Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os benefícios do método “canguru” para bebês prematuros?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuros a cada ano. Ser prematuro significa que um bebê nasceu antes da 37ª semana de gestação.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) afirmam que os bebês prematuros têm um maior risco de doenças respiratórias, deficiências mentais e outras complicações. Em alguns casos, suas vidas podem estar em perigo devido à falta de intervenção, recursos e cuidados intensivos em certos centros de atendimento médico.

No entanto, pesquisas têm demonstrado que se os bebês receberem várias horas de contato físico por dia, seus riscos diminuem. O Método Canguru é uma prática que envolve a mãe segurando o bebê pele a pele, com contato direto contra seu corpo. Para manter o bebê aquecido, é necessário cobrir suas costas com um cobertor. Estudos têm mostrado que esse método melhora os sinais vitais e o desenvolvimento em bebês prematuros, e até mesmo pode salvar suas vidas.

X
banner kinedu prenatal pt

Mas por que o método funciona? Pesquisas sugerem que o desenvolvimento de um bebê e certos sistemas corporais, como a frequência cardíaca, são sensíveis ao contato materno. Quando os bebês nascem prematuros, o desenvolvimento desses sistemas é interrompido.

O Método Canguru ajuda a simular o ambiente do útero, proporcionando o calor e o contato materno que os bebês devem experimentar durante seu desenvolvimento no ventre materno.

Hoje em dia, entendemos o quão importante é que todos os bebês, especialmente os prematuros, recebam muito contato físico. Devido aos seus numerosos benefícios, os especialistas sugerem que as mães pratiquem o Método Canguru com todos os bebês, independentemente de serem prematuros ou não.

Ao promover o cuidado canguru, podemos melhorar o bem-estar e o desenvolvimento dos bebês, proporcionando-lhes o melhor começo possível na vida. Então, não hesite em aproveitar o poder do contato pele a pele e desfrutar desses preciosos momentos de conexão com o seu bebê!

Artigos Relacionados