Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que meu bebê está engatinhando para trás?

bebê engatinhando para trás

Pontos chave:

  1. Os bebês podem engatinhar para trás antes de engatinhar para a frente durante sua aprendizagem.
  2. O engatinhar se desenvolve entre 6 a 10 meses, e nem todos os bebês engatinham da mesma forma.
  3. O tempo de bruços é fundamental para preparar seu bebê para engatinhar, fortalecendo os músculos da parte superior do corpo.
  4. Apoie o desenvolvimento do engatinhar do seu bebê deixando-o de bruços com frequência e praticando exercícios em que ele precisa se esticar para alcançar brinquedos.

Observar seu bebê engatinhando e se movimentando sozinho pode gerar boas memórias. Tente aproveitar esse breve período, porque, antes que você perceba, seu pequeno começará a se levantar, ficar em pé e andar!

Como explicamos anteriormente, o ato de engatinhar pode ocorrer entre os seis e dez meses de idade. Também mencionamos os diferentes tipos de engatinhar e como seu pequeno pode adotar outros tipos de movimentos para se mover, como rolar ou deslizar. Durante este processo de aprendizagem, você talvez veja seu bebê engatinhando para trás antes de saber como avançar. Mas por que isso acontece? 

Por que seu bebê está engatinhando para trás?

No início deste processo, é muito comum ver o bebê engatinhando para trás. À medida que os bebês exploram o mundo, eles usam os braços e o tronco para se aproximar, alcançar e brincar com objetos ou explorar o ambiente. Durante o tempo de bruços, os bebês usam seus braços para se erguer e sustentar o pescoço, e é por isso que passar tempo nessa posição é tão importante para o seu bebê começar a engatinhar.

Ao ficar de bruços, os bebês desenvolvem a força necessária para ficar na posição de engatinhar e os músculos superiores se desenvolvem antes dos inferiores. É por isso que é mais fácil para o seu bebê engatinhar para trás do que impulsionar seu corpo para frente ao tentar se movimentar. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Como os braços do seu filho estão mais desenvolvidos do que as pernas, você poderá vê-lo empurrar e se afastar do objeto que deseja alcançar. Pelo fato de a força dele estar concentrada na parte superior do corpo, seu bebê precisará da sua ajuda para entender a mecânica do engatinhar e aprender como avançar com as próprias pernas. 

Como ajudar seu bebê a engatinhar

Veja algumas ideias que você pode tentar para ajudar seu bebê a engatinhar:

  • Incentive-o a tentar alcançar objetos colocando o brinquedo favorito, um objeto ou até você mesma na frente dele, mas fora de alcance, e ajude seu bebê a se mover para alcançar o objeto.
  • Quando você perceber que seu bebê está prestes a se mover, coloque sua mão atrás do pé dele para servir de barreira e ajudar seu filho a ir para frente.
  • Se o seu bebê estiver se esforçando muito para engatinhar, apoie o quadril dele para que ele se sinta confortável para avançar. Reduza o suporte à medida que ele for ficando mais forte na posição de engatinhar.
  • O tempo de bruços fornece uma base sólida para o engatinhar. Pratique exercícios de bruços e mostre ao seu bebê como usar as pernas para sustentar o corpo e fortalecer os músculos inferiores, bem como o pescoço, cabeça e costas. Vocês podem tentar praticar o tempo de bruços em lugares diferentes, como em um tapete quando estiverem dentro de casa ou em um cobertor quando estiverem ao ar livre. Além disso, cantar e conversar com o seu bebê enquanto realizam as atividades pode ajudar.
  • Brincar juntos no chão pode ser uma ótima maneira de incorporar movimento às suas brincadeiras. Brincar não é apenas divertido para o seu bebê, mas também uma ótima oportunidade para seu pequeno aprender muito. Algumas coisas simples, como mover objetos de um lado para o outro na frente dele ou virar as páginas de um livro, podem ajudar a construir as habilidades físicas do seu bebê.
  • Dê ao seu bebê tempo e um espaço seguro para se movimentar, oferecendo o máximo de oportunidades possíveis para ele praticar. Isso pode ser feito limitando o tempo que seu bebê passa em carrinhos, berços, assentos de bebê, andadores e outros dispositivos que restrinjam o movimento.
  • Coloque travesseiros largos no chão, e, em cima deles, coloque alguns brinquedos, para incentivar seu bebê a escalar e alcançá-los. Será mais fácil para o seu bebê ir para frente se ajoelhando e subindo nos travesseiros.
  • Certifique-se de que sua casa seja segura para bebês, assim seu pequeno terá um espaço seguro para se mover e explorar. Se você puder, retire quaisquer obstáculos (como móveis) do caminho, coloque portões nas escadas e bloqueie quartos que você prefere que seu bebê não explore. Assim, ele poderá engatinhar pela casa sem o risco de se machucar.
  • Sempre supervisione e fique perto para ajudar seu bebê a brincar em segurança. Brincar frente a frente durante o tempo de bruços é uma ótima maneira de perceber se seu bebê está ficando cansado ou não está gostando da atividade.

