Fazer o bebê dormir durante o dia é importante, mas pode ser uma tarefa desafiadora. Veja truques que podem ajudar o seu pequeno a pegar no sono!

Fundamental para todos os seres humanos, o sono é ainda mais imprescindível para os bebês. E tão importante quanto o momento de dormir à noite, é a soneca que o bebê tira durante o dia.

Afinal, é durante esse cochilo que o pequeno cérebro em crescimento fixa todas as informações que recebeu. Ou seja, fazer o bebê dormir é bom para ajudá-lo a se desenvolver, ampliar os seus processos cognitivos e ficar mais feliz.

Isso mesmo! A sonequinha também ajuda a evitar distúrbios de comportamento, como irritação e ansiedade.

Porém, às vezes, fazer o bebê dormir durante o dia pode se tornar um verdadeiro desafio, não é mesmo? Então confira algumas dicas que podem ajudar vocês dois a aproveitarem melhor esse momento!

1. Acalme o bebê

Uma das grandes dificuldades de fazer a criança dormir durante o dia está na necessidade de “baixar a energia” dela primeiro. Geralmente, o dia é repleto de atividades, estímulo e diversão — e é natural que o pequeno curioso não queira abrir mão de tudo isso para dormir.

Por esse motivo, muitas vezes, a luta é grande, o que faz com que muitos pais e cuidadores desistam da soneca.

Para facilitar esse processo, tente acalmar a criança momentos antes do horário estipulado para o cochilo: desligue a TV e outros eletrônicos pelo menos meia hora antes, diminua a intensidade das brincadeiras, não ofereça alimentos pesados e experimente um banho para relaxar.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

2. Deixe o ambiente confortável

De nada adianta preparar todo o clima para a soneca da criança e esquecer de se atentar a detalhes importantes no local onde ela vai dormir. O ideal é que o ambiente fique mais claro do que à noite — uma meia-luz ou uma cortina fina, apenas para amenizar a luz do sol já é o suficiente — e a temperatura deve estar agradável. Durante o dia, costuma ser mais quente, mas também pode ventar mais.

Além disso, não é aconselhado manter o silêncio total da casa: continue o ritmo das atividades e das outras pessoas da família para que o bebê entenda que o sono do dia é diferente.

3. Estabeleça uma rotina

Assim como a noite, o dia também pede uma rotina. Se a criança entende que é hora de descansar um pouquinho e que, assim que acordar, as brincadeiras vão continuar, ela tende a aceitar o sono como um momento que faz parte da sua rotina — e, consequentemente, as dificuldades vão diminuir.

Dê um banho, leia um livro, brinque de algo tranquilo. Vocês escolhem o que é melhor e, na hora de cochilar, mantenha-se firme.

4. Ensine a criança a dormir sozinha

Normalmente durante o dia, nós, adultos, estamos menos cansados do que no período da noite. Logo, pode ser mais fácil tentar ensinar o seu filho a dormir sozinho.

No horário estabelecido, siga o método em que acredita e acompanhe os resultados. Você pode, por exemplo, deitar ao seu lado na cama ou ao lado do berço e insistir que é hora de descansar, aguardando que ele pegue no sono sozinho. Além disso, tente deixar as condições do ambiente favoráveis ao cochilo: mantenha uma temperatura agradável, pouco barulho e luz amena (mas não deixe tudo escuro, para que a criança possa diferenciar o sono do dia e da noite). Em breve, o seu filho vai pedir por aquela sonequinha — assim como nós, muitas vezes, daríamos tudo por um cochilo à tarde.

Fazer o bebê dormir durante o dia pode ser bastante desafiador e, à medida que ele cresce, o grau de dificuldade pode aumentar também. Mas mantenha-se firme na convicção de que isso é o melhor para ele, para o seu crescimento, desenvolvimento e bem-estar.

E, por falar em bebê que não quer dormir, se você está passando por essa fase também à noite, não pode deixar de ler o nosso artigo sobre esse assunto!