Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como desenvolver interações de ação e reação com o seu bebê

As primeiras experiências são cruciais para o reforço ou poda de conexões neurais.

Pontos chave:
1. O cérebro do bebê desenvolve 90% de seu tamanho adulto nos primeiros três anos de vida.
2. As experiências iniciais moldam conexões neurais cruciais.
3. Interações de ação e reação são vitais para o desenvolvimento cerebral positivo.
4. Estímulos sensoriais e relações estáveis com cuidadores são essenciais para um cérebro saudável.

“Mude o princípio e você poderá mudar a história toda.” – Dr. Dimitri Christakis

Durante os três primeiros anos de vida, o cérebro do seu bebê se desenvolverá até alcançar 90% do tamanho do cérebro de um adulto. O dr. Shonkoff, do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, estima que mais de um milhão de conexões neurais são formadas no cérebro do seu filho a cada segundo. As primeiras experiências, sejam elas positivas ou negativas, serão cruciais para o reforço ou poda dessas conexões, e são responsáveis por construir a base para circuitos mais fortes.

Como você pode ajudar a construir a arquitetura cerebral do seu bebê e estimular conexões neurais fortes e positivas?

As interações de ação e reação ajudam a criar o circuito cerebral do bebê. Como em um jogo de pingue-pongue, essas interações ocorrem com a troca de ações entre você e o seu filho. Seu filho “joga a bola” quando balbucia, faz uma expressão facial, som ou gesto que demonstra o interesse dele por alguma coisa, e você “rebate a bola” respondendo a ação dele de forma positiva. Continue lendo para saber mais sobre as interações de ação e reação.

O Dr. Jack Shonkoff e sua equipe do Centro afirmam que uma arquitetura cerebral saudável depende de uma base sólida construída a partir de estímulos apropriados dos sentidos da criança e de um relacionamento estável e sensível com os adultos atenciosos ao seu redor. Os bebês chegam ao mundo dependendo de seus cuidadores, que os ajudam a compreender suas experiências. Quando seu filho chora, balbucia ou aponta para alguma coisa e você responde adequadamente usando palavras, contato físico ou visual, você o faz se sentir ouvido e compreendido. Isso fortalece as conexões neurais no cérebro do seu pequeno, estimulando suas habilidades sociais e de comunicação. Cada interação contribui para o desenvolvimento do seu filho e, conforme você observa quais são os interesses, habilidades e necessidades dele, continuará incentivando sua curiosidade e fortalecendo os laços afetivos entre vocês.

X
banner kinedu desenvolvimento

A falta de reação, os cuidados inadequados, não ser confiável ou simplesmente ser ausente são fatores que podem afetar a saúde física e mental do seu filho. A ausência constante de interações de ação e reação atua de uma maneira que o Dr. Shonkoff chama de “risco duplo”. O cérebro não apenas não recebe a estimulação neuronal necessária, mas também ativa a resposta física ao estresse, saturando o cérebro em desenvolvimento com uma carga prejudicial de hormônios do estresse. Isso pode comprometer o desenvolvimento das funções executivas do seu filho, as quais são essenciais para sua saúde e aprendizagem a longo prazo.

O Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard criou este vídeo, com o qual você poderá aprender mais sobre as interações de ação e reação e entender como encontrar momentos para praticá-las no dia a dia. O Kinedu colaborou com o Centro, fornecendo cenas de vídeos e traduções para os vídeos em espanhol e português. Estamos orgulhosos em participar da iniciativa do Centro de promover as interações de ação e reação ao redor do mundo!

Visite o nosso catálogo para encontrar mais de 1.600 atividades que irão ajudar você a praticar interações positivas todos os dias e a fortalecer os laços afetivos entre você e o seu filho. =)

Artigos Relacionados

17 respostas

  1. Adorei o artigo. Eu me sinto feliz por saber que estamos no caminho certo no quesito interação ação e reação. Nosso bebê tem sido ouvido, estimulado e tem bastante atenção.

    1. Olá, Débora! Que bom saber que você gostou do nosso artigo! Continue usando o Kinedu para ter interações de qualidade com o seu bebê. 🥰✨👶

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.