Vestir seu bebê e tirar suas roupas são ótimos momentos para interagir com ele, formar laços afetivos e talvez até brincar de “esconde-esconde”. No início, pode parecer uma tarefa complicada, mas, com o tempo e a prática, você se tornará uma especialista em trocar suas roupas.
Antes de qualquer coisa, verifique se as roupas do seu bebê estão limpas, e se são confortáveis e adequadas para a idade dele. Prepare a muda de roupa e coloque o seu filho em uma superfície plana e segura, como um trocador, uma cama ou um sofá. Lembre-se de não tirar os olhos dele!
Como colocar a roupa no meu bebê?
-
Coloque seu bebê com as costas apoiadas em uma superfície plana.
-
Pegue a roupa e a “amasse” de baixo para cima, como uma sanfona. Levante seu bebê um pouco e segure sua cabeça delicadamente. Estique a roupa a partir da gola e passe-a suavemente pela cabeça do seu filho, evitando que toque no rosto dele.
-
Repita a mesma técnica da sanfona, mas, agora, com as mangas. Comece de um lado, passando a mão dele pela abertura, e colocando a sua mão cuidadosamente por dentro da manga, para puxá-la pelo braço do seu filho. Faça o mesmo com o outro braço.
-
Ajuste as roupas no corpo dele e feche os botões.
-
Repita os mesmos passos para cada camada de roupa. Se for colocar calças no seu bebê, use a mesma técnica da sanfona para cada perna.
-
Por fim, não se esqueça de vestir as meias.
Como tirar a roupa do meu bebê?
-
Coloque seu bebê com as costas apoiadas em uma superfície plana.
-
Tire uma camada de roupa de cada vez, para que ele não fique com frio.
-
Se o seu filho estiver usando calças, comece a partir daí. Desabotoe-as e tire-as delicadamente.
-
Segure a cabeça do seu filho enquanto você tira a blusa ou o macacão dele, um braço de cada vez.
-
Em seguida, levante a roupa até o pescoço dele, estique-a e passe a cabeça do seu filho delicadamente por ela, evitando que toque no rosto dele.
-
Se você precisar tirar um macacão, abra seus botões e, com cuidado, levante seu filho para tirar a peça delicadamente – um braço e uma perna de cada vez.
Lembre-se de que são necessárias várias tentativas para dominar essa habilidade, mas logo você aprenderá a melhor maneira de vestir e despir o seu bebê – aquela que é mais fácil para você e mais confortável para o seu filho.
Uma resposta