À medida que vocês praticam e fortalecem os músculos do seu bebê, tente brincar de pega-pega e observe se seu bebê engatinha para longe ou te persegue. Com o tempo e a prática, ele irá descobrir que, ao empurrar os joelhos contra o chão, ele conseguirá impulsionar o corpo na direção de sua escolha. O importante é que seu bebê seja capaz de explorar seus arredores e de fortalecer seu corpo, preparando-se para andar. 

Alguns bebês engatinham melhor que outros, então não se preocupe se seu bebê estiver engatinhando para trás ou se ele tiver descoberto uma forma diferente de se locomover. Enquanto seu pequeno estiver aprendendo a coordenar ambos os lados do corpo usando os braços e as pernas, não há motivo para preocupação.

Embora existam diretrizes relacionadas a marcos do desenvolvimento como engatinhar, cada bebê se desenvolve à sua própria maneira e ritmo, então não se preocupe caso o desenvolvimento do seu bebê seja um pouco diferente. Contudo, se você achar que seu filho não está se movimentando normalmente ou se você tiver qualquer preocupação com o desenvolvimento do seu bebê, não deixe de consultar seu pediatra.

Agora que você entendeu por que seu bebê está engatinhando para trás e como ajudá-lo neste processo, aproveite para nos contar nos comentários como está sendo sua experiência com o desenvolvimento do seu pequeno!

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Meu bebê está com 5 meses e 5 dias e já está nessa fase de querer engatinhar, mas vejo que se arrasta para trás. Agradeço as dicas de como ajudar ele a engatinhar para frente.

    1. Oi Jéssica! É normal que o seu bebê engatinhe para trás. Não se preocupe; contanto que ele esteja se movimentando e explorando, está tudo bem. Para ajudá-lo a engatinhar para a frente, você pode seguir essas dicas: quando perceber que o seu bebê está pronto para fazer o movimento, coloque a sua mão atrás dos pés dele para criar resistência e ajudá-lo a avançar. Deixá-lo de bruços para fortalecer os músculos também pode ser útil!

  2. Minha bebe tem 5 meses ela fica de bruços se apoia nos bracinhos e tenta mexer as perninhas para ir para frente mais ainda sem.muita coordenação, coloco a mao para dar apoio e ela pega impulso e desliza horas para a frente se deixar, porem sem o apoio nas pernas ela coloca os dois braços para traz e fica levantando a bundinha para colocar os joelhos no chão mas sem o apoio dos braços ela não sai do lugar e chora pois fica irritada como ajuda lá?

    1. Olá Grace! Para estimular seu filho a engatinhar, passe tempo brincando com ele no chão. Faça isso com seus brinquedos favoritos em volta dele, em diferentes lugares e horários todos os dias 🌼😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.