Sabia que, aprendendo as cores, seu filho tem diversas habilidades estimuladas? Pois é isso mesmo! Ao ensinar sobre os tons, você ajuda em seu desenvolvimento.

Aprendendo as cores, o seu filho faz muito mais do que distinguir entre um tom e outro. Durante essa aprendizagem, ele desenvolve outras habilidades que você talvez nem imagine. Aliás, não é à toa que bebês são atraídos por objetos bem coloridos.

Eles costumam olhar, interagir e balbuciar bastante quando estão na frente de algo com diversas cores chamativas. A partir daí, trabalham a coordenação motora, a linguagem e, até mesmo, a noção espacial. Tudo isso são ganhos que eles têm, e essa interação faz muito bem para o desenvolvimento infantil.

Quer entender mais sobre como aprender as cores e a importância delas no aprendizado infantil? Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Por que aprender as cores é importante para o desenvolvimento infantil?

Como dissemos, enquanto está aprendendo as cores, a criança desenvolve diversas outras habilidades. Nós, seres humanos, dependemos bastante das informações que recebemos por meio da visão. O reconhecimento visual de objetos é tão complexo que precisa de uma série de processos cognitivos para acontecer, como atenção, memória, linguagem e raciocínio conceitual.

A partir do momento em que o seu filho aprende a diferenciar as cores básicas e as diferentes figuras, ele elabora uma base para uma grande diversidade de capacidades — como memória, linguagem, pensamento abstrato, integração da informação, etc.

Hábitos saudáveis

Você sabia que é possível desenvolver até mesmo os bons hábitos alimentares com a ajuda das cores? Isso porque o colorido dos alimentos saudáveis acaba atraindo o interesse das crianças. Frutas, verduras e legumes têm uma enorme variedade de tons que podem ser usados a favor de uma alimentação balanceada.

Baixe agora o Kinedu e acesse aulas sobre hábitos saudáveis e outros temas importantes para apoiar o desenvolvimento do seu bebê!

Sabemos que grande parte dos pais tem dificuldade para fazer com que seus filhos se alimentem bem. Nesse sentido, contar com o auxílio das cores é uma ótima sacada. Ao ensinar que a maçã é vermelha, por exemplo, você pode chamar a atenção do seu filho para experimentar o sabor dessa fruta.

Como ensinar as cores para o seu filho?

Como falamos, é natural que o seu filho preste atenção aos objetos coloridos. Sendo assim, aproveite esse interesse para ensiná-lo a diferenciar os tons. Uma ideia interessante é fazer a semana temática das cores.

Durante a semana, dê destaque para uma cor. Procure garantir que ela apareça nos objetos que estiverem no campo de visão do seu filho, nas suas roupas e nas dele, nos alimentos que você for oferecer, etc. Dessa maneira, ele fixará a cor, tendo um conhecimento mais profundo sobre ela. Escolha outra na semana seguinte, e assim por diante.

Saiba que os pequenos aprendem em uma velocidade rápida e que as habilidades desenvolvidas agora formam uma base para a construção de habilidades ainda mais complexas no futuro. Muitas vezes, as brincadeiras mais simples, como a de ensinar cores, são as que mais trazem bagagem para o desenvolvimento do bebê.

banner kinedu desenvolvimento

Aprendendo as cores com atividades do Kinedu

No aplicativo Kinedu, além aulas de especialistas, artigos cientificamente embasados e relatórios de progresso, você encontra atividades para fazer com o seu filho, ajudando-o a desenvolver suas habilidades. A seguir, confira sugestões de brincadeiras sobre cores.

Rabiscos coloridos

Essa brincadeira para crianças a partir de 14 meses é ótima para promover a autonomia, a coordenação motora e a criatividade. Para prepará-la, você precisará de alguns gizes de cera, um elástico e um papel em branco. Amarre de três a quatro gizes com ajuda do elástico e dê o papel para que o seu filho rabisque.

Para deixar ainda mais divertido e estimulante, você pode acompanhar a atividade com uma música. Depois, vale guardar a “obra de arte” como uma lembrança dessa fase tão gostosa da vida do seu pequeno.

Cores salgadas

Essa atividade para crianças a partir de 23 meses serve para o seu filho explorar a criatividade, além de estimular a coordenação motora fina e, obviamente, aprender as cores. Você precisará de papel, cola, sal e tinta.

Comece pedindo ajuda para cobrir a figura com cola e, logo em seguida, com sal. Então, deixe o desenho secar para começar a brincadeira. Fale para o seu pequeno traçar a figura novamente, mas desta vez usando o dedo e a tinta.

Nesse momento, você pode ajudá-lo mostrando como fazer os traços e ensinando os nomes das cores. Usem a criatividade misturando as cores para colorir a figura. Quando terminarem a pintura, observem bem de perto os grãos de sal cobertos de tinta. Continuem brincando até que o seu pequeno se canse.

Giz de cera

Essa atividade é muito simples, mas também bastante estimuladora da criatividade e da coordenação motora fina. Os itens necessários são folhas de papel e gizes de cera coloridos. Em uma mesa confortável, disponha vários gizes e deixe que seu filho rabisque livremente as folhas.

Você também pode ajudá-lo a fazer traços, figuras e formas, ao mesmo tempo em que fala o nome de cada cor. Deixe que seu bebê explore os materiais e a criatividade pelo tempo que quiser.

As cores primárias

Para que seu filho aprenda as cores primárias com essa atividade, você vai providenciar cartões e tintas nas cores vermelho, azul e amarelo, papel em branco e pincéis. Comece mostrando os cartões falando a cor de cada um e peça a ele para identificar. A cada acerto, faça um elogio!

Então, peça-o para pintar o papel usando o pincel ou o dedo com a cor que você indicar. Depois, combine duas cores e diga o nome da nova cor formada. Por exemplo, a combinação de azul e amarelo resulta em verde. Além de ensinar as cores, essa brincadeira ajuda seu filho a desenvolver os processos linguísticos e a coordenação motora fina.

Conforme o seu pequeno estiver aprendendo as cores, você pode pedir que ele as identifique nas roupas que estiver usando, nas frutas ou nos livros que vocês lerem juntos.

Como você conferiu, aprendendo as cores, o seu filho desenvolve várias habilidades importantes para o seu dia a dia. Para te ajudar com atividades diárias para otimizar essa experiência, conte com o Kinedu! Baixe o app gratuitamente para iOS ou Android.