Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando as crianças aprendem a chutar uma bola?

Aos dois anos, uma criança já consegue chutar uma bola.

Pontos chave:
1. Chutar uma bola é um marco físico e motor importante para as crianças, que ocorre por volta dos dois anos.
2. O desenvolvimento do chute começa com o fortalecimento dos músculos das pernas durante a infância, progredindo para o chute intencional de objetos e evoluindo conforme aprendem a andar.
3. As crianças aprimoram as habilidades de chutar, avançando de chutes básicos para correr em direção à bola e direcioná-la, melhorando a coordenação e a confiança.
4. Participar de atividades relacionadas com bolas promove o desenvolvimento global, melhorando habilidades como correr, pular, pegar e arremessar.

Todo avanço do seu filho é motivo para comemorar! Assim como você ficou feliz quando ele conseguiu sustentar a cabeça, sentar sem ajuda, dar os primeiros passos ou dizer as primeiras palavras, você também ficará surpreso e desejará comemorar quando ele conseguir chutar uma bola (e talvez até marcar um gol!).

Aos dois anos, uma criança já consegue chutar uma bola. Embora pareça uma ação que não exige muito esforço, na verdade, chutar é uma das habilidades básicas que os pequenos dominam à medida que crescem e um dos marcos importantes do desenvolvimento físico e motor. Para conseguir isso, seu filho precisou de pequenos avanços que permitiram que ele tivesse o controle do corpo. Neste artigo, falaremos um pouco sobre o modo como esta habilidade se desenvolve.

Tudo começa quando o seu filho é um bebê. Embora ele ainda não ande ou fique sozinho, suas pernas já começaram a se fortalecer. Aos 2 meses, ele irá chutar, mas este será um reflexo involuntário. Então, entre 3 e 4 meses, você o verá chutar intencionalmente brinquedos ou objetos próximos a seus pés. Além disso, você verá que a força dele aumentará, permitindo-o quicar se você segurá-lo.

À medida que os meses passam, suas pernas e outros músculos continuarão se fortalecendo. Seu bebê poderá ficar de pé, dar seus primeiros passos, e, mais cedo do que você imagina, ele conseguirá andar sem ajuda! No início, seus passos poderão parecer descoordenados, mas pouco a pouco, ele irá aperfeiçoar a técnica e andar com mais confiança.

X
banner kinedu desenvolvimento

Depois de dominar a habilidade de andar, ele irá aprender a chutar uma bola. Isso costuma acontecer por volta dos 14 ou 15 meses de idade. Quando esse momento chegar, você poderá brincar com o seu filho colocando uma bola perto dos pés dele para que ele pratique chutar. Será uma brincadeira muito emocionante! No início, talvez seja necessário segurá-lo pelas mãos para evitar uma queda. À medida que as semanas passam, junto com a prática, você verá que ele poderá fazer isso sozinho.

Por volta dos 18 meses, seu filho irá melhorar sua habilidade de chutar. Ele conseguirá correr em direção à bola e chutá-la. Esta atividade se tornará muito divertida, e você poderá aproveitá-la brincando com a família ou os amigos. Coloque a bola no chão e peça para o seu filho correr até ela e chutá-la, como se fosse bater um pênalti. Depois de completar 2 anos, por volta dos 26 meses, ele conseguirá chutar uma bola em movimento e participar de um jogo mais ativo.

Mesmo que seu filho já domine essa habilidade, ele continuará aperfeiçoando-a ainda mais! Em breve, ele conseguirá chutar uma bola direcionando-a para onde quiser. Você verá que, se houver objetos próximos, ele poderá derrubá-los chutando a bola na direção deles, independentemente de eles estarem à direita, à esquerda ou à frente do seu filho. Isso geralmente acontece por volta dos 2 anos e meio e, embora seu filho ainda seja pequeno, ele poderá participar de uma partida de futebol com os amigos se ele gostar. Se preferir outros tipos de atividades, poderá brincar de chutar balões ou “jogar boliche”, derrubando objetos com a bola ao chutá-la. O desenvolvimento do seu filho, além de ser um processo gradual, será muito emocionante. Ele não apenas aprenderá a chutar uma bola, mas também praticará outras habilidades que envolvem bolas, como correr, pular, pegar e jogar.

Lembre-se de que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, e não importa se seu filho adquire a habilidade de chutar antes ou depois da idade que mencionamos neste artigo. O mais importante é que ele atinja esse marco e que você esteja por perto para incentivá-lo e celebrar suas conquistas.

Para saber mais sobre o desenvolvimento motor, leia este artigo.

Artigos Relacionados

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.