Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a identificar cores e formas

Pontos chave:

  1. A capacidade de perceber e identificar cores e formas é importante para descrever o mundo que nos rodeia.
  2. Participar de jogos e atividades que incentivem as crianças a pensar em termos de cores e formas pode ajudar a desenvolver estas competências.
  3. As sugestões de atividades incluem jogos de descrição, descoberta de formas, “Eu espio” e jogos de classificação.
  4. Estas atividades podem melhorar as habilidades de raciocínio e pensamento abstrato de crianças em idade pré-escolar.

Observar, lembrar e identificar diferentes cores e formas é uma habilidade que está subjacente a qualquer atividade na qual precisamos descrever o mundo ao nosso redor ou avaliar o contexto físico em que nos encontramos. Sim, isso significa que usamos nossa habilidade para abstrair características como formas e cores o tempo todo. Então, agora que você sabe que é algo muito importante, incentive o seu filho em idade pré-escolar a aprender a identificar essas qualidades.

– Joguem jogos de descrição. Quanto mais você envolver o seu filho em atividades em que ele descreve o que vê e quanto mais palavras você ensinar, sem sobrecarregá-lo, será mais fácil para o seu filho começar a pensar nesses termos quando ele for um pouco maior.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Saiam em busca de formas. Um jogo de ativação muito divertido para jogar em casa é pedir para o seu filho de três ou quatro anos identificar e trazer coisas que se pareçam com um quadrado, um círculo ou um triângulo.

– Tente incluir sessões de “Eu Espio” na rotina, quando ele entra no carro, realiza atividades em casa, lê um livro, etc. Se o seu filho tem dois ou três anos, comece com características simples, como “Eu espio algo vermelho”. À medida que ele cresce, você pode passar a pedir formas ou cores mais complexas, como ‘”Eu espio algo circular / algo dourado / um cone”.

– Joguem jogos que envolvam classificar as coisas por categorias.

– Ajude o seu filho a ver as semelhanças e diferenças entre vários objetos, exercitando as habilidades de pensamento abstrato e raciocínio.

Artigos Relacionados