Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como acalmar um bebê agitado?

Pontos chave:

1. Chorar é a forma que o bebê usa para comunicar desconforto, fome ou necessidade de atenção.

2. É normal ter um bebê agitado em casa, chorando de 2 a 4 horas por dia, geralmente na mesma hora. Esse comportamento diminui por volta dos três meses.

3. Cólica é o choro excessivo sem motivo claro, durando pelo menos 3 horas por dia durante 1 a 3 meses.

4. Quando seu bebê estiver agitado, acalme-o com envolvimento, atividades, carregadores de bebê (sling, canguru etc), posições variadas e sons tranquilizadores.

X
banner kinedu saúde

Chorar é a forma com a qual os bebês comunicam seu desconforto, sua fome ou sua necessidade de atenção. É normal que os bebês fiquem agitados, em média, de 2 a 4 horas por dia, e geralmente no mesmo horário todos os dias. Depois de algumas semanas, o choro diminui, e, por volta dos 3 meses, a maioria dos bebês chora apenas por aproximadamente 1 hora por dia.

Todos os bebês choram, mas alguns fazem isso muito mais do que outros. Isso pode ser causado por uma cólica – o choro da cólica começa e termina sem nenhum motivo aparente, dura pelo menos 3 horas por dia e acontece pelo menos 3 vezes por semana durante um período de 1 a 3 meses.

É importante ter em mente que o choro excessivo pode ter uma causa médica ou física. Por isso, primeiro você deve tentar identificar se há uma razão por trás do choro, procurando por padrões. Ele acontece em determinados momentos do dia ou em situações específicas, como estar um lugar lotado ou logo após a amamentação? Você consegue perceber se existem diferenças em relação aos choros por causa de fome, cansaço, etc.? Mantenha um registro desses choros, para que você possa compará-los com a semanas anteriores.

O que eu posso fazer?

Aqui estão algumas técnicas que você pode experimentar em casa quando seu bebê estiver chorando inconsolavelmente. Experimente todas! Com paciência e prática, você saberá quais delas funcionam para o seu bebê.

  • Tente usar um bebê conforto ou um sling. Alguns bebês adoram ficar perto da mãe ou do pai o dia todo! Andar por aí com o seu bebê pode acalmá-lo.
  • Segure seu bebê de maneiras diferentes. Desde que ele esteja seguro, não há maneira certa ou errada de segurá-lo. Tente posições diferentes, como tê-lo virado para a frente, por cima do seu ombro ou perto do seu peito.
    • Coloque seu bebê deitado em seu antebraço com a barriga para baixo e a sua mão segurando o peito dele.
    • Coloque seu bebê deitado de barriga para baixo em seu colo ou em uma superfície macia e esfregue delicadamente as costas dele.
  • Experimente movimentos diferentes. Alguns bebês gostam de balanços suaves, enquanto outros preferem balanços mais rápidos.
  • Use sons calmantes. Um barulho de fundo pode ser tranquilizante. Experimente usar um ventilador ou um umidificador de ar no quarto do seu bebê. Cante ou converse suavemente com ele.
  • Reduza os estímulos. Em outros casos, menos estímulos significam menos choro. Abaixe as luzes, reduza o ruído e evite o excesso de estímulos (como texturas) para o seu bebê.
  • Mantenha-se calma. Cuidar de um bebê chorando pode ser muito estressante, especialmente se considerarmos sua resposta hormonal, que faz com que você se sinta desconfortável quando seu bebê chora. Acalme-se, e isso ajudará seu bebê a se acalmar também.

Não há técnicas certas ou erradas, desde que seu bebê esteja seguro e sendo cuidado. Cada bebê é diferente, e é necessário ver o que funciona melhor para o seu.

Artigos Relacionados