Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Método Andaime, de Vygotsky, na aprendizagem

método andaime

Pontos chave:
1. O andaime é um processo de aprendizagem no qual os adultos oferecem suporte ao desenvolvimento das crianças, ajudando-as a conectar o conhecimento existente com novas habilidades.
2. A “zona de desenvolvimento proximal” (ZPD) é onde ocorre o andaime bem-sucedido, reduzindo a lacuna entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
3. Comece a usar o método andaime para capacitar o seu filho tão cedo quanto desejar, entendendo seus interesses e habilidades.
4. Combine seu apoio às habilidades do seu filho, incentive-o com perguntas, introduza novos materiais e retire o apoio gradualmente à medida que ele aprender.

À medida que seu filho desenvolve sua autoconfiança e independência, ele precisará da sua ajuda para se sentir capaz de fazer as coisas. Entenda como incentivá-lo com o Método Andaime.

O que é o Método Andaime?

O “andaime” é um processo de aprendizagem em que um adulto estimula o desenvolvimento de uma criança, ajudando apenas quando necessário. Isso permite que a pessoa relacione o conhecimento anterior com novos conhecimentos, habilidades e uma compreensão mais profunda de algo. O psicólogo e pioneiro Lev Vygotsky (1931) disse que um andaime eficaz ocorre no que ele chamou de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP). A ZDP é a diferença entre o que uma criança pode fazer e aprender por si mesma e o que ela pode fazer e aprender com a ajuda de uma pessoa mais experiente. 

O andaime permite que uma pessoa resolva um problema ou alcance uma meta que está um pouco além de suas habilidades atuais. Qualquer um pode se beneficiar desse processo, já que todos têm uma ZDP diferente. Vários estudos observaram o impacto do andaime no desenvolvimento infantil. Os resultados mostram que os pais que usaram esse processo para incentivar a resolução de problemas em seus filhos de 3 anos tiveram um impacto direto nas funções executivas das crianças quando completaram 4 anos de idade.

Apoie seu filho com o Método Andaime

Você pode começar a capacitar seu filho por meio do Método Andaime em qualquer idade. Quando descobrir o que ele sabe e o que quer aprender, você pode começar a incentivá-lo. 

O que precisa ser levado em consideração ao colocar o método em prática:

  • Junte-se ao seu pequeno na hora de brincar e observe estes sinais:
    • Como ele gosta de brincar?
    • Quando ele desiste?
    • Quão responsivo e sensível ele é à sua ajuda?
    • Quão empolgado ele fica?
    • Como é o foco dele durante a brincadeira?
  • Defina objetivos realistas, levando em consideração o estágio de desenvolvimento do seu filho. 
  • Entenda a forma de aprender do seu filho, observando-o com cuidado. 
  • Não tenha medo de trazer coisas novas para a brincadeira ou quando for ensinar uma nova habilidade ao seu pequeno.
  • À medida que o seu filho for evoluindo em uma habilidade, vá oferecendo cada vez menos ajuda.

Exemplos de situações em que o Andaime é utilizado:

Confira alguns exemplos que podem te ajudar a se tornar mais sensível às oportunidades do dia a dia para aplicar o método andaime:

1. Quando as crianças aprendem a andar, elas geralmente seguram a roupa ou a mão de um adulto. Só quando desenvolverem força e equilíbrio suficiente é que elas começarão a andar por conta própria. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Você vê que seu filho segura algo para se levantar. Você lhe dá a mão, ele dá alguns passos e cai. Você identifica sua ZDP entre a capacidade de se levantar e andar sem ajuda. Um método de andaime seria oferecer-lhe dois pequenos brinquedos que atraiam o interesse dele e ver se, segurando um em cada mão e apertando-os, ele consegue manter o equilíbrio para dar alguns passos na sua direção. 

2. Quando seu filho estiver aprendendo sobre a permanência do objeto e a socialização através de brincadeiras, brincar de “Esconde-Esconde” irá chamar bastante a atenção dele.

Ao descobrir seu rosto pela enésima vez, você verá que seu filho vai perder o interesse e vai se concentrar em outra coisa. Ajude-o a prestar atenção cobrindo o rosto dele com um cobertor, repetindo seu nome e dizendo “você está aqui” enquanto tira o cobertor. Assim, você terá uma nova maneira de fazer com que ele se reconecte com a atividade e responda ao estímulo. 

3. Quando seu filho aprender sobre formas e cores, ele começará a prestar atenção nas cores que vê ao redor. 

Se você perceber que ele começa a identificar o azul e o amarelo, de manhã, quando for vesti-lo, coloque roupas azuis e amarelas na cama. Ele ficará animado ao se vestir e identificar as cores. Diga que será o dia do azul e do amarelo, que vocês as usarão nas roupas e tentarão encontrar coisas dessas cores durante o dia. Desta forma, você criará um ambiente de aprendizagem baseado no que ele já sabe e estabelecerá uma estratégia que se relacione com os interesses dele. 

Com sua ajuda e orientação, você pode desafiá-lo a expandir seus conhecimentos e aprender coisas novas. Incentivá-lo com brincadeiras simples e exercícios como esses irá estimular a confiança, a independência e as futuras habilidades cognitivas do seu filho.

Essas estratégias simples podem ajudar seu pequeno a aprender um pouco mais do que ele teria aprendido sozinho. O hora da brincadeira oferece uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, então pense no método andaime como uma escada que pode levar seu filho a novos níveis de habilidades

Artigos Relacionados

5 respostas

    1. Oi, Ricardo! Ficamos em dúvida com relação ao seu comentário. Por gentileza, escreva para ola@kinedu.com e ficaremos felizes em ajudá-lo! 🙂 Ficamos no aguardo, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.