Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Pontos-chave:

  1. A exposição à música nos primeiros três anos de vida de uma criança promove o desenvolvimento da fala, cognição, coordenação e habilidades sociais.
  2. A música melhora o vínculo, reduz o estresse, ensina habilidades sociais, estimula a criatividade, ajuda no desenvolvimento da linguagem e desenvolve habilidades musicais, tornando-a uma ferramenta divertida e vital para o desenvolvimento na primeira infância.

“Música dá alma ao universo, asas à mente, fuga à imaginação e vida a tudo.” -Platão

Pesquisas recentes usando fMRI (imagem por ressonância magnética funcional) e PET scan (técnica de tomografia) descobriram que ouvir música ilumina várias áreas do cérebro enquanto o som é processado, e tudo isso acontece em questão de segundos. Outras pesquisas revelaram que tocar música leva o cérebro um passo adiante, exercitando o cérebro como um todo. Ensinar bebês ou crianças pequenas a tocar instrumentos formalmente não é adequado para seu desenvolvimento, mas isso não significa que eles não possam se envolver com a música ou desfrutar de seus benefícios. Pelo contrário – ouvir pessoas cantando, produzir sons com brinquedos ou objetos do cotidiano e dançar com os pais são atividades maravilhosas para o desenvolvimento do cérebro do seu filho.

Durante os três primeiros anos de vida dele, as conexões neurais se formam mais rapidamente. A exposição à música na primeira infância estimula e ajuda a desenvolver muitas habilidades, incluindo o desenvolvimento da fala, a audição, a coordenação, o desenvolvimento emocional e até as habilidades sociais. Abaixo estão alguns dos benefícios da música para o desenvolvimento e o crescimento do seu filho, e algumas atividades para você experimentar em casa.

X
banner kinedu desenvolvimento
  • A música fortalece os laços afetivos: Seu bebê ama sua voz, por isso, cantar para ele é uma ótima maneira de desenvolver um apego seguro por meio do “jogo de ação e reação”. Incorpore os sons que o seu filho faz em uma música, e interaja com ele. Se seu filho for mais velho, continue a cantar e a incorpore algum instrumento de brinquedo, ou bata em panelas e frigideiras para produzir sons com ele.
  • A música diminui a angústia: Um estudo recente revelou que cantar para o seu bebê, em vez de falar, diminui a angústia dele. Os pesquisadores acreditam que o uso do canto dirigido ao bebê é benéfico devido ao ritmo previsível, à organização métrica e ao ritmo, que ajudam a promover o entretenimento, a escuta preditiva e as expectativas para os eventos subsequentes. Além disso, o ritmo encontrado no canto e na música afeta a estimulação vestibular e, quando o canto e a dança se unem, eles funcionam como reguladores emocionais potentes.
  • A música ensina habilidades sociais: Brincar com instrumentos caseiros ou de brinquedo requer que seu filho pequeno desenvolva habilidades de escuta e revezamento para criar um som harmonioso e agradável. Com a ajuda de cuidadores atenciosos, fazer música ajudará a construir a base para o desenvolvimento das funções executivas.
  • A música permite a expressão artística e a criatividade: Brincar com itens musicais ajuda  seu filho a usar a criatividade, expressar suas emoções livremente e desenvolver seus sentidos enquanto descobre novas maneiras de produzir sons.
  • A música ajuda os bebês a se sentirem seguros: O uso de músicas repetitivas e específicas durante a rotina do bebê o ajuda a identificar o que vem a seguir, tornando seu dia previsível e, por isso, livre de estresse.
  • A música ajuda a desenvolver a linguagem: O canto ilumina as áreas de linguagem do cérebro quando as palavras da letra da música são identificadas. Além disso, graças ao padrão repetitivo das músicas, ouvir as palavras repetidamente reforça a aquisição de vocabulário.
  • Ambientes musicais estimulam habilidades musicais: Quando bebês e crianças pequenas são expostos à música desde cedo, eles desenvolvem habilidades como cantar no tom ou dançar no ritmo certo.
  • A música é uma brincadeira: Ouvir música, dançar e cantar não devem ser tarefas, mas maneiras livres e divertidas de desenvolver habilidades como a linguagem e a coordenação motora. Durante os primeiros anos de desenvolvimento, as habilidades musicais estão apenas florescendo. Esse período de crescimento é o melhor momento para explorar a espontaneidade musical do seu filho, enquanto incentiva suas inclinações naturais para cantar, dançar e brincar com os sons.

O que você pode fazer em casa?

  • Dance com o seu bebê enquanto canta e use palavras específicas para os diferentes movimentos para desenvolver a linguagem, o ritmo e o equilíbrio. Coloque o seu bebê no colo e mova-se pela sala com um ritmo específico, ou dance na frente de um espelho com o seu filho para ensinar autoconsciência, passar um tempo de qualidade com ele e estimular suas habilidades musicais.
  • Ensine seu filho a usar o corpo dele como um instrumento musical, batendo palmas e batendo os pés no chão, e a usar os objetos do cotidiano para criar sons e aprender sobre causa e efeito. Nota: se o seu filho é um bebê, você pode bater suavemente nas costas dele durante a música, proporcionando um toque suave e ensinando-lhe sobre ritmo.
  • Ensine ao seu filho canções que incluam ações específicas a serem feitas e mostre a ele como dançar. Mover-se de acordo com a música o ensinará sobre coordenação, consciência corporal e ritmo.
  • Brinque de estátua com o seu bebê: coloque uma música para tocar e dance com ele. Quando a música parar, ele deve “congelar”, virando uma estátua! Quando a música começar novamente, ele poderá se movimentar. Isso é ótimo para promover as funções executivas.
  • Cante para seu filho durante o banho, na hora de dormir ou durante qualquer outra atividade, para proporcionar a ele uma experiência relaxante e, ao mesmo tempo, enfatizar a previsibilidade.
  • Façam música juntos. Use o Kinedu para estimular as habilidades musicais do seu bebê.

Artigos Relacionados