Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como garantir uma alimentação saudável para crianças? 4 dicas

alimentação saudável para crianças - mãe e filha se divertindo com a comida

Nas primeiras papinhas, os bebês, em sua maioria, aceitam bem os ingredientes. Mas com o passar dos meses, a resistência a certos tipos de alimentos pode acabar ocorrendo.

Porém, isso não é motivo para você desistir! Afinal, uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto físico quanto cognitivo. Portanto, confira agora algumas dicas infalíveis para garantir alimentos saudáveis na mesa, na lancheira e na vida dos seus filhos.

1. Incentive o consumo de frutas nos lanches

Quando o seu bebê iniciou a introdução alimentar, provavelmente, havia frutas das quais ele gostava mais. É claro que as preferências mudam muito rápido nessa fase (o que ele ama hoje, pode não gostar amanhã, e vice-versa).

Se o seu filho está apresentando resistência a comer frutas, vale a pena oferecer as mais queridas primeiro para ver se a aceitação é melhor — e siga apresentando variedades e novidades.

Se ele não gostou, ofereça de novo em um outro dia, mude a apresentação e coma junto. Seu filho vai adorar a companhia e o incentivo.

2. Tenha alimentos saudáveis em casa

Na correria do dia a dia, pode ser muito mais fácil oferecer um produto menos saudável, mas que seja mais prático. Para fugir dessas armadilhas, a melhor dica é ter mais alimentos saudáveis em casa, com variedade de sabor e também nutricional.

Fazer essas substituições nos lanches não é tão difícil: os biscoitos repletos de açúcar, por exemplo, podem ser substituídos pelos biscoitos de polvilho ou, até mesmo, por biscoitos doces na sua versão integral — com grãos integrais, açúcares mais saudáveis e em menor quantidade. Da mesma forma, sucos “de caixinha” podem ser trocados pelo suco de uva integral: misture com um pouco de água para ficar menos concentrado. As crianças adoram!

X
Nestlé banner webp

3. Evite produtos muito processados e industrializados

Existe uma orientação sábia que diz: “descasque mais e desembale menos”. É difícil, hoje em dia, não contarmos com as opções industrializadas dos alimentos, mas é possível fazer melhores escolhas — não somente pelas crianças, mas pela saúde de toda a família.

Uma forma consciente de comprar alimentos é lendo os rótulos. Felizmente, a tecnologia (e a mudança dos padrões de consumo) tem feito com que as empresas invistam em produtos mais saudáveis. Você sabia, por exemplo, que há leite em caixinha sem estabilizantes? É possível ler nas embalagens a redução de sódio e açúcar de muitos produtos, além da ausência de gorduras trans, e snacks que são assados em vez de fritos.

Logo, se você não consegue fugir dos alimentos industrializados, recorra às melhores opções. Há, inclusive, aplicativos que indicam se o alimento é bom e quais são seus ingredientes nocivos.

4. Faça refeições coloridas

Assim como nós, adultos, as crianças também comem com os olhos. Por isso, capriche na montagem dos pratos e das lancheiras: quanto mais colorido, mais atrativo (e saudável).

Mas se o seu filho ainda mostra resistência a um determinado ingrediente, vale a pena buscar combinações interessantes — sem mascarar esse alimento. A cenoura, por exemplo, pode ser ralada e refogada junto ao arroz; o espinafre fica delicioso quando preparado com um ovo mexido; e a couve vai muito bem em uma farofa.

Garantir uma alimentação saudável para crianças pode ser um desafio, mas com paciência, respeito e criatividade, você vai conseguir melhorar os hábitos alimentares de toda a sua família. Os esforços, com certeza, valem a pena!

E você? Tem alguma dica ou receita especial para incentivar as crianças a comer alimentos saudáveis? Divida com a gente aqui nos comentários!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.