X
X

O Método Canguru para bebês prematuros

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Para um bebê ser considerado prematuro, ele deve nascer antes da 37ª semana de gestação. De acordo com os centros de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos, bebês prematuros têm um risco maior de sofrer de doenças respiratórias, deficiências mentais, entre outras complicações. Até mesmo suas vidas estão em risco devido à falta de intervenção, recursos e cuidados intensivos fornecidos em algumas unidades de saúde. No entanto, estudos mostraram que esses riscos diminuem quando os bebês recebem contato físico por várias horas por dia.

O Método Canguru caracteriza-se pela mãe segurando o bebê pele a pele, mantendo contato total do corpo dele com o dela. As costas do bebê devem ser cobertas com um cobertor para mantê-lo aquecido. Estudos mostram que esse método melhora os sinais vitais e o desenvolvimento dos bebês prematuros, podendo até salvar suas vidas.

X
banner kinedu prenatal pt

Por que isso funciona? Estudos sugerem que o desenvolvimento dos bebês e certos sistemas corporais, como a frequência cardíaca, são sensíveis ao contato materno. Portanto, quando os bebês nascem prematuramente, o desenvolvimento desses sistemas é interrompido. O Método Canguru é capaz de simular o ambiente do útero, proporcionando o calor e o contato materno que os bebês supostamente recebem quando estão se desenvolvendo no útero.

Atualmente, sabemos como é importante para um bebê – especialmente se ele for prematuro – receber muito contato físico. Devido aos seus enormes benefícios, os especialistas sugerem que as mães pratiquem o Método Canguru em todos os bebês, prematuros ou não.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O Método Canguru para bebês prematuros”

  1. Pingback: Parto prematuro: O que é, Sinais e Fatores de risco - Kinedu Blog

Comentários encerrados.