Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como cuidar de um bebê: conheça 4 cuidados essenciais

como cuidar de um bebê

Quer aprender dicas relevantes sobre como cuidar de um bebê? Então, veja algumas recomendações para esse momento e por que é recomendável estimulá-lo com atividades. 

Os papais e as mamães, especialmente os de primeira viagem, podem ter várias dúvidas sobre como cuidar de um bebê. É comum não saber ainda qual a forma mais recomendada de dar o banho ou com que frequência amamentar, por exemplo.

Esses e outros cuidados são importantes para que o seu pequeno se desenvolva de forma saudável. Além do mais, é essencial que os cuidadores tirem dúvidas com o pediatra quando for necessário, para ter as recomendações mais apropriadas para cada fase da criança.

Com a intenção de ajudar você nessa jornada, separamos, a seguir, 4 dicas fundamentais. Lembre-se de que cada bebê se desenvolve de um jeito. Porém, oferecemos informações que podem ser úteis para você tomar conta do seu pequeno com todo o amor e cuidado. Confira!

Como cuidar de um bebê: 4 dicas importantes para você

Entre as principais questões que podem surgir estão o motivo de o seu bebê estar chorando e como estimulá-lo com atividades adequadas. Saiba mais sobre cada um desses cuidados!

1. Conhecer a frequência da amamentação

Inicialmente, podemos destacar que é recomendado alimentar o seu bebê toda vez que ele estiver com fome. Para isso, você pode identificar alguns sinais, como abrir a boca, movimentar a cabeça para os lados, esticar a língua e acariciar os seus seios. Ademais, ele também pode chorar, mas esse é um sinal mais tardio.

Quando ele ainda é recém-nascido, geralmente, a frequência do aleitamento é a cada 1,5 a 3 horas. No primeiro e segundo mês, a constância pode ser reduzida para sete a nove vezes por dia. Você pode levar em torno de 5 a 40 minutos para amamentar o seu pequeno, e não há um número preciso. Na hora em que ele já estiver satisfeito, o mais provável é que fique mais quieto e sonolento. 

2. Aprender como dar banho

Durante o banho, não deixe o seu pequeno sozinho e tenha atenção a todo instante para evitar qualquer acidente. Até que o coto do cordão umbilical caia, você pode dar o “banho de esponja” no recém-nascido.

Para isso, separe uma bacia de plástico com água morna, duas toalhas (uma toalhinha para a água e outra para o sabonete), algodão, lenços umedecidos, uma fralda limpa e uma muda de roupa. Você também pode optar por usar um xampu ou um sabonete para bebês.

Tire a roupa do seu filho, deixe-o apenas de fralda e enrole-o em uma toalha. Com o algodão, limpe os olhos dele. Depois use a toalhinha para limpar o rosto. A região da cabeça pode ser lavada de duas a três vezes por semana.

Então, você pode colocar a cabecinha do seu pequeno sobre a bacia (com pouca água) e passar uma pequena quantidade de xampu. Em seguida, higienize a região do pescoço para baixo. Tenha atenção para descobrir cada parte do corpo de uma vez, para que ele não fique com frio. Quando o seu pequeno estiver limpo, seque-o e vista-o.

X
banner kinedu saúde

Depois que o coto cair, você pode dar banho em uma banheira ou em uma pia limpa. Deixe 5 centímetros de água em uma temperatura agradável e tenha cuidado para que não fique muito quente. Separe a toalha com capuz, o sabonete, um recipiente para despejar a água, as roupas e a fralda limpa.

Segure-o com firmeza, porque ele pode encolher um pouco ao entrar na água. Comece colocando os pés dele na banheira. Use o paninho para limpar o rosto do seu filho. Ao enxaguar, use as mãos para evitar que a água entre nos olhos, nariz e boca. Depois limpe o restante do corpo. Pode não ser necessário usar sabão diariamente.

É recomendado limpar a região genital sem sabão. Caso o bebê seja menino, evite movimentar o prepúcio. Ao finalizar, retire o seu pequeno da água, cubra-o com a toalha e coloque a fralda e a roupa nele.

3. Entender por que o bebê está chorando

O seu bebê pode chorar por várias razões. Como já citamos, uma delas é a fome. Nesse caso, o choro do bebê pode ser mais repetitivo e o pequeno ficar procurando o seu peito. Então, tranquilize o seu filho antes de amamentar, para que ele não fique afobado e engula ar, o que pode resultar em gases.

Também é comum que o bebê comece a chorar quando está muito cansado. Assim, ele pode esfregar os olhinhos e bocejar. Outro motivo recorrente do choro de recém-nascidos é a necessidade de colo. Eles precisam de bastante contato físico, portanto, pegue-o no colo ou coloque-o no sling e acalente-o com carinho.

4. Estimular o bebê com atividades apropriadas

Ao cuidar do seu filho, também é interessante contar com algumas atividades que podem ajudar a lidar com as diferentes etapas de desenvolvimento. Com o app Kinedu, você pode conhecer os estímulos e brincadeiras apropriadas para cada fase do seu filho.

Por exemplo, se o seu bebê tiver cólicas, você pode recorrer à atividade Massagem na Barriga. Desse modo, é indicado fazer massagens e esticar as pernas em direção à barriguinha do seu pequeno. Por outro lado, caso o seu bebê esteja chorando porque está cansado, dá para conferir no Kinedu dicas de como tranquilizá-lo com a atividade Balanço Suave. Com isso, é possível ajudá-lo a adormecer com calma.

Procura por um especialista: apoio quando for necessário

Além de todos os cuidados de que tratamos, é importante que você consulte um pediatra regularmente. Inclusive, você pode conversar com o especialista sobre a frequência das consultas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a indicação de periodicidade é de três consultas por mês para bebês com 5 a 30 dias de vida; uma consulta mensal para bebês de 2 meses a 6 meses de idade; e, a partir dos 7 meses de idade, uma consulta a cada dois meses. A partir dos 2 anos de idade, é recomendado que a criança visite o pediatra a cada três meses e, a partir dos 6 anos de idade, a cada seis meses.

Com base no que apresentamos, você viu como cuidar de um bebê com algumas dicas essenciais. As recomendações podem ajudar a entender o choro do seu filho, a saber a hora de amamentar e de que maneira dar o banho. Por fim, também entendeu a importância de estimular o seu pequeno com as atividades adequadas a cada etapa.

Gostou de saber mais sobre como cuidar de um bebê? Aproveite para baixar gratuitamente o Kinedu e estimular o desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.