Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Papinha caseira ou industrializada? Qual escolher?

comida para bebê

Pontos chave:
1. Decidir entre purês caseiros e opções compradas em lojas pode ser desafiador devido à falta de uma resposta definitiva, permitindo uma combinação de escolhas baseadas em preferências.
2. Preparar alimentos para bebês em casa oferece a vantagem do frescor e da consciência dos ingredientes, familiarizando gradualmente seu bebê com as refeições familiares por meio de versões em purê e a conveniência do cozimento em lotes e congelamento.
3. Optar por alimentos para bebês comprados em lojas oferece conveniência, garantia de qualidade e adequação para viagens, com foco em buscar opções com ingredientes naturais, pouco açúcar, sódio e conservantes.
4. Considere servir porções de alimentos separadamente para evitar a contaminação, refrigerar porções não utilizadas por até 48 horas e consultar um médico no caso de preocupações dietéticas específicas, priorizando o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis alinhados com as refeições familiares.

Se esse mundo da comida para bebê é novo para você, talvez você esteja se perguntando se é melhor preparar as papinhas em casa ou comprá-las já prontas no supermercado. A verdade é que não há resposta certa. Você pode fazer as duas coisas, e até combinar essas duas opções. Preparar a comida em casa é uma ótima maneira de alimentar seu bebê, pois os ingredientes usados estão fresquinhos. No entanto, às vezes, essa tarefa parece impossível.

Preparando a comida para bebê em casa

Se você tiver a oportunidade de preparar a comida do seu bebê em casa, saberá exatamente cada ingrediente que ela contém, e poderá envolver seu bebê nas refeições da família – certificando-se de que a comida dele esteja na consistência recomendada. Mas, como nem sempre é possível cozinhar todos os dias, uma boa saída é escolher um dia específico para preparar várias receitas diferentes e congelá-las. Assim, você poderá descongelar uma porção de cada vez e guardar o resto para mais tarde. Isso pode ser muito eficaz e mais barato do que comprar papinhas industrializadas, mas requer tempo, organização e preparação. Preparar comida para bebê em casa requer uma higiene impecável. Certifique-se de manter todos os utensílios e equipamentos muito limpos.

X
Nestlé banner webp

Comprando comida pronta para bebê

Se você não tiver tempo ou inspiração para cozinhar, não há problema em comprar as papinhas no supermercado. A maioria das papinhas que você irá encontrar é de excelente qualidade, já que elas precisam seguir diretrizes de segurança da Anvisa. Certifique-se apenas de que qualquer comida para bebê cumpra estes requisitos:

  • Seja feita com ingredientes naturais;
  • Não contenha açúcar ou substitutos de açúcar;
  • Tenha baixo teor de sódio (ou nenhum sódio);
  • Não contenha conservantes.

A maioria das papinhas que você encontra no supermercado é de excelente qualidade, apenas verifique se elas atendem aos requisitos indicados acima. Comprar papinhas industrializadas oferece conveniência e praticidade de armazenamento, além de ser bastante útil para as situações em que você vai viajar, precisa sair de casa ou não tem comida pronta. Com isso em mente, os pediatras recomendam que você alimente seu bebê com papinhas industrializadas ocasionalmente, para que ele se acostume com o gosto delas e para evitar que ele as rejeite quando elas forem sua única opção de alimento. Por outro lado, se você compra papinhas industrializadas com frequência, tente oferecer papinha caseira ao seu bebê de vez em quando, para que ele se acostume a comer comida caseira com sua família.

Como uma dica final, sirva a porção de comida que seu filho irá comer em um prato separado, para evitar a contaminação do alimento que ele não comer. Dessa forma, você poderá armazenar as sobras na geladeira por até 48 horas, e usá-las em outra refeição.

Nossa recomendação é que você escolha a melhor opção para você e o seu bebê. Independentemente de você decidir alimentar o seu pequeno com comida para bebê feita em casa ou comprada pronta, o mais importante é certificar-se de criar hábitos de alimentação saudáveis em casa. Caso tenha qualquer dúvida ou preocupação específica em relação a este tema, é importante conversar com o seu pediatra sobre a comida para o seu bebê.

Artigos Relacionados