Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios do “toy talk” (falar com brinquedos) para o bebê

falando com brinquedos

Pontos chave:

  1. “Toy talk” (falar com brinquedos) é uma técnica proposta pela Universidade de Illinois para melhorar as habilidades linguísticas das crianças.
  2. O “Toy talk” envolve demonstrar o uso da linguagem brincando e nomeando brinquedos, o que ajuda as crianças a desenvolver o uso da terceira pessoa.
  3. Brincadeiras de faz de conta, brincadeiras de construção, jogos, rotinas e livros são algumas das formas de incorporar o “toy talk” nas atividades cotidianas.
  4. Incluir os brinquedos favoritos do seu filho nas experiências pode tornar a aprendizagem mais agradável e eficaz, e usar o “Toy talk” pode tornar-se uma parte natural das interações diárias.

No blog, já mencionamos a importância da brincadeira. Hoje falaremos sobre novas pesquisas que analisaram a importante relação entre a brincadeira e a aquisição de linguagem.

Quando seu filho tiver entre 24 e 36 meses de idade, ele começará a formar frases simples e usar pronomes; Você irá ouvi-lo dizer várias frases que começam com “eu” e “você”. Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como trabalhar um aspecto diferente da linguagem: o uso da terceira pessoa.

A Universidade de Illinois propôs recentemente uma técnica nova para melhorar o uso da linguagem das crianças usando brinquedos. Eles a chamaram de “toy talk” ou conversa com brinquedos. Basicamente, trata-se de modelar a fala por meio da brincadeira. Esta intervenção é dividida em duas estratégias: nomear os brinquedos e, em seguida, falar sobre eles. Então, a primeira coisa que precisa ser feita é dar nome ao objeto. Por exemplo, digamos que seu filho escolhe um ursinho de pelúcia que ele ama muito e o chama de “Teddy”. O que podemos fazer com Teddy?

X
banner kinedu desenvolvimento

Brincar de faz de conta: já falamos sobre a brincadeira de faz de conta e sobre o valor da imaginação. Neste caso, Teddy fará parte da brincadeira de faz de conta. Você pode brincar no quarto do seu filho e fingir que vocês estão em um chá da tarde, no qual conversam sobre o que Teddy gosta ou não gosta. Primeiro, ensine ao seu filho como usar a terceira pessoa, por exemplo, “Teddy está usando a xícara mais bonita”. Em seguida, faça perguntas para iniciar a conversa, como “Teddy está com sede?”. Dessa forma, ele terá a oportunidade de usar a terceira pessoa por conta própria. Essa brincadeira incentivará seu filho a usar a imaginação e desenvolver a empatia.

Brincar de construir: este tipo de brincadeira envolve atividades nas quais estruturas são construídas ou empilhadas. Sente-se ao lado do seu filho e fale sobre o que ele está construindo. Ajude-o, descrevendo as ações que ele está fazendo. Em seguida, faça suas perguntas, de modo a incentivá-lo a usar a terceira pessoa para se referir à sua construção. Para tornar a brincadeira mais divertida, vocês podem incluir um brinquedo – por exemplo, Teddy – e lhe perguntar coisas sobre a construção.
Brinquedos e rotinas: inclua o brinquedo favorito do seu filho em suas rotinas. Por exemplo, se Teddy acompanhar vocês durante o banho, pergunte ao seu filho sobre seu ursinho e os passos que ele deve seguir para tomar banho. Isso também irá lhe ajudar a estabelecer rotinas diárias e modelar e praticar as habilidades linguísticas do seu filho.

Livros: não basta lê-los; olhem para as imagens e peça para o seu filho apontar as coisas e depois descrevê-las usando a terceira pessoa. Por exemplo, diga “A bailarina saltou muito alto! Você está vendo?” ou até mesmo criem uma história em que vocês são personagens. Assim como nas outras atividades, modele o uso da terceira pessoa e, em seguida, deixe seu filho tentar!

Incluir o brinquedo favorito do seu filho nas experiências de aprendizagem fará a diferença! Não hesite em fazer isso. Se precisar de opções de brinquedos, alguns especialistas em linguagem recomendam usar quebra-cabeças, ímãs, fantasias ou qualquer tipo de veículo para trabalhar habilidades linguísticas. Tenho certeza que vai dar o que falar!

Você pode usar a “conversa com brinquedos” em todos os tipos de atividades! Para que seja mais eficaz, considere os gostos e interesses do seu filho. Deixe-o escolher o brinquedo e siga o fluxo. O mais importante é que vocês se divirtam. Com o tempo, você irá usar a estratégia de conversa com brinquedos sem nem perceber que está fazendo isso!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.