinguir os sinais quando o seu bebê estiver com fome ou satisfeito facilitará a amamentação. Se você tiver alguma dúvida sobre o crescimento e a ingestão de leite, converse com o pediatra na próxima consulta.

Além dos sinais mencionados acima, leve em consideração a frequência com que um bebê é amamentado de acordo com a idade. Normalmente, um recém-nascido é amamentado a cada 1,5 horas a 3 horas. Pode parecer muito, mas há uma explicação para isso. O estômago do seu bebê ainda é muito pequeno e não cabe tanto leite. Além disso, o leite materno é fácil de digerir e, portanto, é normal ter fome com tanta frequência. Se você tem um recém-nascido, é importante que não passem mais de quatro horas entre cada mamada (incluindo a noite). Durante esse estágio, espera-se que o bebê mame de 8 a 12 vezes por dia. Por volta do primeiro ou segundo mês, a frequência diminui para 7 a 9 vezes por dia. O estômago do seu bebê começará a crescer, permitindo que ele consuma mais leite a cada mamada e fique satisfeito por mais tempo.

Quando você amamentar seu filho, o mais importante não será a quantidade exata de leite que ele consome, mas que esse leite seja suficiente para ele ficar satisfeito. Lembre-se de que cada bebê tem necessidades únicas; portanto, seu filho poderá ficar satisfeito com mais ou menos leite do que outros bebês. Veja alguns sinais para saber se seu bebê está recebendo a quantidade adequada de leite:

  • Ele parece feliz e satisfeito após mamar.
  • Molha entre 4 e 6 fraldas por dia.
  • Dorme bem.
  • Fica alerta quando está acordado.
  • Está ganhando peso.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.