Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que praticar ação e reação com seu filho?

pai que joga com seu filho

Pontos chave:

  1. Ação e reação são tipos de interações entre crianças e seus pais ou cuidadores, nas quais os adultos compartilham o foco de atenção da criança e a ajudam a compreender os estímulos e a expressá-los em palavras.
  2. O Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard recomenda seguir cinco passos simples ao praticar ação e reação com o seu filho.
  3. Essas ações são importantes para o desenvolvimento na primeira infância, pois ajudam a estabelecer conexões linguísticas no cérebro da criança e fortalecem as relações entre ela e seus cuidadores.
  4. As atividades cotidianas, como fazer compras, preparar refeições ou esperar em algum lugar, são boas oportunidades para praticar interações de ação e reação com o seu filho.

Não é à toa que “ação e reação” tenha se tornado o conceito favorito de muitos pesquisadores, psicólogos e pais. Vamos nos aprofundar em seu significado, sua importância na primeira infância e em como você pode aproveitar as atividades diárias que faz com o seu filho e transformá-las em oportunidades para praticar interações de ação e reação.

De acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, “ação e reação” é um conceito muito útil, que descreve o processo no qual os cuidadores se envolvem de maneira atenciosa e responsiva na experimentação do mundo interno e externo de uma criança.

Simplificando, ação e reação são as interações bilaterais entre a mãe ou o pai e o filho, em que o adulto compartilha o foco de interesse da criança e a ajuda a entender o estímulo e nomeá-lo. Esse estímulo pode ser um som alto, uma atividade ou brincadeira, uma emoção ou qualquer coisa que tenha interessado a criança e na qual ela esteja se concentrando.

O Centro recomenda as 5 etapas a seguir para praticar as interações de ação e reação com o seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Observe o foco dele e compartilhe-o.

Se o seu filho apontar para algo, fizer uma careta, dançar, compartilhar o desenho que fez ou expressar alguma emoção, isso é uma ação. Procure oportunidades durante o dia para observar essas ações e preste atenção nas coisas em que seu filho se concentra. Não se preocupe se você não for capaz de perceber tudo o que chama a atenção dele, pois é difícil estar atenta o tempo todo. No entanto, ir ao supermercado, preparar comida ou esperar em algum lugar são boas oportunidades para interagir com o seu pequeno.

2. Reaja à ação apoiando-o e incentivando-o.

Ajude seu filho a ver que você está prestando atenção ao que o interessou. Você pode sorrir para ele, balançar a cabeça, tocar o objeto ou dizer frases como “eu vi!”. Esse apoio e incentivo mostrarão a ele que os pensamentos e emoções dele são importantes e que você deseja entendê-los.

3. Nomeie.

Quando você reagir a uma ação, nomeie o que seu filho está sentindo, fazendo ou observando. Você estimulará importantes conexões linguísticas no cérebro do seu pequeno, mesmo que ele ainda não consiga falar. Este é um excelente exercício para conectar o mundo às palavras e fortalecer a relação de vocês.

4. Revezem-se e pratiquem a espera.

Depois de reagir a uma ação, dê um tempo para que o seu pequeno reaja de volta. A interação pode demorar um pouco ou ser muito rápida, mas é muito importante que você reserve um tempo para ela. Seja paciente e aguarde o tempo necessário. Isso ajudará o seu filho a praticar o autocontrole e aprender a esperar pela vez dele.

5. Pratiquem juntos os começos e os fins.

Seu filho lhe mostrará naturalmente quando estiver pronto para mudar de atividade; portanto, deixe-o tomar a iniciativa e a liderança desses momentos. Por exemplo, ele pode parar de brincar com alguma coisa, prestar atenção em outra coisa ou pegar um objeto. Se você estiver compartilhando o interesse dele, será mais fácil perceber quando é a hora de terminar uma brincadeira e fazer outra coisa.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.