Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como prevenir que um bebê engasgue com o leite.

bebe engasga amamentação

Pontos chave:

  1. Os bebês podem engasgar durante a amamentação devido ao excesso de leite ou a um reflexo de descida de leite muito forte.
  2. A sucção imatura também pode fazer com que um bebê se engasgue durante a amamentação.
  3. Dicas para evitar que seu bebê se engasgue incluem esvaziar completamente o seio, experimentar diferentes posições de amamentação, arrotar com frequência e alimentar o bebê quando ele estiver relaxado.
  4. É aconselhável buscar ajuda profissional se essas dicas não funcionarem ou se o bebê ainda se engasgar durante a amamentação. Quando são muito jovens, é possível que os bebês engasguem com o leite durante a amamentação. Caso isso aconteça, é natural ficar preocupado quando o seu pequeno começar a tossir. Neste artigo, vamos falar mais sobre esse problema e como evitá-lo.

Se o seu bebê ainda é muito pequeno, é possível que você já tenha visto ele se engasgar com o leite durante a amamentação. Em caso positivo, você pode ter se preocupado ao ver seu bebê tossir. Neste artigo, falaremos mais sobre isso.

É comum alguns bebês engasgarem durante a amamentação. Isso acontece porque seu bebê coloca mais leite na boca do que ele consegue engolir. O excesso de leite pode bloquear as vias aéreas, por isso é necessário ter muito cuidado, entender o motivo e evitá-lo. Assim, você e o seu bebê poderão aproveitar esses momentos com mais segurança.

X
Nestlé banner webp

Primeiro, gostaríamos de apresentar algumas das razões para isso acontecer:

  1. Excesso de leite: Às vezes, algumas mães produzem muito mais leite do que o bebê consegue ingerir.
  2. Reflexo de ejeção excessivo: refere-se ao fato de que a quantidade de leite é tão abundante e sai com tanta força que seu bebê tentará ingerir tudo. Se o seu filho tiver algum dos seguintes sintomas, você pode ter esse reflexo de ejeção exacerbado:
  • Engolir, tossir ou ficar ofegante enquanto estiver mamando.
  • Separar-se frequentemente do peito durante a amamentação.
  • Segurar o mamilo enquanto mama.
  • Fizer sons de “clique” durante a amamentação.
  • Cuspir com frequência.
  • Tiver muitos gases.
  • Se recusar a mamar periodicamente.

Além dessas duas causas, seu bebê também pode engasgar devido a uma sucção imatura, ou porque ainda está aprendendo a mamar.

Depois de identificar as causas, há diferentes estratégias que você pode usar para evitar que seu pequeno se engasgue.

a) Para o excesso de leite:

  1. Evite tentar reduzir o fluxo de leite nas primeiras 6 semanas. Durante esse período, é normal que a quantidade de leite aumente rapidamente.
  2. Amamente seu bebê com apenas um dos peitos.
  3. Tente retardar o fluxo:
    • Se seu bebê terminar de mamar e depois quiser mais, coloque-o no mesmo peito.
    • Se o peito não utilizado doer, expresse um pouco de leite até ficar confortável. No entanto, tente bombear cada vez menos leite até que você não precise mais fazer isso.
    • Entre cada mamada, coloque compressas frias nos seios por 30 a 60 minutos. Isso diminuirá a produção de leite.
    • Se após uma semana isso não funcionar, é aconselhável procurar ajuda profissional.
  4. Tente a drenagem completa: este é um método para remover a maior parte do leite dos seios antes de começar a amamentar.
  5. Evite qualquer coisa que estimule demais os seios, como bombeamento desnecessário, uso de conchas e deixar a água do chuveiro correr nos seios por muito tempo.

b) Para o reflexo de ejeção excessivo:

  1. Posicione seu bebê para que ele mame “acima” do peito da mãe, usando a gravidade contra o fluxo de leite. Para fazer isso, experimente as seguintes posições: a posição do berço (mas com a mãe reclinada; a posição da bola de futebol; colocando o seu filho sentado à sua frente, em vez de se deitar; ou a posição deitada de lado.
  2. Faça seu bebê arrotar constantemente.
  3. Amamente com mais frequência. Isso reduzirá a quantidade de leite produzido.
  4. Amamente quando o seu filho estiver relaxado, para que ele mame mais delicadamente e saia menos leite.
  5. Aguarde a redução do fluxo, retire o seu bebê do peito, limpe o excesso com uma toalha e troque o seu bebê.
  6. Expresse um pouco de leite para reduzir o fluxo e, em seguida, coloque seu bebê para mamar.

É importante saber que nem todo o processo de lactação será assim, portanto, você pode ficar tranquila. À medida que o bebê crescer, ele aprenderá a controlar a saída de leite do peito e a possibilidade de engasgar será menor. No entanto, enquanto o seu bebê ainda for pequeno, é essencial tomar as precauções necessárias durante a amamentação. Você também pode procurar um consultor de lactação ou seu médico de confiança para lhe indicar como amamentar com segurança.

Artigos Relacionados

10 respostas

    1. Olá, Assis!

      Ficamos felizes que a matéria tenha te ajudado, esperamos poder continuar acompanhando você e seu pequeno nessa jornada maravilhosa que é o desenvolvimento da criança 💖✨

  1. Muito bom. Tô passando por isso muito bem explicado 🙂 nós mãe ficamos preocupada se é normal ou não 🤷🏼‍♀️ gostei 👆👍🙂

  2. Meu bebê tem 7 dias mama e logo está cansado e engasga estou muito preocupada já marquei pediatra….

    1. Olá, Isabella!

      Obrigada por dividir um pouquinho da sua experiência conosco. 💙

      O engasgo pode ser uma preocupação séria e é importante buscar orientação médica para avaliar a situação do seu bebê. Que bom que você já marcou uma consulta! Quando estiver falando com o pediatra, explique suas preocupações e siga as orientações para garantir a segurança e o bem-estar do seu bebê. Buscar ajuda profissional para entender as possíveis causas do engasgo e receber as orientações corretas para prevenção é essencial. Fique tranquila, você está tomando as medidas adequadas para cuidar do seu bebê. 🌟👶👩‍⚕️

  3. OIE OLHA MEU BEBE TAVA AMAMENTADO E DE REPENTE ELE ENGASGA EU CLARO JÁ FUI LOGO DANDO AQUELES TAPAS NAS COSTAS DELE
    CLARO QUE FIQUEI MUITO PREOCUPADA E FUI PROCURAR NO GOOGLE E ACHEI AQUI
    AGORA ME SINTO MAS SEGURA MAS SEMPRE ATENTA

    1. Olá, Ana Paula!

      Obrigada por tirar um momentinho do seu dia para compartilhar sua experiência conosco! 💙🤱

      Fico feliz que você tenha encontrado este artigo e que ele tenha te ajudado a se sentir mais segura. A segurança do seu bebê é fundamental, e entender as razões pelas quais o engasgo pode ocorrer é um passo importante para evitar que isso aconteça com frequência. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações, considere procurar uma consultora de lactação ou seu médico de confiança, pois eles poderão lhe dar um suporte ainda mais personalizado e ajudar a garantir que a amamentação seja um momento seguro e prazeroso para você e o seu bebê. 👩‍⚕️

      Continue cuidando e amando o seu pequeno com todo carinho. Tenho certeza de que você é uma mãe maravilhosa! 🌻

      Se precisar de mais apoio, não hesite em baixar nosso app ou entrar em contato conosco. Estamos aqui para acompanhar você e seu bebê nesse lindo processo de crescimento! 🌟😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.