Durante os primeiros meses de vida, seu bebê passará a maior parte do tempo dormindo. Nesta fase, o sono é essencial para descansar e crescer saudável. Exatamente por esse motivo, é importante conhecer as medidas de segurança que você deve tomar enquanto seu filho dorme. Uma das mais importantes é a posição em que seu bebê deve dormir. Lembre-se de que cada criança é diferente e, às vezes, seu pediatra pode recomendar uma posição diferente de acordo com as necessidades específicas do seu bebê. No entanto, a recomendação geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que, até um ano de idade, os bebês durmam de barriga para cima.

Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI)

Durante o primeiro ano de vida, as chances de Síndrome da Morte Súbita Infantil são altas para qualquer bebê. Este é um fenômeno ainda desconhecido, e as causas exatas não são claras. No entanto, descobertas recentes sugerem que um bebê que dorme de bruços recebe menos oxigênio ou exala menos dióxido de carbono. Portanto, dormir de barriga para cima é a posição mais segura para o seu bebê, pois reduz a probabilidade de SMSI.

Ambiente de sono seguro

Além da medida de segurança mencionada acima, existem outras considerações importantes que ajudarão o seu bebê a dormir em um ambiente seguro:

banner kinedu sonoPowered by Rock Convert
  • Escolha um berço, moisés ou cama segura. O local onde o bebê dorme deve atender a certas diretrizes de segurança. Verifique a cama com frequência para saber quando é hora de trocá-la. De preferência, cheque se não há peças importantes que estejam velhas ou faltando. Além disso, também é importante que o colchão se encaixe firmemente nas laterais.
  • O melhor lugar para dormir é em uma superfície firme e segura. Evite colocar seu bebê em superfícies macias e porosas. Também é importante manter o berço do bebê livre de objetos como travesseiros, edredons, brinquedos, bichos de pelúcia, etc. Isso pode aumentar os riscos de asfixia enquanto seu filho dorme.
  • Considere dividir o quarto, mas não a cama. A SBP recomenda que os bebês durmam no mesmo quarto que seus pais pelo menos nos primeiros seis meses de vida. No entanto, sugere-se que os pais e o bebê não durmam na mesma cama. O bebê deve dormir no seu próprio berço, pois compartilhar o mesmo espaço durante a noite pode representar um risco para o seu filho, devido aos acidentes que podem ser causados. Por exemplo, seu bebê se enroscar nos lençóis ou se os pais rolarem sobre ele quando estiverem adormecidos.
  • Mantenha uma temperatura agradável. Mantenha uma temperatura agradável e estável em sua casa. Seu bebê precisa regular a temperatura do corpo e uma temperatura ideal permitirá que ele se sinta mais confortável.

Por fim, é importante que, se o seu bebê adormecer em uma cadeirinha automotiva, carrinho de bebê, moisés ou canguru, ele seja transferido para uma superfície firme para dormir o mais rápido possível.

Lembre-se de que, embora seja importante dormir de barriga para cima, o bebê também deve passar um tempo de bruços quando estiver acordado e sempre sob a supervisão de um adulto. Isso o ajudará a fortalecer os músculos da parte superior do corpo, controlar a cabeça e evitar o desenvolvimento de pontos planas na parte posterior do crânio.

Por fim, se seu bebê já conseguir rolar para os lados, você poderá deixá-lo nessa posição ao dormir. Apenas verifique se o berço está livre de objetos. Também é provável que, à medida que seu filho crescer, ele se torne cada vez mais ativo, mesmo enquanto dorme. Portanto, não se preocupe se ele não conseguir ficar em uma só posição. Deixe-o dormir da maneira mais confortável para ele e certifique-se com frequência de que tudo está em ordem.