Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como saber quando o bebê está pronto para engatinhar?

Pontos chave:

  1. Os bebês geralmente começam a engatinhar entre 6 e 10 meses, mas cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo.
  2. Engatinhar pode ser mais desafiador para bebês mais pesados devido ao peso extra que precisam carregar.
  3. Alguns bebês podem pular a etapa de engatinhar e movimentar-se de outras formas para explorar o mundo.
  4. Estimule o engatinhar oferecendo tempo de bruços e atividades que fortaleçam os músculos das costas, pescoço, braços e tronco.

Como acontece com qualquer outro marco de desenvolvimento, a ação de engatinhar ocorre em um determinado intervalo de tempo, geralmente entre 6 e 10 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente e se desenvolve no seu próprio ritmo. Às vezes, crianças mais pesadas demoram mais para começar a engatinhar por causa do peso que precisam carregar. Há também aquelas que perdem o marco do engatinhar, pois são atraídas por outras habilidades e querem explorar o mundo através de outros tipos de movimentos. Tendo dito isso, se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o desenvolvimento físico de seu filho, não hesite em falar com seu pediatra. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Conforme seu filho aprende a sentar e segurar a cabeça, ele começará a ficar curioso sobre o mundo à sua volta. Durante esses meses, seu filho dará sinais de estar pronto para engatinhar e passar um tempo de bruços será crucial. Se o seu bebê gosta e você vê que ele está ficando melhor nisso, você pode começar a fazer exercícios para que ele aprenda a se sentar. Incentive-o a alcançar seus brinquedos favoritos. Seu filho pode começar a se apoiar nos seus braços e sentir a necessidade de mudar de posição (como ficar apoiado nas mãos e joelhos). Ele pode até mesmo rolar para alcançar algo e depois sentar de novo. Isso quer dizer que os músculos das costas, pescoço, braços e tronco estão ficando mais fortes e ele está pronto para começar a engatinhar. 

Quando seu bebê estiver no chão, você o verá arqueando as costas e o pescoço para ver o que está ao redor. Ao praticar isso, ele começará a explorar movimentos diferentes, pegando os pés ou procurando algo que o ajude a se virar. Quando ele entender que pode fazer isso por conta própria, começará a se impulsionar para alcançar os brinquedos que estão por perto. Ele pode até se colocar em uma posição de quatro apoios e balançar de um lado para o outro. Depois de explorar essa postura, ele entenderá que, se firmar um joelho no chão e levantar o outro, poderá seguir em frente. 

Crie circuitos de obstáculos com travesseiros, caixas e almofadas para o seu filho explorar enquanto brinca. Isso estimulará a confiança, a velocidade e a agilidade dele. À medida que ele se torna mais forte e aprende sobre esse movimento, conseguirá encontrar alternativas para seguir em frente. Alguns bebês gostam de se arrastar ou deslizar sobre o bumbum ou a barriga. Desde que o seu filho use os braços e as pernas igualmente, não há nada com o que se preocupar. 

Artigos Relacionados

5 respostas

    1. Olá, Verônica! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo. Obrigado por compartilhar! 🥰✨

    1. Olá, Diana! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo. Obrigado pelo seu comentário! 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.