Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pular… É fácil, não é?

aprender a pular - bebê pulando

Pontos chave:

  1. Pular é uma tarefa importante para as crianças pequenas, e que exige coragem, equilíbrio, força e coordenação corporal.
  2. As crianças geralmente começam a testar sua habilidade de pular por volta dos 2 anos de idade, e progridem de saltar para frente com uma perna para saltar obstáculos maiores aos 3 anos.
  3. As habilidades essenciais envolvidas em pular incluem força muscular, equilíbrio, propriocepção, coordenação muscular e planejamento motor.
  4. Cada criança desenvolve-se em seu próprio ritmo, por isso é importante incentivar seu filho a explorar e trabalhar as próprias competências tanto quanto possível.

Embora pular pareça uma tarefa fácil, que não exige muito esforço, para uma criança pequena, é muito desafiadora. Para tentar pular, é preciso ser corajoso, ter equilíbrio, força e coordenação corporal. Embora cada criança seja diferente e a janela para alcançar este marco seja muito ampla, as crianças começam a testar suas habilidades para pular até os dois anos.

Se o seu filho já tem esta idade, você já reparou se ele tenta colocar o peso em uma perna e, depois, na outra? Ele também pode tentar pular se você o levar para brincar em um trampolim, ou mesmo tentar lhe imitar se vir você pulando. Nesta idade, ele vai ficar entusiasmado por descobrir estas novas habilidades e irá se divertir ainda mais quando estiver brincando! Talvez, aos 24 meses, ele comece a saltar para a frente usando uma perna dominante, e, depois, por volta dos 26 meses, comece a saltar no lugar com os pés juntos e, mais tarde, saltar de pequenas plataformas. Com o passar do tempo, por volta dos 36 meses, ele poderá saltar sobre obstáculos maiores – será um desafio acompanhá-lo!

Habilidades necessárias para pular

Mas no que exatamente o seu filho está trabalhando enquanto pratica estes novos movimentos? Vamos falar sobre as habilidades essenciais necessárias para a ação de saltar, aquelas que o seu filho já deve estar desenvolvendo!

Força muscular: Significa o quão fortes somos e a nossa capacidade de exercer força contra alguma resistência. Quanto mais forte o seu filho for, mais alto ele poderá pular!

X
banner kinedu desenvolvimento

Equilíbrio: A capacidade de manter-se em pé e firme enquanto distribui o peso sobre ambas as pernas. O equilíbrio é essencial para que o seu pequeno pule sem que seu corpo balance.

Propriocepção: É a nossa percepção e consciência dos nossos movimentos e posição corporal. Ela ajuda o seu filho a compreender como o seu corpo está posicionado em relação ao espaço e aos próprios membros, para que ele seja menos desajeitado e tenha maior controle e coordenação.

Coordenação muscular: A capacidade de selecionar os músculos certos, no momento certo e com a intensidade necessária. Ao pular, o seu pequeno também precisa de coordenação para fazer o mesmo movimento com as pernas e os pés.

Planejamento motor: A capacidade de planejar e executar ações motoras em uma sequência ideal do início ao fim.

Também é importante lembrar que cada criança é diferente e aprende no seu próprio ritmo. Os marcos do desenvolvimento listados aqui são apenas um guia para o desenvolvimento do seu filho, mas isso não significa que eles se manifestarão como nós os descrevemos. Continue encorajando o seu filho e trabalhando em suas habilidades o máximo que puder!

Se está à procura de atividades que estimulem o seu filho a pular, leia o artigo “Atividades para estimular a habilidade de pular”, e se quiser promover as competências mencionadas neste artigo, leia “Como se tornar um saltador profissional”.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.