Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como identificar os sinais da desnutrição infantil

desnutrição infantil

O quadro de desnutrição infantil abrange dois tipos de insuficiência: nutricional e calórica. O mais importante é conhecer os sintomas e oferecer atendimento médico rápido.

A desnutrição infantil é um quadro em que ocorre deficiência ou desequilíbrio na ingestão de calorias e nutrientes. É uma situação que poucos imaginam que possa acontecer na própria casa, mas você sabia que cerca de 20% das crianças que são internadas em hospitais acabam ficando desnutridas? Pensando por esse ponto, é importante conhecer os sinais para amenizar possíveis problemas.

Nosso único intuito é que você — papai, mamãe, vovó, vovô ou cuidador — saiba identificar o mais rápido possível os sintomas da denutrição infantil. Assim, conseguirá encaminhar sua criança para o médico antes de qualquer piora no quadro.

Agora que estamos combinados, vamos para a leitura? Aproveite!

Principais sinais da desnutrição infantil

Como dito, a desnutrição é um quadro que pode acontecer de duas formas. Uma delas é a mais conhecida, que acontece quando a criança tem deficiência de calorias e nutrientes e, por isso, acaba ficando:

  • com baixa altura para a idade (desnutrição crônica) ou;
  • com baixo peso em relação à altura (desnutrição aguda/grave).

Além desse caso, há o problema com excesso de calorias aliado com desequilíbrio nutritivo. Ou seja, a criança não apresenta baixo peso, mas absorve poucos nutrientes e isso também caracteriza uma desnutrição. Muitas vezes, nessas situações, os pais e cuidadores acabam nem percebendo que a criança está malnutrida, pois o sobrepeso mascara o problema.

X
banner kinedu saúde

Outros sintomas da desnutrição infantil podem incluir:

  • sinais de fraqueza, anemia e apatia (a criança era ativa e não é mais);
  • diarreias, falta de ar e dores de cabeça;
  • resfriados e gripes persistentes;
  • irritabilidade e dificuldade de concentração.

O mais seguro, em todos os casos, é que seu bebê ou criança seja sempre acompanhado de perto pelo pediatra para essas avaliações.

Consequências da desnutrição infantil

O principal problema da criança malnutrida não é o baixo peso ou o sobrepeso, mas a imunodeficiência, devido aos poucos nutrientes absorvidos dos alimentos. O sistema imunológico forte combate as doenças com mais facilidade. Já o corpo que não tem defesas fica mais propenso ao agravamento dessas doenças, é o que acontece quando a criança está desnutrida.

Por isso, o mais importante é se informar e aprender a identificar previamente os sintomas da desnutrição infantil para poder conversar abertamente com o pediatra e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Além do mais, existem algumas recomendações que ajudam a prevenir:

  • sempre que possível, alimentar o bebê somente com leite materno até, pelo menos, 6 meses de idade;
  • caso não seja possível fazer uso exclusivo do leite materno, começar suplementação acompanhada pelo pediatra;
  • em bebês e crianças maiores, tentar ao máximo fazer uso de alimentação saudável e equilibrada;
  • sempre que houver dúvidas sobre alimentação, procurar o pediatra.

É muito importante ressaltar que, caso identifique sinais de desnutrição infantil, o ideal é levar a criança imediatamente para tratamento médico na Unidade de Saúde Básica (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nos prontos-socorros da sua cidade. A criança que é tratada cedo para a malnutrição tem grandes chances de se recuperar e ter uma vida saudável.

Agora, o que acha de aproveitar o momento para ter mais informações sobre a alimentação adequada para seu filho ou filha? Confira nosso post Como garantir uma alimentação saudável para a criança!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.