Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso ensinar habilidades de resolução de problemas ao meu filho?

Pontos chave:

  1. Crianças de todas as idades enfrentam problemas e desafios.
  2. Ensinar resolução de problemas envolve quatro papéis: observador, apoiador, facilitador e modelo.
  3. Incentive o uso de linguagem equilibrada e realista ao discutir problemas com o seu filho.
  4. Ajude seu pequeno a identificar problemas, propor soluções alternativas e testá-las para construir confiança e competência.

Seja uma tarefa da escola, um problema com um brinquedo, uma briga de irmãos ou uma discussão entre amigos; todas as crianças enfrentam problemas. Às vezes, algo simples como não ter massa de modelar da cor que ele quer pode ser um desafio para o seu filho. Como é impossível resolver tudo para ele, ensine-o a fazer isso sozinho. A boa notícia é que ele tem a melhor professora!

Enquanto você o ensina a resolver um problema, lembre-se de que você deve cumprir quatro papéis: observadora, torcedora, facilitadora e modelo. Observe como ele brinca e enfrenta desafios antes de intervir. Apoie-o e incentive-o verbalmente. Facilite ações específicas para incentivá-lo a procurar soluções diferentes. Mostre a ele como você enfrenta problemas.

Com o tempo, você verá que a confiança e a independência do seu filho vão melhorar. Você notará que ele administra melhor as próprias emoções, encontra soluções criativas, mostra flexibilidade cognitiva e expande sua maneira de ver as coisas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Tudo começa com um pensamento e isso sempre pode ser modificado. O que nos faz sentir ansiedade não é tanto a pessoa ou situação problemática, mas o que pensamos sobre isso. As crianças costumam usar expressões exageradas quando confrontadas com um problema. Se o amigo do seu filho se recusar a brincar com ele, ele certamente dirá “Ninguém quer brincar comigo”. Ensine-o a expressar a situação usando uma linguagem mais moderada e realista. “Eu sei que você está triste, mas há mais pessoas que querem brincar, como a mamãe, o papai ou a vovó”. É importante que você o valide, deixe-o processar as emoções e ensine a ele mecanismos para lidar com as dificuldades, porque, mesmo que a linguagem seja exagerada, seu filho pode realmente se sentir assim. “Eu entendo que você está triste, eu sei que é difícil, mas está tudo bem, você fez o seu melhor, me diga o que você não conseguiu fazer.”

Ajude-o a descrever o problema com mais precisão. “Por enquanto, seu amigo David não quer jogar bola.” Em seguida, procure alternativas diferentes para resolver a situação. 1) Por que não perguntamos a David o que ele quer fazer primeiro e depois jogar bola? 2) Vamos perguntar ao Marcos se ele quer brincar com você. 3) Vamos ver se as outras crianças querem jogar bola. 4) E se jogarmos você e eu?

Encontrem soluções diferentes, escolham uma e testem. O importante não é o resultado, mas como você ensina seu filho a enfrentar um problema ou desafio. Usar uma linguagem realista, encontrar soluções concretas e testá-las fará com que ele se sinta mais confiante e competente, expandindo e mudando sua maneira de pensar. Isso estimulará suas habilidades de julgamento, planejamento, antecipação e flexibilidade mental quando confrontado com um problema.

É importante que você dê ao seu filho muitas oportunidades para praticar a solução de problemas. Imagine diferentes cenários desafiadores que podem surgir em casa. De acordo com o nível de desenvolvimento do seu filho, certifique-se de que existe uma solução viável disponível. Com prática e tempo, você vai ensiná-lo a resolver as coisas sozinho.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.