Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os bebês aprendem durante os primeiros anos?

brincadeira imitação

Pontos chave:

  1. A primeira infância é uma fase crucial para a construção das bases das capacidades básicas.
  2. Os bebés aprendem por meio da interação e da prática, sendo a imitação uma ferramenta fundamental para a aprendizagem.
  3. As brincadeiras de imitação e a modelagem comportamental podem ajudar a melhorar o desenvolvimento cognitivo, social e de autoconsciência de uma criança, bem como desenvolver suas crenças sobre como o mundo funciona.
  4. Brincadeiras simples de imitação podem ser introduzidas desde cedo, e os pais podem aproveitar a modelagem de comportamentos positivos e negativos para ajudar os filhos a desenvolver empatia e autoconsciência.

A primeira infância tem se mostrado uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. De acordo com o Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard, as bases de cada uma das nossas competências-chave desenvolvem-se durante este período. Do nascimento até os três anos, o cérebro de uma criança passa por um processo incrível em que produz mais de um milhão de conexões neurais por segundo, ajudando a desenvolver habilidades nesta fase.

Como os bebês aprendem durante seus primeiros anos?

Por meio de interações e prática. Desde o primeiro dia, criamos um ambiente de aprendizado para nossos filhos e contribuímos para sua conceituação do mundo.

Uma das maneiras pelas quais seu pequeno aprende é por meio da imitação. Em um estudo recente, um grupo de cientistas estudou a imitação em crianças de 36 meses que observavam um adulto classificando diferentes objetos em categorias. As crianças que tiveram a oportunidade de observar imitaram o método utilizado pelos adultos. Em contrapartida, o segundo grupo, que não tinha visto adultos fazendo isso, tinha mais dificuldade para realizar a mesma tarefa. O estudo surpreendeu ao revelar que as crianças do primeiro grupo, ao serem expostas a diferente objetos, foram capazes de classificá-los novamente. Elas não só imitaram os adultos diretamente, mas conseguiram replicar a ação em um contexto diferente. Este é um exemplo de como as crianças aprendem com a interação e a repetição.

X
banner kinedu desenvolvimento

A imitação é uma ferramenta à qual as crianças recorrem naturalmente. Como podemos potencializar seus benefícios em nossos filhos? Nesta idade, podemos começar fazendo brincadeiras simples de imitação, em que as expressões faciais e os gestos são copiados, como rir, bater palmas ou mandar um beijo.

Durante a “crise dos dois anos”, seu filho vai imitar as coisas de uma forma tão específica, que certamente lhe fará dar risada. Antes que você perceba, ele irá se comunicar exatamente como você. Você poderá até ouvi-lo repetir frases que ele lhe ouviu dizer em algum momento. Isso não só estimulará suas habilidades cognitivas, mas também suas habilidades sociais e de interação com os outros.

Quando você perceber que seu filho começou a lhe imitar, você pode repetir seus movimentos e reações para que ele possa lhe observar atentamente. Vocês podem até mesmo fazer a “brincadeira da sombra”, na qual ele segue você e imita cada movimento seu. Divirta-se com o seu filho e incentive-o a explorar quando ele repetir os movimentos. Esta brincadeira também irá estimular o seu desenvolvimento linguístico, pois você pode descrever o que está fazendo e nomear as ações que ele está imitando e pedir que ele repita.

Você também pode demonstrar vários comportamentos que deseja que seu filho aprenda ou aproveitar esses momentos quando você “acidentalmente” tiver uma má conduta. Comece explicando as consequências de agir dessa forma e mencione que todo mundo comete erros. Esta será uma excelente oportunidade para mostrar como pedir desculpas e criar uma cultura de empatia com os outros.

A ferramenta de imitação pode ser usada de muitas maneiras e tem um efeito direto no desenvolvimento das habilidades sociais do seu filho, do seu aprendizado sobre como reagir a cada situação, de seu autoconhecimento e de seu planejamento e flexibilidade cognitivos. Mesmo nesta idade, você vai ajudá-lo a estabelecer suas próprias crenças sobre como o mundo funciona. Brinque de imitação com o seu filho! Você não vai se arrepender.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.