Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com quantos meses o bebê começa a engatinhar?

Pontos chave:

  1. O engatinhar geralmente ocorre entre 8 e 10 meses, mas a janela para engatinhar pode começar por volta dos 6 meses.
  2. Não importa quando ou como seu bebê engatinha; o que importa é sua mobilidade e desenvolvimento motor.
  3. Os bebês podem usar vários métodos, como deslizar, rolar ou se arrastar, antes de engatinhar da forma tradicional.

Anteriormente, falamos sobre como preparar seu bebê para começar a engatinhar e as habilidades envolvidas nesse processo. A maioria dos bebês começa a engatinhar entre 8 e 10 meses. A razão pela qual alguns começam aos 6 é porque eles estão aprendendo a rolar, sentar e se mover, e podem sentir a necessidade de se deslocar antes dos 8 meses. Durante esse tempo, um sinal que você verá no seu filho é que, quando estiver de bruços, ele fará pequenas flexões, levantando a cabeça e o peito usando os braços como apoio. À medida que ele se torna mais forte, começará a experimentar e tentará se mover usando os antebraços; e é por isso que é tão importante que ele passe um tempo de bruços durante esse período.

Há também crianças que começam a engatinhar mais tarde, e falamos isso simplesmente porque muitos bebês começam a se apoiar em móveis e se levantar aos 10-11 meses. Na verdade, não importa quando ou se o seu bebê engatinha ou não; essa habilidade se desenvolverá quando seu filho estiver pronto, e talvez seu estilo de engatinhar não seja completamente convencional. O importante é que ele comece a se mover e melhorar sua coordenação motora, o que inclui muitos outros marcos de desenvolvimento.

X
banner kinedu desenvolvimento

Durante os próximos meses, é muito provável que seu filho aprenda a engatinhar ou se movimentar usando outros métodos, e fará isso depois de aprender a se sentar. Alguns bebês fazem isso sozinhos e outros precisam de um pouco de ajuda. Não se preocupe, eventualmente todos farão isso. Quando seu filho conseguir se sentar, aprenderá a segurar a cabeça para olhar em volta e o pescoço, as costas, os braços e as pernas serão fortes o suficiente para suportar o próprio peso quando estiver em quatro apoios. Quando sentir que consegue fazer isso, ele começará a experimentar vários movimentos, como engatinhar, rolar ou deslizar no chão. Independentemente do estilo pessoal dele, essas primeiras tentativas podem não ajudá-lo a ir para frente. De fato, em outro artigo, mencionamos que é provável que ele vá para trás antes de ir para frente.

Lembre-se de que o engatinhar é diferente para todos os bebês; alguns fazem isso da maneira tradicional e outros preferem empurrar o chão e deslizar enquanto estão sentados. Você pode perceber que seu filho começa a engatinhar de barriga para baixo, balançando de um lado para o outro ou se arrastando pela sala. Algumas crianças até tentam se apoiar nos móveis para se levantar. Não se preocupe, embora pareça que o engatinhar é a próxima conquista que o seu filho deve alcançar, o importante é que ele se sinta motivado a explorar o entorno se movendo do jeito que preferir. Ao longo dos meses, você verá que ele consegue carregar mais peso nas pernas. Os marcos físicos são fáceis de identificar, mas lembre-se de que, durante esse período, seu filho também trabalhará a comunicação por meio de sons, expressões faciais, gestos e balbucio. Além disso, ele começará a se acostumar a estar com estranhos, então pode ficar irritado ou nervoso se você não estiver com ele.

Continuem praticando e seja paciente. O progresso é mais importante do que a data em que seu filho começa a engatinhar. Se você quiser saber mais sobre como estimular essa habilidade, leia “Dicas para ajudar seu bebê a engatinhar”.

Artigos Relacionados