Quer aprender dicas relevantes sobre como cuidar de um bebê? Então, veja algumas recomendações para esse momento e por que é recomendável estimulá-lo com atividades. 

Os papais e as mamães, especialmente os de primeira viagem, podem ter várias dúvidas sobre como cuidar de um bebê. É comum não saber ainda qual a forma mais recomendada de dar o banho ou com que frequência amamentar, por exemplo.

Esses e outros cuidados são importantes para que o seu pequeno se desenvolva de forma saudável. Além do mais, é essencial que os cuidadores tirem dúvidas com o pediatra quando for necessário, para ter as recomendações mais apropriadas para cada fase da criança.

Com a intenção de ajudar você nessa jornada, separamos, a seguir, 4 dicas fundamentais. Lembre-se de que cada bebê se desenvolve de um jeito. Porém, oferecemos informações que podem ser úteis para você tomar conta do seu pequeno com todo o amor e cuidado. Confira!

Como cuidar de um bebê: 4 dicas importantes para você

Entre as principais questões que podem surgir estão o motivo de o seu bebê estar chorando e como estimulá-lo com atividades adequadas. Saiba mais sobre cada um desses cuidados!

1. Conhecer a frequência da amamentação

Inicialmente, podemos destacar que é recomendado alimentar o seu bebê toda vez que ele estiver com fome. Para isso, você pode identificar alguns sinais, como abrir a boca, movimentar a cabeça para os lados, esticar a língua e acariciar os seus seios. Ademais, ele também pode chorar, mas esse é um sinal mais tardio.

Quando ele ainda é recém-nascido, geralmente, a frequência do aleitamento é a cada 1,5 a 3 horas. No primeiro e segundo mês, a constância pode ser reduzida para sete a nove vezes por dia. Você pode levar em torno de 5 a 40 minutos para amamentar o seu pequeno, e não há um número preciso. Na hora em que ele já estiver satisfeito, o mais provável é que fique mais quieto e sonolento. 

2. Aprender como dar banho

Durante o banho, não deixe o seu pequeno sozinho e tenha atenção a todo instante para evitar qualquer acidente. Até que o coto do cordão umbilical caia, você pode dar o “banho de esponja” no recém-nascido.

Para isso, separe uma bacia de plástico com água morna, duas toalhas (uma toalhinha para a água e outra para o sabonete), algodão, lenços umedecidos, uma fralda limpa e uma muda de roupa. Você também pode optar por usar um xampu ou um sabonete para bebês.

Tire a roupa do seu filho, deixe-o apenas de fralda e enrole-o em uma toalha. Com o algodão, limpe os olhos dele. Depois use a toalhinha para limpar o rosto. A região da cabeça pode ser lavada de duas a três vezes por semana.

Então, você pode colocar a cabecinha do seu pequeno sobre a bacia (com pouca água) e passar uma pequena quantidade de xampu. Em seguida, higienize a região do pescoço para baixo. Tenha atenção para descobrir cada parte do corpo de uma vez, para que ele não fique com frio. Quando o seu pequeno estiver limpo, seque-o e vista-o.

banner kinedu saúde

Depois que o coto cair, você pode dar banho em uma banheira ou em uma pia limpa. Deixe 5 centímetros de água em uma temperatura agradável e tenha cuidado para que não fique muito quente. Separe a toalha com capuz, o sabonete, um recipiente para despejar a água, as roupas e a fralda limpa.

Segure-o com firmeza, porque ele pode encolher um pouco ao entrar na água. Comece colocando os pés dele na banheira. Use o paninho para limpar o rosto do seu filho. Ao enxaguar, use as mãos para evitar que a água entre nos olhos, nariz e boca. Depois limpe o restante do corpo. Pode não ser necessário usar sabão diariamente.

É recomendado limpar a região genital sem sabão. Caso o bebê seja menino, evite movimentar o prepúcio. Ao finalizar, retire o seu pequeno da água, cubra-o com a toalha e coloque a fralda e a roupa nele.

3. Entender por que o bebê está chorando

O seu bebê pode chorar por várias razões. Como já citamos, uma delas é a fome. Nesse caso, o choro do bebê pode ser mais repetitivo e o pequeno ficar procurando o seu peito. Então, tranquilize o seu filho antes de amamentar, para que ele não fique afobado e engula ar, o que pode resultar em gases.

Também é comum que o bebê comece a chorar quando está muito cansado. Assim, ele pode esfregar os olhinhos e bocejar. Outro motivo recorrente do choro de recém-nascidos é a necessidade de colo. Eles precisam de bastante contato físico, portanto, pegue-o no colo ou coloque-o no sling e acalente-o com carinho.

4. Estimular o bebê com atividades apropriadas

Ao cuidar do seu filho, também é interessante contar com algumas atividades que podem ajudar a lidar com as diferentes etapas de desenvolvimento. Com o app Kinedu, você pode conhecer os estímulos e brincadeiras apropriadas para cada fase do seu filho.

Por exemplo, se o seu bebê tiver cólicas, você pode recorrer à atividade Massagem na Barriga. Desse modo, é indicado fazer massagens e esticar as pernas em direção à barriguinha do seu pequeno. Por outro lado, caso o seu bebê esteja chorando porque está cansado, dá para conferir no Kinedu dicas de como tranquilizá-lo com a atividade Balanço Suave. Com isso, é possível ajudá-lo a adormecer com calma.

Procura por um especialista: apoio quando for necessário

Além de todos os cuidados de que tratamos, é importante que você consulte um pediatra regularmente. Inclusive, você pode conversar com o especialista sobre a frequência das consultas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a indicação de periodicidade é de três consultas por mês para bebês com 5 a 30 dias de vida; uma consulta mensal para bebês de 2 meses a 6 meses de idade; e, a partir dos 7 meses de idade, uma consulta a cada dois meses. A partir dos 2 anos de idade, é recomendado que a criança visite o pediatra a cada três meses e, a partir dos 6 anos de idade, a cada seis meses.

Com base no que apresentamos, você viu como cuidar de um bebê com algumas dicas essenciais. As recomendações podem ajudar a entender o choro do seu filho, a saber a hora de amamentar e de que maneira dar o banho. Por fim, também entendeu a importância de estimular o seu pequeno com as atividades adequadas a cada etapa.

Gostou de saber mais sobre como cuidar de um bebê? Aproveite para baixar gratuitamente o Kinedu e estimular o desenvolvimento do seu filho!