Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Andador para bebê é recomendado?

Pontos chave:

  1. Andadores não ajudam o bebê a aprender a andar e podem atrapalhar o desenvolvimento da marcha.
  2. O uso de um andador para bebês pode retardar o controle muscular e levar a padrões de movimento incomuns.
  3. Andadores podem fazer com que os bebês usem os dedos dos pés para se movimentar, resultando em rigidez nas pernas.
  4. Andadores fazem os bebês pularem marcos importantes no desenvolvimento, como aprender a se levantar, e podem representar riscos à segurança do seu pequeno.

Quando seu bebê começar a dar os primeiros passos, será impossível evitar alguns solavancos e quedas. No início, seus passos serão um tanto instáveis, mas, com a prática, seu filho começará a desenvolver o equilíbrio e a força necessários para se tornar alguém capaz de andar corretamente.

Durante esse estágio, você pode pensar que usar um andador ajudará seu filho a aprender a andar e evitar quedas. No entanto, não é assim. Ao contrário da crença popular, os andadores não ajudam os bebês a aprender a andar. Na verdade, isso diminui a vontade deles de fazer isso. Mas por quê?

– O andador substitui o tempo que seu filho deveria passar no chão. Tempo que ajuda ele a fortalecer os músculos, trabalhar a coordenação motora e desenvolver a força para carregar seu peso nos quadris e ombros e manter uma posição para engatinhar.

– Usar um andador faz com que os bebês movam seu corpo antes de estarem prontos para essa transição. Isso causa atrasos no controle muscular, padrões incomuns e dificuldade em perceber a distância dos objetos.

– Bebês que usam esses dispositivos andam apoiando nos dedos, o que estressa as pernas e interfere no desenvolvimento do processo de aprendizagem de andar.

– Os andadores também pulam o importante marco de aprendizado que é se levantar. Isso impede que os bebês desenvolvam o equilíbrio que precisam para andar e correr.

X
banner kinedu desenvolvimento

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os pais não usem os andadores. Na verdade, ela pediu a proibição da fabricação e venda deles nos Estados Unidos. Eles não só intervêm no processo de aprender a andar, mas também são perigosos. Um bebê em um andador pode se mover a uma velocidade de um metro por segundo, por isso é difícil evitar quedas, mesmo sob a supervisão de um adulto. Outros perigos potenciais são: cair de escadas, cair em uma piscina ou banheira, alcançar superfícies mais altas e pegar objetos quentes ou perigosos ou tombar ao bater em um obstáculo, como um brinquedo ou um tapete.

Um estudo publicado em 2018 na revista Pediatrics descobriu que, entre 1990 e 2014, mais de 230 mil crianças menores de 15 meses foram tratadas nas salas de emergência dos Estados Unidos por lesões relacionadas a andadores. Mesmo com as medidas de segurança introduzidas desde 1997, essas melhorias não impediram acidentes, já que os andadores ainda têm rodas e as crianças podem se mover muito rapidamente e alcançar lugares mais altos. A AAP afirma que esses dispositivos não beneficiam os pequenos e que, na realidade, atrasam o desenvolvimento das habilidades de caminhada.

Estas são alternativas melhores:

– Use um centro de atividades. Parece um andador, mas não tem rodas.

– Ofereça uma carroça ou vagão para o seu filho. Apenas certifique-se de ter uma barra para empurrar e de que o brinquedo não tombe se o seu filho se apoiar nele.

– Jardins são espaços seguros onde as crianças podem praticar as ações de engatinhar, sentar, se vestir e andar.

Quando seu filho está desenvolvendo as habilidades de caminhada, ele precisa trabalhar com uma variedade de movimentos. Se usar um andador, terá menos oportunidades de praticá-los do que se passar algum tempo no chão. À medida que ele aprende a andar com a sua ajuda, o equilíbrio dele vai melhorar. Durante essas semanas, ele começará a se mover mais rápido, portanto, fique por perto para que ele possa, a qualquer momento, se apoiar em você se sentir que vai cair. Sua paciência, amor, apoio e prática ajudarão ele a desenvolver a própria confiança enquanto aprende a parar e mudar de direção. Antes que você perceba, seu filho conseguirá se sentar e levantar de novo e de novo.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.