Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais habilidades o engatinhar ajuda a desenvolver?

Pontos chave:

  1. O engatinhar é crucial para o desenvolvimento e a mobilidade do seu bebê.
  2. Ajuda a desenvolver o equilíbrio, as habilidades motoras finas e grossas, a coordenação olho-mão e a visão binocular.
  3. O engatinhar estimula processos cognitivos, memória, foco e resolução de problemas.

Engatinhar é uma parte importante do desenvolvimento do seu bebê. Agora que ele está começando a se mover, prepare-se para andar atrás dele pela casa. Nesse artigo, vamos falar sobre as diferentes habilidades que se desenvolvem ao engatinhar.

Equilíbrio: Essa é uma habilidade que seu filho precisará durante toda a vida. O equilíbrio é necessário para caminhar, correr, saltar, chutar uma bola, escrever e colorir. Enquanto seu filho trabalha esta habilidade, ele aprenderá a distribuir seu peso e se mover de um lado para o outro. Uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco descobriu que bebês que engatinham aprendem mais rápido a controlar tarefas que exigem estar na posição vertical e manter o equilíbrio; esse aprendizado é dado através de estímulos visuais.

Coordenação motora fina e grossa: Quando o bebê está apoiado nas palmas das mãos, ele estica os músculos das mãos e dos dedos. Isso incentivará habilidades como pegar pequenos itens, manipular brinquedos e escrever. Além disso, à medida que ele aprende a se movimentar, coordenará movimentos amplos de braços, pernas, pés e tronco, o que lhe dará forças para carregar seu próprio peso e atingir novos marcos, como atirar ou pegar coisas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Cordenação olho-mão: Seu filho vai trabalhar essa habilidade, porque estará se guiando com as mãos. Isso o ajudará a se concentrar em algo enquanto suas mãos executam uma tarefa. Essa habilidade é necessária para ler, escrever e praticar esportes.

Visão binocular: Seu bebê vai se acostumar a olhar para longe e então focar os olhos nas mãos enquanto engatinha ou alcança um objeto. Essa habilidade será útil na escola quando ele tiver que copiar as coisas da lousa.

Processos cognitivos: A mecânica do engatinhar estimula diferentes áreas do cérebro que processam a compreensão, a memória e a concentração. Como o seu filho também está coordenando ambos os lados do corpo, ele estimula os dois hemisférios cerebrais, aprimorando o aprendizado, a navegação e a resolução de problemas. Enquanto ele engatinha e se move em torno de coisas, ele irá explorar objetos e aprender a descobrir como chegar aos lugares que ele quer. Isso estimulará a autoconfiança dele.

Lembre-se de que o processo de aprender a engatinhar varia de um bebê para outro e que cada um se move da maneira que lhe parece mais confortável. Se você perceber que seu bebê ainda não está engatinhando, confira recomendações de exercícios para estimular essa habilidade.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.