Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As crianças aprendem habilidades cognitivas brincando?

Pontos chave:

  1. Os bebês começam a desenvolver o pensamento de causa e efeito por volta dos sete meses, quando aprendem que podem afetar intencionalmente o ambiente.
  2. As habilidades de relações espaciais são aprimoradas através da brincadeira, como manipular objetos para caber em diferentes recipientes ou montá-los em novas formas com blocos de construção.
  3. As crianças pequenas desenvolvem competências de classificação à medida que aprendem a ordenar objectos por tamanho ou a comparar quantidades, permitindo-lhes fazer comparações no mundo que as rodeia.
  4. As habilidades de pensamento simbólico começam a surgir por volta dos dois anos de idade, permitindo que as crianças usem substitutos de objetos e compreendam conceitos como contar.

Algumas de nossas principais habilidades de raciocínio são desenvolvidas desde que somos bebês curiosos com vontade de explorar nosso mundo. Aprenda um pouco mais sobre algumas dessas habilidades e como estimulá-las por meio das brincadeiras.

Causa e efeito: O surgimento dessa habilidade é um sinal precoce de inteligência. Os bebês experimentam o efeito que eles têm sobre os objetos por acaso – como acidentalmente fazer uma bola rolar, por exemplo. No início, eles não fazem a conexão entre a ação e o resultado que ela traz, mas, perto dos sete meses, os bebês começam a aprender que eles podem afetar o ambiente e fazer com que as coisas aconteçam. Eles então começam a agir com o objetivo de produzir um resultado desejado, como apertar um botão para fazer um som tocar intencionalmente.

Relações espaciais: usamos essa habilidade para resolver problemas do cotidiano; ela nos ajuda a entender como as coisas se encaixam. As crianças a experimentam colocando objetos em diferentes recipientes ou, por exemplo, girando uma forma até que ela possa ser inserida em um cubo de encaixe de formas geométricas. As crianças aprendem então que os objetos são compostos de partes e que essas partes podem ser reunidas para criar algo novo. Isso pode ser observado durante as brincadeiras com blocos de montar. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Classificação: é a capacidade de comparar semelhanças e diferenças e categorizar objetos em grupos. As crianças começam a aprender a combinar e classificar organizando as informações que recebem do mundo ao seu redor. Por volta dos 2 anos e meio, elas aprendem sobre tamanho e começam a organizar objetos do menor para o maior (ou vice-versa). Quando atingem 3 anos de idade, começam a entender os conceitos de números e quantidades. Com essas habilidades de pensamento, as crianças conseguem reconhecer padrões e fazer comparações no mundo que as rodeia.

Habilidades de pensamento simbólico: essas habilidades começam a surgir quando as crianças têm cerca de 2 anos de idade. Você as verá quando seu filho demonstrar a capacidade de usar um substituto para outro objeto (por exemplo, usar uma caixa como uma nave espacial). Essas habilidades de pensamento simbólico são necessárias para entender que conceitos como palavras são símbolos para objetos e pessoas e que números são usados para contar.

Juntas, todas essas habilidades ajudam as crianças a entender como o mundo delas funciona. Elas fornecem as ferramentas necessárias para resolver problemas, organizar informações, construir novos conhecimentos e usar a imaginação.

Como pai ou cuidador, você desempenha um papel especial em ajudar seu filho a aprender por meio da brincadeira. Embora a maior parte desse aprendizado possa acontecer naturalmente, você tem um papel importante, oferecendo as oportunidades certas para explorar e experimentar, incentivando a solução de problemas e fornecendo objetos que despertem a imaginação! Você está desenvolvendo habilidades de pensamento que ajudarão seu filho pelo resto da vida dele. 

Acesse o aplicativo do Kinedu para ter ideias de brincadeiras desenvolvidas por especialistas para promover essas habilidades de pensamento em seu pequeno.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.