Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o bebê a andar? Veja 5 dicas práticas!

como estimular o bebê a andar

Os pais possuem um papel fundamental para que seus filhos tenham um desenvolvimento motor saudável. Confira algumas dicas de como estimular o bebê a andar!

Seu bebê está em desenvolvimento e você pode incentivá-lo de diversas formas. Muitos pais têm dúvidas de como estimular o bebê a andar por ser um processo mais complexo e que demanda algumas habilidades como equilíbrio, força, coordenação motora, entre outras.

As crianças costumam começar a andar quando têm entre 10 e 18 meses de vida, então, é importante que os pais não se desesperem fazendo comparações e apressando o bebê. Cada um tem o seu tempo! Alguns só começam a andar no fim desse período, e isso não significa que estejam atrasados. Tenha calma e não crie um ambiente de ansiedade, pois o bebê é capaz de sentir e isso pode atrapalhá-lo em sua jornada de desenvolvimento.

Quer saber como estimular o bebê a andar? Confira agora cinco dicas práticas que preparamos para você!

1. Incentive o pequeno a se arriscar

Ver medo ou pânico no rosto dos pais faz com que o bebê associe a situação que está vivendo a algo perigoso. Se seu filho está tentando andar e você fica preocupado, observando seu jeito desengonçado, ele pode não querer se arriscar e travar.

Uma parte importante e que faz diferença é encorajá-lo, mostrando que explorar o mundo dessa forma pode ser incrível. Se você faz uma grande festa quando ele se esforça, as chances de ele continuar tentando aumentam muito.

Uma boa estratégia é chamá-lo até você. Inicie com pequenas distâncias para que ele não se sinta frustrado por não conseguir percorrer um caminho longo demais. Vá aumentando a distância à medida que ele for conseguindo realizar o percurso. Isso fará com que ele se sinta cada vez mais estimulado e seguro.

Dar abraços e beijos antes e depois da tarefa concluída também são ótimas formas de incentivá-lo e tornar essa nova habilidade mais divertida e empolgante.

2. Dê suporte físico

Além de incentivar dando suporte emocional, você pode estimular seu bebê com um suporte físico. Dar as suas duas mãos para ele ir aprendendo a se equilibrar e ao mesmo tempo fortalecer os músculos é uma ótima forma de começar. Como você não o deixará cair, as chances de ele continuar tentando são maiores. À medida que ele for ganhando força e equilíbrio, faça com que a tarefa fique mais desafiadora, oferecendo a ele apenas uma de suas mãos. Alternar as mãos será importante, pois isso estimula os dois lados do corpo, melhorando seu equilíbrio.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você pode ensinar técnicas que o seu filho ainda não domina. Um exemplo é mostrar para ele que é possível flexionar os joelhos quando ele estiver em pé, possibilitando o movimento do andar. Com alguém experiente auxiliando o bebê, ele terá uma vantagem para conseguir aprender mais rápido a executar os movimentos.

3. Adapte a sua casa

Antes de o bebê aprender efetivamente a andar, ele começa a ficar de pé e a percorrer o ambiente segurando onde consegue. Uma ótima dica de como estimular o bebê a andar é fazer da sua casa um ambiente seguro para ele explorar. Móveis pesados e sem quinas pontiagudas auxiliarão o pequeno a se apoiar e, consequentemente, chegar até onde deseja.

Por outro lado, tenha cuidado com móveis que são leves demais e que podem cair em cima do seu filho, causando acidentes. Escadas também merecem atenção especial, pois seu bebê ainda não tem a habilidade de descer os degraus, e uma queda pode ser fatal. Lembre-se de tomar cuidado com a toalha de mesa, já que o bebê pode puxá-la, derrubando algo e causando um grande acidente. Em um ambiente seguro, você fica tranquilo e seu filho pode testar com confiança suas novas habilidades.

4. Use brinquedos atrativos e explore novos ambientes

Quando estamos motivados, as chances de superarmos desafios aumentam. Assim também acontece com os bebês, que podem estar mais ou menos interessados em realizar alguma determinada ação. Andar de um lugar para o outro pode ser uma tarefa sem objetivo, mas se o bebê avista o seu brinquedo preferido do outro lado da sala, ele vai fazer de tudo para alcançá-lo. Assim, outra dica de como estimular o bebê a andar é espalhar coisas que são interessantes para ele no ambiente, para que ele tente ir até tais objetos e desenvolva suas habilidades motoras e físicas no processo.

Explorar novos ambientes é outra grande motivação para fazer o seu filho andar. Ele vê um novo lugar como um mundo completamente estranho e interessante. Então, leve seu bebê para conhecer espaços diferentes e tente fazer com que ele percorra o ambiente com você. Além de passar o tempo juntos e treinar novas habilidades, vocês vão compartilhar momentos descontraídos e excitantes.

5. Deixe-o aprender da forma mais natural possível

Existem vários produtos no mercado destinados aos bebês e o andador é um deles. No entanto, ele é alvo de polêmicas e severamente criticado por pediatras e especialistas.

Os profissionais explicam que esse objeto dá uma capacidade de mobilidade desproporcional ao desenvolvimento do bebê, e pode fazer com que ele se coloque em situações de risco. Além disso, os músculos do seu pequeno também precisam se fortalecer, e o andador atrapalha esse processo, já que facilita o movimento sem que seja necessário muito esforço. Em suma, o andador pode colocar seu filho em perigo ou retardar seu processo de aprendizado, então é melhor evitá-lo.

Deixe seu filho andar da forma mais natural possível, até mesmo sem sapatos. Sentir a textura do ambiente e ter mais aderência vai deixá-lo mais confiante. Se o calçado for necessário, opte por meias antiderrapantes e sapatos molinhos e flexíveis.

Seu filho está crescendo e aprendendo coisas novas e ficará cada vez mais independente. Cuidar e zelar pelo desenvolvimento do seu pequeno é desafiador, mas também gratificante. Se você gostou das dicas de como estimular o bebê a andar, baixe o aplicativo do Kinedu! Nele, você encontra excelentes ideias de atividades para fazer com seu filho para ajudá-lo em seu desenvolvimento.

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Por favor, poderiam informar quais são as referências deste texto? Gosto de pesquisar por mim mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.