“Mude o princípio e você poderá mudar a história toda.” – Dr. Dimitri Christakis

Durante os três primeiros anos de vida, o cérebro do seu bebê se desenvolverá até alcançar 90% do tamanho do cérebro de um adulto. O dr. Shonkoff, do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, estima que mais de um milhão de conexões neurais são formadas no cérebro do seu filho a cada segundo. As primeiras experiências, sejam elas positivas ou negativas, serão cruciais para o reforço ou poda dessas conexões, e são responsáveis por construir a base para circuitos mais fortes.

Como você pode ajudar a construir a arquitetura cerebral do seu bebê e estimular conexões neurais fortes e positivas?

As interações de ação e reação ajudam a criar o circuito cerebral do bebê. Como em um jogo de pingue-pongue, essas interações ocorrem com a troca de ações entre você e o seu filho. Seu filho “joga a bola” quando balbucia, faz uma expressão facial, som ou gesto que demonstra o interesse dele por alguma coisa, e você “rebate a bola” respondendo a ação dele de forma positiva. Continue lendo para saber mais sobre as interações de ação e reação.

O Dr. Jack Shonkoff e sua equipe do Centro afirmam que uma arquitetura cerebral saudável depende de uma base sólida construída a partir de estímulos apropriados dos sentidos da criança e de um relacionamento estável e sensível com os adultos atenciosos ao seu redor. Os bebês chegam ao mundo dependendo de seus cuidadores, que os ajudam a compreender suas experiências. Quando seu filho chora, balbucia ou aponta para alguma coisa e você responde adequadamente usando palavras, contato físico ou visual, você o faz se sentir ouvido e compreendido. Isso fortalece as conexões neurais no cérebro do seu pequeno, estimulando suas habilidades sociais e de comunicação. Cada interação contribui para o desenvolvimento do seu filho e, conforme você observa quais são os interesses, habilidades e necessidades dele, continuará incentivando sua curiosidade e fortalecendo os laços afetivos entre vocês.

A falta de reação, os cuidados inadequados, não ser confiável ou simplesmente ser ausente são fatores que podem afetar a saúde física e mental do seu filho. A ausência constante de interações de ação e reação atua de uma maneira que o Dr. Shonkoff chama de “risco duplo”. O cérebro não apenas não recebe a estimulação neuronal necessária, mas também ativa a resposta física ao estresse, saturando o cérebro em desenvolvimento com uma carga prejudicial de hormônios do estresse. Isso pode comprometer o desenvolvimento das funções executivas do seu filho, as quais são essenciais para sua saúde e aprendizagem a longo prazo.

banner kinedu desenvolvimento

O Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard criou este vídeo, com o qual você poderá aprender mais sobre as interações de ação e reação e entender como encontrar momentos para praticá-las no dia a dia. O Kinedu colaborou com o Centro, fornecendo cenas de vídeos e traduções para os vídeos em espanhol e português. Estamos orgulhosos em participar da iniciativa do Centro de promover as interações de ação e reação ao redor do mundo!

Visite o nosso catálogo para encontrar mais de 1.600 atividades que irão ajudar você a praticar interações positivas todos os dias e a fortalecer os laços afetivos entre você e o seu filho. =)