Quando o seu filho dominar a arte de andar, ele começará a se movimentar por todos os lugares sempre que puder! Este é um grande passo para adquirir independência, e você certamente perceberá uma mudança significativa em sua vida. Agora seu filho vai querer fazer tudo!

Em alguns meses, ele pedirá para fazer as coisas sozinho. Nesse ponto, ele não apenas desenvolveu suas habilidades físicas, mas também melhorou em muitos outros aspectos, e andar será uma excelente ferramenta de aprendizagem. Agora é o momento perfeito para dar a ele a oportunidade de explorar, perguntar e usar a imaginação. Esta fase abrirá novas possibilidades para realizar novas atividades junto com ele.

banner kinedu desenvolvimento

Quais são os benefícios de andar?

  • Andar ajudará o seu filho a desenvolver sua curiosidade. A princípio, ele se perguntava sobre o mundo a partir de uma posição estática. Quando começou a engatinhar, ele estava limitado ao nível do chão, mas, agora, seu filho poderá ir a qualquer lugar e apreciar a vista de cima! Seu pequeno ficará mais curioso, porque agora ele poderá se movimentar em novos lugares e ver as coisas de uma perspectiva diferente. Muitas coisas serão novas para ele, então, aproveite isso e explorem juntos.
  • Andar afetará diretamente a independência e a autoconfiança do seu filho. Muitas das habilidades precursoras serão desenvolvidas antes que ele tenha força e coordenação suficientes para andar. Talvez ele esteja engatinhando pelas escadas, pegando objetos ou ficando mais forte a cada dia. Isso o ajudará a ser mais independente; agora ele poderá ir aonde quiser. Você até o verá tentar sair da cadeirinha no carro ou pegar seus brinquedos. Talvez ele não queira mais que você o carregue no colo com a mesma frequência. Todas essas habilidades estimularão não apenas suas habilidades físicas, mas também seu desenvolvimento socioafetivo.
  • Andar permitirá que o seu filho faça mais atividades físicas. Nessa fase, recomenda-se que ele faça 30 minutos por dia de atividades físicas estruturadas. Vocês podem brincar no parque ou passear. Além disso, ele também poderá desfrutar de pelo menos uma hora diária de brincadeiras não estruturadas, em que explora livremente.
  • À medida que desenvolve a coordenação motora, seu filho começará a usar mais as mãos. A princípio, ele irá segurar e manipular objetos enquanto anda, o que também o ajudará a se equilibrar. No entanto, mais adiante, ele poderá usar as mãos para abrir a maçaneta de uma porta ou segurar um lápis. É uma boa hora para oferecer brinquedos como blocos de madeira.

Com o passar do tempo, seu filho irá praticar como andar, e isso aumentará sua força e autoconfiança. Em breve, ele terá mais estabilidade nos pés, abrindo o caminho para as grandes realizações que virão pela frente.

Para mais informações sobre este assunto, confira estes artigos: