Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar no desenvolvimento do seu filho

Pontos chave:

  1. O Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard identificou três princípios fundamentais para dar às crianças a melhor oportunidade de atingirem o seu potencial: ter relacionamentos responsivos, reforçar competências básicas para a vida e evitar o estresse tóxico.
  2. Responder aos sinais de uma criança ajuda a construir fortes conexões cerebrais e um relacionamento forte que promove o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, bem como a resiliência durante a infância e a idade adulta.
  3. Reforçar as competências básicas para a vida, como o planeamento e o autocontrole, é essencial para o sucesso da criança na escola e ao longo da vida, e os pais podem ajudar fornecendo apoio adequado ao desenvolvimento.
  4. Evitar situações que possam desencadear respostas de estresse poderosas e duradouras nas crianças e cuidar de si mesmo pode prevenir o estresse tóxico e promover o desenvolvimento de conexões neurais e habilidades básicas para a vida.

Queremos dar aos nossos filhos tudo o que for possível para que tenham uma vida feliz e saudável, que tenham um bom desempenho escolar e sejam adultos bem-sucedidos. Quando você estava prestes a se tornar mãe ou pai pela primeira vez, provavelmente recebeu muitos conselhos e dicas de amigos e familiares. Pode até chegar a ser incômodo ouvir todas essas opiniões! Então, quais são as coisas mais importantes que dão aos nossos pequenos a chance de se desenvolverem da melhor forma possível e alcançarem todo o seu potencial?

De acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDC) da Universidade de Harvard, as pesquisas feitas nos últimos anos e os avanços da ciência do desenvolvimento do cérebro apontam três princípios básicos:

1) Ter relações responsivas

Ser receptivo aos sinais do seu filho (respondendo a seus balbucios, sons, expressões faciais, etc.) ajudará a construir fortes conexões cerebrais, assim como uma relação forte que promova o desenvolvimento de novas habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Isso o levará a ser socialmente capaz e incentivará suas habilidades de raciocínio. Também será mais provável que ele goste de aprender, compreenda emoções complicadas, além de se tornar empático e autoconfiante. Esse conjunto de habilidades será útil para o seu filho durante toda a vida.

X
banner kinedu desenvolvimento

Além disso, ter essa relação responsiva e de apoio com você também construirá a base para ser resiliente durante a infância, o que será muito valioso ao longo da vida, já que os adultos também precisam de resiliência para lidar com situações estressantes. De fato, crianças e adolescentes que têm sido capazes de lidar com as adversidades têm uma coisa em comum: uma relação estável e responsiva com um dos pais ou cuidador. Por quê? Oferecer respostas personalizadas ao seu filho criará uma “capa” que o protegerá de interrupções no desenvolvimento e o ensinará como planejar, adaptar e regular seu comportamento, permitindo que ele se adapte diante das dificuldades.

2) Reforçar as habilidades essenciais da vida

Estas habilidades ou funções executivas são um conjunto de recursos que, como adultos, usamos para gerenciar nossos relacionamentos e tarefas diárias de forma eficaz. Isso inclui planejamento, autocontrole, flexibilidade, foco, etc. Ajudar seu filho a fortalecer suas habilidades essenciais é necessário para o seu sucesso não apenas na escola, mas também futuramente no trabalho e durante toda a vida. Essas habilidades nos permitem alcançar nossos objetivos, adaptar-nos a mudanças em nosso ambiente, priorizar, lembrar de regras e resistir a comportamentos impulsivos. Elas são essenciais para aprender e desenvolver, pois nos levam a fazer escolhas saudáveis.

3) Evitar o estresse tóxico

Todos nós já passamos por algum tipo de estresse, e isso não é ruim. O que devemos evitar é estar exposto a um estresse severo e duradouro, porque isso pode sobrecarregar muitos dos nossos sistemas biológicos e dificultar o uso das principais habilidades de que falamos. Na primeira infância, se a resposta ao estresse for ativada por um longo período de tempo, isso poderá provocar estresse tóxico, tendo um efeito negativo no desenvolvimento da arquitetura cerebral. O que você pode fazer? Tente evitar situações que podem desencadear uma resposta ao estresse poderosa e duradoura em seu pequeno. Dessa forma, ele fortalecerá suas conexões neurais e aprenderá mais habilidades. Além disso, cuide-se. Se você ficar sob muito estresse por períodos prolongados, também poderá encontrar dificuldade em executar suas principais habilidades, o que pode impedir que você ofereça um ambiente de apoio para seu filho.

Continue estimulando o desenvolvimento saudável do seu filho com os artigos e atividades dentro do Catálogo do nosso aplicativo Kinedu!

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.