X
X
bebê de 6 meses

Bebê de 6 meses: Desenvolvimento e Atividades

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você tem um bebê de 6 meses ou que está se aproximando desta fase? Então, saiba o que esperar do desenvolvimento dele e como estimulá-lo.

O bebê de 6 meses está em uma fase divertida e cheia de energia. Com essa idade, ele começa a ganhar algumas habilidades e fazer coisas que até o momento não era capaz, como se sentar sozinho.

É comum que os pais e outros cuidadores tenham dúvidas de como a criança se desenvolve nessa etapa. Por isso, é importante ter referências para acompanhar o crescimento do bebê.

Para ajudar você nesse período, detalhamos os marcos do desenvolvimento do bebê de 6 meses e ainda sugerimos atividades que podem ajudar o seu pequeno durante essa fase. Confira!

Por que é importante conhecer os marcos do desenvolvimento do seu bebê

Os marcos do desenvolvimento são referências que servem para o acompanhamento infantil. Porém, é bom pontuar que não se trata de regras rígidas. Muito menos devem ser usados para fazer comparações entre o seu filho e o de sua colega de trabalho, por exemplo. Cada criança se desenvolve de um jeito.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Assim, conhecer os parâmetros é essencial para que você saiba quais são os próximos passos. Um bom exemplo é quando o seu filho começa a sustentar a cabeça com mais firmeza. Com isso, a próxima etapa pode ser aprender a se sentar. Você pode brincar com o seu pequeno para estimular essas habilidades.

Outro motivo fundamental para acompanhar os marcos é poder identificar potenciais atrasos no desenvolvimento e comunicá-los ao pediatra. Assim, o especialista pode avaliar o caso específico do seu filho com maior profundidade, entender se há, de fato, um atraso, e como atuar a partir do diagnóstico.

Marcos do desenvolvimento do bebê de 6 meses

Aos seis meses, o bebê desenvolve algumas habilidades de comunicação. Desse modo, ele começa a responder emitindo sons quando o papai ou a mamãe chamam. O seu filho pode gritar, balbuciar ou sorrir quando você falar com ele.

É nessa idade também que o seu bebê começa a imitar o que você ou outras pessoas fazem. Assim, ele pode balançar a cabeça ou acenar de volta, fazendo um “tchau” com a mão. Nessa fase, ele ainda demonstra que apresenta mais controle sobre o próprio corpo. Você vai observar que, quando ele estiver deitado, pode começar a rolar nas duas direções ou ainda se arrastar para se movimentar.

Ele também pode usar os dedinhos para segurar objetos pequenos e, caso o item caia no chão, direcionar os olhos para ver onde foi. É possível ainda que o seu bebê de 6 meses fique sentado sozinho, com o apoio das mãos no chão.

Para que ele consiga se sentar, alguns músculos devem ser trabalhados. Dessa forma, o movimento será feito por ele de forma gradual, conforme os pequenos músculos das costas e do pescoço se fortalecem. Além disso, ele também conseguirá desenvolver melhor o equilíbrio da região do tronco e da cabeça.

É provável que, antes de começar a se sentar sozinho, ele comece a levantar a cabeça quando estiver deitado de bruços. Você pode estimular o seu bebê com o tummy time, ou seja, deixando-o de bruços por alguns minutos diariamente.

A partir dos seis meses, o seu filho começa a reconhecer familiares, sabendo se uma pessoa que se aproxima é estranha ou não. Outro marco de desenvolvimento importante nessa fase é a introdução alimentar. O seu pequeno inicia a ingestão de alimentos sólidos, além de apresentar um padrão melhor de sono.

X
banner kinedu desenvolvimento

Atividades para o bebê de 6 meses

Você pode realizar algumas atividades com o seu bebê nesta etapa para estimular seu desenvolvimento. Confira algumas atividades do app Kinedu para o bebê de seis meses:

Dançando com o meu bebê

A atividade começa com você carregando o seu bebê e cantando para ele. Ao ritmo da música, balance seu pequeno delicadamente para os lados, para cima e para baixo. Essa atividade divertida irá ajudá-lo a aprender a identificar ritmos.

Durante a dança, observe as reações do seu pequeno e reaja conforme o movimento e as emoções dele. Isso irá estimular o jogo de ação e reação, formando um apego seguro e fortalecendo o vínculo entre vocês.

Essa atividade divertida irá estimular o desenvolvimento do cérebro e as habilidades musicais do seu bebê de 6 meses.

  • No kinedu | aprender, você também tem acesso a aulas de dança com bebê de colo ao vivo de gravadas! Teste 7 dias GRÁTIS clicando aqui.

Vamos nos sentar

Essa brincadeira ajuda a fortalecer os músculos do seu pequeno para que ele pratique o ato de sentar. Para começar, deixe ele de barriga para cima, sobre um cobertor ou travesseiro. Em seguida, dê a ele um objeto que ele possa segurar com facilidade, como um marcador.

Quando ele conseguir segurá-lo, puxe lentamente e ajude-o a ficar sentado. Você também pode apoiar o seu bebê pelos ombros. Com essa atividade, você consegue acompanhar o desenvolvimento de habilidades como levantar a cabeça quando ele estiver deitado e tentar sentar quando é puxado pelas mãos.

Imite meus gestos

Essa atividade para bebê de 6 meses estimula a aprendizagem através da imitação. Para começar, sente-se de frente para o seu bebê, chame a atenção dele e, então, faça alguns gestos, como mandar um beijo, encher as bochechas de ar e bocejar.

Baixe o Kinedu e participe de sessões interativas de brincadeiras!

Repita os gestos algumas vezes, até que seu bebê comece a imitar você. Essa brincadeira também estimula o jogo de ação e reação.

Nomeando as partes do meu corpo

Que tal aproveitar a hora do banho para estimular o desenvolvimento do seu bebê? Antes de colocá-lo na banheira, explique que você irá colocar os pezinhos dele na água. Fale sobre a temperatura da água, e diga que ele irá se sentir relaxado no banho.

Enquanto estiver lavando cada parte do corpo dele, mencione seus nomes, uma de cada vez; por exemplo: “agora estou lavando o seu braço”; “vamos lavar bem a sua perna”. Enfatize bem o nome de cada parte do corpo, para que o seu bebê comece a associá-las com seus nomes.

Essa atividade irá estimular a cinestesia do seu bebê, que é a capacidade de perceber onde cada parte do corpo está em relação ao resto.

Com base no que apresentamos, você viu como é importante que os pais conheçam os marcos do desenvolvimento do bebê de 6 meses e realizem atividades direcionadas para estimular suas habilidades.

Gostou de entender mais sobre o desenvolvimento do bebê de 6 meses? Então, aproveite para baixar GRÁTIS o Kinedu e acompanhar os marcos e o progresso do seu filho, acessar +1.800 atividades e assistir a aulas de especialistas sobre temas relacionados a parentalidade e desenvolvimento infantil!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *