Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que ficar de bruços é importante para o bebê?

ficar de bruços

Pontos chave:
1. O tempo de bruços auxilia o desenvolvimento muscular para o engatinhar e outros marcos importantes.
2. Comece a praticar o tempo de bruços logo após o nascimento e aumente gradualmente a duração.
3. Garanta conforto durante o tempo de bruços; use brinquedos e espelhos.
4. Estimule o tempo de bruços com atividades interativas e variedade.

Você sabia que alguns estudos mostraram que os bebês que ficam de bruços com frequência engatinham antes dos bebês que não exercitam esta posição? Descubra por que ficar de bruços é tão importante para o seu bebê e encontre dicas sobre como incentivar seu filho a ficar nessa posição!

Por que ficar de bruços é tão importante para o seu bebê?

O tempo que seu bebê passa nessa posição o ajudará a desenvolver os músculos do pescoço, das costas e dos ombros, necessários para conquistar a maioria de seus marcos físicos, como erguer a cabeça, engatinhar e se levantar.

Enquanto seu bebê fica de bruços, ele precisa trabalhar sua força muscular para conseguir empurrar o corpo para cima, virar o pescoço e se mover um pouco para explorar o ambiente. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Ficar de bruços ajuda a prevenir atrasos motores precoces e condições como a síndrome da cabeça chata e o pescoço torto. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda colocar os bebês de barriga para cima para dormir e de bruços para brincar!

Quando começar a deixar o bebê de bruços?

Seu bebê já pode ficar de bruços logo após o nascimento. Você pode até incluir esse exercício como parte da rotina diária do seu bebê. Comece colocando-o de bruços no seu colo duas ou três vezes por dia por alguns minutos. Nem todos os bebês gostam de ficar nessa posição, mas é importante que ele passe algum tempo assim, mesmo que seja por menos de um minuto.

À medida que seu bebê se acostumar, coloque-o de bruços com mais frequência ou por períodos mais longos. Com o tempo, ele conseguirá ficar nessa posição por 10 a 15 minutos. Quando seu bebê estiver mais forte, coloque-o sobre um cobertor no chão depois de uma soneca ou de uma troca de fralda. Você pode colocar alguns brinquedos ao alcance dele, para que ele tenha algo para brincar, ou mesmo um espelho de plástico para ele se olhar.

É importante nunca deixar seu bebê sozinho enquanto ele estiver de bruços. Se ele ficar agitado, mude a atividade, e tente novamente depois de algum tempo.

Seu bebê não gosta de ficar de bruços? Experimente estas dicas!

  • Antes de colocar seu bebê de bruços, verifique se a fralda dele está limpa, e se ele não está com fome ou com sono. Ele deve estar o mais confortável possível.
  • Também é bom esperar um pouco depois de comer. Ficar de bruços com o estômago cheio pode ser um pouco desconfortável para ele.
  • Junte-se a ele e deite-se ao seu lado. É importante que ele se sinta acompanhado – faça caretas, converse com ele ou cante sua música favorita!
  • Coloque um espelho de plástico no chão. Ele poderá ver o próprio reflexo quando olhar para baixo. Normalmente, os bebês ficam muito entretidos com seu reflexo, então, ele vai adorar ficar de bruços!
  • Você sempre pode experimentar diferentes posições! Tente colocar um travesseiro sob o peito dele, posicionando-o sobre uma almofada de amamentação, colocando os braços para frente ou em direção ao peito. Experimente posições diferentes até encontrar uma em que ele fique confortável.

Lembre-se de que, quanto mais tempo seu bebê ficar de bruços, mais cedo ele poderá começar a rolar, engatinhar e ficar sentado sem apoio. Isso o levará a explorar mais o seu entorno e desenvolver o cérebro de maneira mais saudável!

Artigos Relacionados