Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os bebês aprendem por meio da imitação

imitação

Pontos chave:

  1. Os bebês muitas vezes aprendem observando e imitando o comportamento das pessoas que os rodeiam, especialmente dos pais e cuidadores.
  2. As crianças que também leem desde cedo têm um vocabulário maior e melhores capacidades de compreensão do que aquelas que não o fazem.
  3. Como as crianças aprendem através do exemplo, os pais devem modelar comportamentos positivos para os seus filhos seguirem.
  4. É importante elogiar e reforçar comportamentos de imitação positivos nas crianças para incentivá-las a continuar a imitar ações positivas no futuro.

Os bebês aprendem por meio da imitação – ela lhes dá a oportunidade de praticar e dominar uma nova habilidade. Eles observam outras pessoas fazendo as coisas, e depois copiam suas ações na tentativa de fazê-las.

O que os bebês fazem e seu comportamento com pessoas e objetos geralmente depende do que eles viram seus pais ou cuidadores fazendo. Por exemplo, é assim que o seu bebê aprende, sem você precisar dar instruções específicas, como segurar um telefone de brinquedo no ouvido. Ele aprendeu observando você falar ao telefone!

A imitação também pode ser considerada o alicerce para o desenvolvimento da empatia e a capacidade de experimentar o que outra pessoa está sentindo, porque, imitando, as crianças aprenderão as reações, gestos ou ações de certas situações, sendo capazes de se identificar com os sentimentos daquela pessoa.

X
banner kinedu desenvolvimento

A teoria da aprendizagem social de Albert Bandura afirma que o comportamento é aprendido a partir do ambiente, por meio do processo de aprendizagem observacional. Ele diz que grande parte dos comportamentos que as pessoas reproduzem é aprendida por meio de exemplos dos outros, e, imitando, as pessoas podem aprender coisas que elas não necessariamente viveram.

Dicas para estimular as habilidades de imitação do seu filho

Embora a imitação seja algo que surge naturalmente para o seu filho, é interessante estimulá-la. Confira algumas coisas que você pode observar e fazer com ele!

Com bebês

Os bebês nascem com a capacidade natural de imitar expressões faciais básicas. Lembre-se de que toda interação é uma oportunidade de aprendizado com o seu bebê. Faça movimentos lentos e repetidos para que seu filho possa processar novas informações, o que o tornará mais propenso a imitá-lo. Faça sons com a boca e repita os sons que seu filho fizer! A música  também é uma ótima forma de fazer seu bebê imitar suas ações – cante uma música, bata palmas, toque um tambor ou dance!

Com crianças

Crianças aprendem constantemente fazendo as coisas, não apenas observando. Então, deixe seu filho observar você fazendo uma tarefa simples, como calçar um sapato, e depois deixe que ele tente fazer o mesmo! Este é um ótimo momento para incentivar seu filho a participar das tarefas domésticas, porque ele vai adorar te ajudar e imitar o que você faz em casa! Quando completam um ano, os bebês começam a lembrar das ações que observaram há um mês, e a imitá-las.

O maior modelo de habilidades sociais

Você é o primeiro professor do seu filho. Lembre-se de sempre demonstrar o comportamento que você deseja ver no seu filho. Se você quer que ele seja paciente, gentil e educado, você tem que ser assim também! Claro – nenhum pai ou mãe são perfeitos o tempo todo. Então, se você fizer ou disser algo que gostaria que seu filho não visse ou ouvisse, seja rápido em reparar os danos e converse sobre isso com ele. 

Artigos Relacionados