X
X
cadeirinha de carro para crianças

Cadeirinha de carro para crianças: qual usar em cada idade?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A cadeirinha de carro para crianças é essencial para garantir segurança. Mas existem tipos diferentes para cada idade: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação.

Mesmo em trajetos curtos, usar a cadeirinha de carro para crianças garante uma maior proteção para seu pequeno. Dessa forma, ainda que dê trabalho colocar o cinto de segurança, ou que ele reclame de ficar preso, o fato de saber que o seu bebê está protegido fará valer muito a pena.

Assim, quanto aos assentos para carro para crianças, saiba que existe o modelo certo para cada fase, peso e altura do seu pequeno. Além disso, é necessário (e muito seguro) prendê-la adequadamente ao carro e zelar pela conservação do equipamento. É preciso, ainda, ter atenção às indicações corretas de uso para garantir a efetividade dela em caso de acidente.

Neste post, você descobrirá qual a cadeirinha de carro para crianças mais indicada para o seu filho e qual o momento de trocá-la por outra, ou de ele já poder viajar sentado no banco. Acompanhe!

Por que usar cadeirinha de carro para crianças?

A cadeirinha, o bebê conforto e o assento de elevação são essenciais para transportar a criança de forma muito mais segura. Em caso de acidente ou em freadas fortes, ela estará mais protegida.

Isso faz todo sentido, já que o acidente de trânsito é a principal causa de morte de crianças entre um e 14 anos de idade. Mas, felizmente, com o uso de assentos apropriados, a ameaça à vida diminui em 71%, e a necessidade da hospitalização, em 69%. Ótimos motivos para usá-los, não?

O Código Nacional de Trânsito, alterado pela Lei 14071/20, que entrou em vigou a partir de 12 de abril de 2021, diz que “as crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros em todas as vias do território nacional”. O mesmo diz a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), conhecida como a Lei da Cadeirinha, em vigor desde 2008.

Mas você sabe que o desenvolvimento da criança, desde bebê até a pre-adolescência, é bastante dinâmico. E é por isso que existe uma cadeirinha (ou assento) para cada fase. Vamos conhecê-los?

Como escolher uma cadeirinha de carro para crianças?

Na hora de comprar a cadeirinha de carro para crianças, é importante não considerar apenas a idade do pequeno, mas também seu peso e altura.

Se você notar que a cadeirinha já está pequena para o seu filho, ou que a cabeça dele já está ultrapassando o limite superior da cadeira, isso significa que está na hora de trocá-la. É importante sempre observar se ela tem o selo de garantia do Inmetro, pois ele assegura que o produto atende às exigências mínimas previstas em normas.

Bebê conforto

O bebê conforto é o equipamento apropriado desde o nascimento até um ano de idade, segundo a lei. Mas é preciso dar atenção ao peso limite de 13 quilos (pois esse é o valor máximo que esses objetos costumam comportar), ou se a cabeça do bebê ultrapassou o topo.

E como usar o bebê conforto? Ele deve sempre ser instalado de costas para a frente do carro, e com uma inclinação de aproximadamente 45 graus. Essa é a posição mais segura para seu pequeno.

E não tenha pressa de passá-lo para a cadeirinha virada para a frente, mesmo se suas perninhas começarem a ficar meio dobradinhas, pois isso não interfere na segurança do pequeno. Desde que seu filho esteja confortável, aguarde até o momento certo para ter certeza de que ele está preparado para a mudança.

Cadeirinha

Ela deve ser usada por crianças entre um e quatro anos de idade. De acordo com a lei, a partir de um ano de idade, a criança já pode viajar virada para a frente do carro, no meio do banco e na posição vertical.

X
banner kinedu saúde

Não se esqueça de que o cinto do carro prende a cadeirinha ao banco, e ele é fundamental para o pequeno não cair dela. Às vezes, mesmo com o carro em velocidade baixa e parado no farol, a criança pode ficar agitada e cair da cadeirinha. Por isso a fundamental importância do cinto. A cadeirinha deve ser usada até quando seu filho estiver pesando aproximadamente 18 quilos.

Vale lembrar que, a depender do fabricante, a cadeirinha pode acomodar crianças de nove a 18 quilos, conforme limite máximo definido pelo fabricante do produto. Dessa forma, se você comprar uma cadeirinha que mencione que o peso máximo é de nove quilos, é muito provável que você precise comprar outro modelo, para até 18 quilos.

Assento de elevação ou booster

Esse dispositivo é apropriado para crianças entre 15 e 36 quilos, aproximadamente, e entre os quatro e os dez anos de idade que, ao mesmo tempo, tenham até 1,45 m. Com isso, crianças que tenham dez anos, mas que sejam maiores que a altura estabelecida estão liberadas do assento. Já aquelas que ainda não atingiram essa altura devem continuar viajando no banco de trás, até alcançar o tamanho adequado.

O assento deve ser fixado no banco traseiro do carro com o cinto de três pontos. Esse tipo de dispositivo passa nos pontos corretos do assento, proporcionando maior proteção para seu filho.

Banco do carro

Esse não é um tipo de cadeirinha para carro, mas é citado por ser usado pelas crianças maiores. Assim, a partir dos dez anos de idade ou 1,45 m de altura, ela já pode viajar sentada no próprio banco do carro atrás ou na frente — isso mesmo!

Pelo novo Código de Trânsito, se a criança tiver alcançado a idade e o tamanho permitidos, já pode viajar na frente e sempre presa ao cinto de segurança, é claro. No entanto, o senso comum diz que o banco traseiro continua sendo o local mais seguro para seu filho viajar, ok?

E você sabia que o transporte de crianças em moto também mudou? Antes, era proibido levar crianças menores de sete anos ou sem condição de cuidar da própria segurança. Agora, ficou assim: é proibido transportar crianças menores de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria proteção.

Aqui, cabe um cuidado extra. É importantíssimo que os pais estejam muito certos de que o pequeno se segurará firmemente em suas cinturas ou na própria moto, pois disso depende a segurança do seu filho.

E se o seu pequeno for viajar com os tios, amigos ou avós (ou qualquer outra pessoa), a cadeirinha deve ir para o carro deles. Eles precisam estar treinados para a colocação do cinto, além de serem instruídos quanto à importância do uso do dispositivo, combinado?

Posso comprar uma cadeirinha de carro usada?

Vale a pena informar que a cadeirinha de carro para crianças mais cara nem sempre será a mais apropriada para seu filho ou seu veículo. O importante é que ela esteja instalada corretamente e se adapte ao tamanho da criança e do carro.

Baixe nosso app e tenha acesso a outras dicas valiosas para o dia a dia com os pequenos!

Se for comprar uma cadeirinha de segunda mão, observe se ela não está velha demais, se apresenta algum defeito, se falta alguma parte e se tem o selo do Inmetro e um manual de instruções. Além disso, não se esqueça de sempre verificar se ela está bem presa.

Esperamos que você tenha entendido tudo o que mudou e que essas alterações podem, inclusive, salvar a vida de seus filhos. Sabemos que pode dar certo trabalho seguir tudo à risca e, de tempos em tempos, trocar a cadeirinha, mas essas são atitudes fundamentais para que os trajetos de carro com o seu filho sejam sempre seguros.

Agora que você já sabe mais sobre cadeirinha de carro para crianças, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, você ajudará outros pais a conhecer as novas maneiras de transportarem seus filhos no carro.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *