Ensinar as cores para seu bebê pode abrir caminho para o desenvolvimento de inúmeras habilidades. Saiba como isso é possível em nosso texto a seguir!

As cores estão presentes em todos os lugares e são um atrativo para os pequenos. Logo cedo, percebemos seus olhinhos atentos na presença de um objeto de cor vibrante e vemos suas mãozinhas se estendendo para chegar até ele. Esse interesse despertado pelas cores é importante para o desenvolvimento de muitas habilidades.

Ao ensinar as cores, você contribui para o desenvolvimento do seu bebê, pois estará auxiliando na sua capacidade de perceber o mundo e reconhecer padrões. Quer saber mais sobre as vantagens do aprendizado de cores na vida do seu pequeno? Acompanhe o artigo que preparamos para você!

Como as cores podem auxiliar no desenvolvimento do meu filho?

Bebês muito pequenos são atraídos por cores fortes e brilhantes. O comportamento deles muda diante de um brinquedo colorido. Eles olham, tentam pegar, interagem com os objetos e balbuciam de alegria quando estão diante deles. Toda essa interação traz ganhos importantes para o seu filho.

É possível desenvolver a coordenação motora, despertar o interesse por objetos, aprender por meio das brincadeiras e até desenvolver a noção espacial, já que, ao tentar pegar o objeto, o bebê aprende a se situar no espaço e a perceber onde o objeto está.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Como as cores podem estimular meu bebê a ter hábitos saudáveis?

Uma preocupação recorrente na vida dos pais é acerca da alimentação das crianças, pois muitas não comem uma grande variedade de frutas e vegetais. No entanto, as cores podem ajudar nesse sentido, atraindo o interesse das crianças para alimentos mais saudáveis.

Busque chamar a atenção do seu bebê quando ele estiver comendo uma maçã bem vermelha, por exemplo. Faça pratos coloridos e vá ensinando as cores enquanto ele faz suas refeições. Tudo isso desperta o interesse dele e pode ser crucial para que ele adquira hábitos mais saudáveis.

Como posso ensinar as cores para o meu bebê no dia a dia?

Seu filho presta atenção em objetos mais coloridos naturalmente. Você pode utilizar essa vantagem para ensinar cores pouco a pouco no cotidiano. Outra tática possível é a de ensiná-lo fazendo semanas com a temática das cores.

Por exemplo: você pode fazer a semana da cor vermelha e trazer objetos dessa cor para o campo de visão do seu bebê. Vista roupas vermelhas, pinte as unhas de vermelho, ofereça maçãs para o lanche da escola, enfim, use e abuse da cor da semana. Assim, ele fixará sua atenção na cor, construindo um conhecimento sólido em relação a ela.

Os bebês aprendem em uma velocidade impressionante, e estão em uma fase da vida em que as habilidades desenvolvidas formam a base para a construção de habilidades mais complexas no futuro. Brincadeiras simples muitas vezes são momentos importantes, e, ao ensinar as cores, você ajuda no desenvolvimento de várias habilidades do seu pequeno.

Se você gostou do texto, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outras mães e pais com o desenvolvimento de seus filhos?