X
X
bebê aprendendo a rolar

Marcos do desenvolvimento: aprendendo a rolar

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seu bebê já tem um controle maior sobre a cabeça? Então, em breve, ele irá aprender a rolar – um marco importante para o seu bebê, pois será seu primeiro grande movimento realizado de forma independente. Como a força dos seus braços, costas e pescoço está aumentando, ele começará a descobrir novas maneiras de mover seu corpo.

Quando meu bebê irá começar a rolar sozinho?

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebês devem ser capazes de rolar, em ambas as direções, no sétimo mês. Porém, por volta do terceiro ou do quarto mês, seu bebê já terá desenvolvido força suficiente na parte superior do corpo para se virar de modo a ficar com a barriga para baixo. Pode demorar até 5 ou 6 meses para que ele consiga fazer o movimento oposto (virar-se de volta com a barriga para cima), já que ele precisará de mais força nos músculos do pescoço e dos braços para realizar esse movimento.

A primeira vez que ele rolar será uma surpresa para vocês dois. É uma experiência nova para o seu bebê, então pode ser assustadora no começo – mas não se surpreenda se ficar rolando se tornar rapidamente um dos truques favoritos do seu filho!

X
banner kinedu desenvolvimento

Como posso ajudar meu bebê a rolar?

Aprender a rolar requer um bom controle da cabeça e força suficiente dos músculos do pescoço e dos braços para que ele consiga empurrá-los. Então, colocar seu bebê de bruços é a maneira perfeita de fortalecer e treinar esses músculos, já que ele tem que segurar a cabeça para cima e empurrar seu corpo usando os braços para ficar com a barriga para baixo. Você pode estimular o seu filho a rolar quando ele estiver de bruços. Coloque um brinquedo ao lado dele e veja se ele tenta rolar para alcançá-lo, ou deite-se ao lado dele, a uma certa distância, e observe se ele tenta rolar para chegar mais perto. À medida que seu bebê ficar mais forte, ele começará a chutar com as pernas, a balançar os braços como se estivesse nadando e a girar de um lado para o outro e, finalmente, a rolar.

Quando devo me preocupar?

  • Se até o sétimo mês o seu bebê não tiver aprendido a rolar e não estiver sentando ou tentando engatinhar, fale com o seu pediatra.
  • Enquanto seu bebê estiver descobrindo novas maneiras de se movimentar, certifique-se de mantê-lo seguro, especialmente quando ele estiver no trocador de fraldas ou em outras superfícies altas.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!