X
X
primeiros passos de uma criança

O que faz o seu filho andar?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Testemunhar os primeiros passos do seu bebê será uma experiência inesquecível, e sua vida estará prestes a se tornar ainda mais interessante! Depois de saber mais sobre esse indicador incrível, você ficará surpreso com tudo o que seu filho tem conquistado.

Em média, os bebês demoram cerca de 12 meses para aprender a andar porque, antes disso, precisam desenvolver muitas outras habilidades e fortalecer seus músculos. Seu filho começará a controlar sua cabeça e sua postura até conseguir ficar de pé sozinho. Você perceberá que o corpo dele está ficando mais forte.

Quando seu filho conseguir sustentar a cabeça, o próximo passo será se sentar sem apoio, algo que costuma acontecer entre os 6 e os 8 meses. Ele não usará somente a parte inferior do corpo para andar, mas também precisará ter braços fortes e os músculos da região central do corpo e do pescoço bem desenvolvidos.

Além disso, ele também precisa aprender a segurar as coisas. Isso é necessário porque ele irá se segurar em algo para poder se levantar e se manter em pé. Isso também será fundamental para suas tentativas de manter o equilíbrio. Para conseguir isso, ele precisará ter força nos braços e nos músculos da região central do corpo, além de praticar muito. Pouco a pouco, ele começará a se levantar sem ajuda e até manterá a posição por alguns segundos.

Depois de dominar a habilidade de se levantar com apoio e melhorar sua coordenação, seu filho começará a se movimentar enquanto se segura nos móveis para tentar alcançar um objeto. Isso irá desenvolver a base que permitirá que ele dê seus primeiros passos.

Seu filho tem experimentado movimentos diferentes enquanto está com você, por isso, sua confiança tem aumentado, e isso o ajudará a tentar fazer coisas novas e diferentes. Um dia ele tentará andar. Talvez até comece a fazer isso sem perceber. Usar objetos como apoio ou talvez o fato de você estar ao lado dele lhe dando as mãos dará a ele segurança para tentar.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como você pode ajudar o seu filho a desenvolver a força muscular necessária para andar? Com muita prática. Se um atleta não treinar antes de uma corrida, ele não estará preparado! O mesmo vale para o seu filho, então, como você pode ajudá-lo?

Você provavelmente já o viu brincar incansavelmente. Brincar e se divertir são ótimas maneiras de incentivar as crianças a dominar certas habilidades. Uma das coisas que você pode fazer para ajudar seu filho é dar a ele a oportunidade de praticar suas novas habilidades em um espaço seguro.

Veja algumas atividades interessantes que você pode fazer em casa para estimular a habilidade de andar:

  • Estimule as habilidades de preensão: como mencionamos anteriormente, seu filho precisa saber como segurar as coisas antes de andar. Uma forma divertida de estimular isso é pendurar brinquedos na frente dele. Você pode aproveitar os momentos em que ele esteja sentado no carrinho. Ele irá tentar alcançar e pegar as coisas e, depois de um tempo, poderá fazer isso sozinho.
  • Faça uma pista para engatinhar: pegue uma toalha e um cobertor pequeno e alinhe-os. Sente-se de um lado e incentive o seu filho a engatinhar em sua direção. Isso irá fortalecer seus músculos e melhorar sua coordenação. Essas habilidades motoras grossas são precursoras da ação de andar.
  • Pegar e andar: coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu bebê fora do alcance dele. Incentive-o a ir atrás deles e trazê-los. Isso irá estimular a coordenação muscular, o planejamento motor e até a resolução de problemas.
  • Rolem juntos no chão: deitem no chão e rolem. As pernas e o quadril deverão se mover ao mesmo tempo, o que irá estimular a coordenação. Você pode mudar um pouco a brincadeira e experimentar movimentos diferentes. Por exemplo, peça para o seu filho rolar com as pernas apontando para o teto. Como isso não é possível, vocês certamente vão dar muita risada. Além disso, ele usará seu pensamento de causa e efeito e tentará decifrar por que não consegue rolar assim. Incentive-o a a explorar diferentes movimentos para ajudá-lo a desenvolver um controle melhor dos músculos.
  • Brinquem no chão: deixe o seu filho brincar no chão, movimentar-se à vontade de um lugar para o outro e explorar novos movimentos e habilidades. Incentive a atividade física.
  • Faça uma pista de obstáculos: use almofadas, caixas ou brinquedos e incentive o seu filho a se movimentar entre eles. Ele poderá engatinhar, segurar ou escalar coisas, o que irá estimular sua força e sua coordenação muscular.
  • Dê um passeio com o seu filho: se ele ainda não anda, mas vê que outras crianças estão andando, talvez ele também queira tentar. Essa é uma grande motivação para começar a andar por conta própria. Durante o passeio, segure as mãos do seu filho e o ajude a dar os primeiros passos. Aproveite as superfícies seguras, como a grama, para permitir que ele experimente andar em superfícies diferentes.

Lembre-se de que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo e o seu filho estará trabalhando nas habilidades necessárias para dar os primeiros passos. À medida que ele praticar os mesmos movimentos repetidas vezes, seu equilíbrio irá melhorar muito e sua confiança aumentará.

O desenvolvimento do seu filho irá depender muito das suas interações com ele. Faça com que elas sejam valiosas!

Para mais informações sobre este tema, leia estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O que faz o seu filho andar?”

  1. Pingback: Coordenação motora grossa: perguntas e respostas - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *