Como acontece com qualquer outro marco de desenvolvimento, a ação de engatinhar ocorre em um determinado intervalo de tempo, geralmente entre 6 e 10 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente e se desenvolve no seu próprio ritmo. Às vezes, crianças mais pesadas demoram mais para começar a engatinhar por causa do peso que precisam carregar. Há também aquelas que perdem o marco do engatinhar, pois são atraídas por outras habilidades e querem explorar o mundo através de outros tipos de movimentos. Tendo dito isso, se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o desenvolvimento físico de seu filho, não hesite em falar com seu pediatra. 

Conforme seu filho aprende a sentar e segurar a cabeça, ele começará a ficar curioso sobre o mundo à sua volta. Durante esses meses, seu filho dará sinais de estar pronto para engatinhar e passar um tempo de bruços será crucial. Se o seu bebê gosta e você vê que ele está ficando melhor nisso, você pode começar a fazer exercícios para que ele aprenda a se sentar. Incentive-o a alcançar seus brinquedos favoritos. Seu filho pode começar a se apoiar nos seus braços e sentir a necessidade de mudar de posição (como ficar apoiado nas mãos e joelhos). Ele pode até mesmo rolar para alcançar algo e depois sentar de novo. Isso quer dizer que os músculos das costas, pescoço, braços e tronco estão ficando mais fortes e ele está pronto para começar a engatinhar. 

banner kinedu desenvolvimento

Quando seu bebê estiver no chão, você o verá arqueando as costas e o pescoço para ver o que está ao redor. Ao praticar isso, ele começará a explorar movimentos diferentes, pegando os pés ou procurando algo que o ajude a se virar. Quando ele entender que pode fazer isso por conta própria, começará a se impulsionar para alcançar os brinquedos que estão por perto. Ele pode até se colocar em uma posição de quatro apoios e balançar de um lado para o outro. Depois de explorar essa postura, ele entenderá que, se firmar um joelho no chão e levantar o outro, poderá seguir em frente. 

Crie circuitos de obstáculos com travesseiros, caixas e almofadas para o seu filho explorar enquanto brinca. Isso estimulará a confiança, a velocidade e a agilidade dele. À medida que ele se torna mais forte e aprende sobre esse movimento, conseguirá encontrar alternativas para seguir em frente. Alguns bebês gostam de se arrastar ou deslizar sobre o bumbum ou a barriga. Desde que o seu filho use os braços e as pernas igualmente, não há nada com o que se preocupar. Se você quiser saber mais sobre os diferentes estilos de engatinhar, leia esse artigo!