Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a dominar a habilidade de pular

aprendendo a saltar

Pontos chave:

  1. Pular é uma importante habilidade motora grossa que as crianças podem desenvolver por meio de diversas atividades que focam na força muscular, equilíbrio, propriocepção, coordenação muscular e planejamento motor.
  2. Jogos como fingir que pula como um sapo e agachar são benéficos para melhorar a força muscular das crianças pequenas.
  3. Atividades que incentivam a andar em superfícies diferentes ou instáveis ​​podem ajudar as crianças a melhorar o equilíbrio, enquanto jogos que envolvem resistência, como empurrar, puxar e engatinhar, podem estimular uma melhor consciência proprioceptiva.
  4. Brincadeiras como pistas de obstáculos e dançar podem ajudar as crianças a praticar o planejamento motor e a coordenação por meio de diferentes movimentos e direções corporais.

Sabemos que as atividades físicas se tornaram uma parte importante da rotina com o seu filho, e que existem muitas habilidades motoras grossas que ele está desenvolvendo e aperfeiçoando durante essa fase. No momento, falaremos sobre uma habilidade específica que envolve muita diversão para o seu filho: pular! Anteriormente, falamos sobre as habilidades essenciais necessárias para pular: força muscular, equilíbrio, propriocepção, coordenação muscular e planejamento motor.

Dicas para estimular as habilidades necessárias para pular

Veja algumas atividades que você pode fazer com o seu filho para estimular cada uma dessas habilidades essenciais e ajudá-lo a se tornar um saltador profissional!

Força muscular

Para fortalecer os músculos da perna do seu filho, usem a imaginação e finjam que vocês são sapos! Saltar como um sapo pode ser um pouco difícil se o seu filho for muito pequeno, mas, mesmo que ele não saia do chão, esta brincadeira vai ajudá-lo a fortalecer os músculos da perna. Isso não só irá melhorar sua coordenação motora grossa, mas também estimulará seu pensamento cognitivo e sua imaginação.

De fato, qualquer brincadeira ou atividade que envolva agachar-se pode ser benéfica para o seu filho. Você pode fazer uma linha de brinquedos e pedir para o seu filho se agachar para pegá-los e trazê-los para uma caixa no final da linha.

Equilíbrio

Para se equilibrar, seu filho pode se divertir andando sobre superfícies diferentes ou instáveis, como travesseiros ou cobertores. Vocês podem brincar de trem e convidar outros familiares para participar. Segure a mão do seu filho e deixe-o guiar o trem, percorrendo diferentes superfícies. Outra ótima atividade para fazer em família é brincar de estátua. Toque alguma música e dance pela sala com o seu filho. Quando a música parar, congelem onde vocês estiverem, como estátuas, até que a música comece novamente. A parada repentina do movimento estimulará o equilíbrio do seu filho. Além disso, ficar nas pontas dos pés é ótimo, não apenas para o equilíbrio, mas também para a força muscular! Você pode fazer uma corrida nas pontas dos pés com o seu filho ou incentivá-lo a pintar ema cartolina colada no alto da parede.

Propriocepção

Para ajudar seu filho a melhorar a propriocepção, faça brincadeiras que envolvam resistência, como empurrar ou puxar. Vocês podem, por exemplo, brincar de cabo de guerra. Outra opção é pedir para o seu filho empurrar uma caixa ao longo de um caminho.

Engatinhar também é ótimo para trabalhar a propriocepção. Para tornar a atividade mais divertida e desafiadora, crie uma pista de obstáculos e peça para o seu filho passar por eles sem se levantar! Ou engatinhem através de um túnel e vejam quem consegue chegar ao outro lado mais rápido.

X
banner kinedu desenvolvimento

Se você tiver uma bola de yoga grande, ajude o seu filho a rolar sobre ela apoiando-se na barriga e usando os braços para se equilibrar.

Todas essas atividades ajudarão o seu pequeno a ter mais consciência da posição do próprio corpo e dos movimentos.

Coordenação muscular

Algo tão simples quanto se divertir em um balancê pode ajudar o seu filho a trabalhar sua coordenação e equilíbrio, pois balançar envolve mudar a distribuição do peso e mover as pernas para frente e para trás. Se quiser experimentar um desafio, faça esta brincadeira. Toque uma música e mostre ao seu filho como marchar no ritmo da canção batendo palmas ao mesmo tempo! Isso pode parecer simples, mas se seu filho ainda tiver cerca de dois anos, coordenar os próprios movimentos pode ser um pouco difícil para ele. Não se preocupe! Com o tempo, ele irá melhorar sua coordenação muscular e, consequentemente, suas habilidades para pular.

Planejamento motor

Dançar também é ótimo para estimular o planejamento motor. Crie uma coreografia simples e veja se o seu filho consegue seguir os passos. A coreografia deve ser desafiadora o suficiente para manter a atenção do seu filho.

Uma brincadeira semelhante é “O mestre mandou”, na qual você pode acrescentar outros tipos de movimentos ou ações. Por exemplo: “O mestre mandou correr até a parede!”.

Além disso, as pistas de obstáculos são ótimas para a prática do planejamento motor, especialmente se envolverem diferentes movimentos corporais e mudanças de direção.

Então, não espere mais. Experimente essas atividades com o seu filho e o observe se tornar um especialista em pular!

Para mais ideias, certifique-se de checar nosso catálogo! Temos muitas atividades para você fazer em casa com o seu filho!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.