Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvendo o reconhecimento visual: formas e cores

Pontos chave:

  1. O reconhecimento visual de objetos é um mecanismo complexo que depende de muitos outros processos cognitivos.
  2. Entre os 2 e os 3 anos, as crianças começam a aprender os nomes dos objetos comuns e a generalizar novos objetos com base nas suas características mais salientes e já compreendidas.
  3. A atenção das crianças à forma aumenta mais entre os 18 e os 30 meses de idade e geralmente surge quando têm entre 50 e 150 substantivos em seu vocabulário.
  4. 4. Aproximadamente aos 26 meses de idade, as crianças conseguem identificar objetos que se parecem com círculos, triângulos ou quadrados e podem começar a nomear algumas cores à medida que se aproximam dos 4 anos.

Os seres humanos dependem muito da informação que recebem por meio da visão. Os neuropsicólogos chamam esse processo de “reconhecimento visual de objetos”, e é um mecanismo tão complexo que depende de um conjunto de processos cognitivos como linguagem, atenção, memória, raciocínio conceitual, etc. Portanto, não é algo fácil.

Entre dois e três anos de idade, as crianças começam a aprender os nomes de objetos comuns e, durante esse estágio de desenvolvimento, começam a generalizar novos objetos por meio das características mais proeminentes que já entendem: forma e cor. Cada vez que o seu filho identifica a lua, uma bola ou uma maçã como um círculo, ele está usando o conhecimento sobre objetos circulares que ele já tem, resumindo as características dessa figura e usando-as para reconhecer e aprender sobre esse novo objeto.

X
banner kinedu desenvolvimento

Lisa Gershkoff-Stowe, pesquisadora da Universidade de Indiana, observou que quanto mais substantivos uma criança conhece, mais atenção será dada à forma dos novos objetos, e eles serão identificados a partir disso. Em um artigo publicado em 2004 na revista Child Development, ela conclui que a atenção que as crianças dão às formas aumenta entre 18 e 30 meses de idade, e que geralmente surge quando elas têm entre 50 e 150 substantivos em seu vocabulário.

De acordo com as diretrizes sobre o desenvolvimento da primeira infância da Academia Americana de Pediatria (AAP) e do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, mesmo que o seu filho de dois a três anos de idade não consiga pronunciar e lembrar os nomes das diferentes figuras e cores, quando ele completar 26 meses, começará a apontar e identificar objetos que se parecem com círculos, quadrados e triângulos. À medida que se aproxima dos quatro anos de idade e as competências linguísticas melhoram, ele conseguirá nomear ainda mais cores.

Artigos Relacionados