Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvimento motor na primeira infância

Pontos chave:

  1. As habilidades motoras ajudam seu bebê a completar tarefas e explorar de forma independente.
  2. O desenvolvimento motor é uma ramificação do desenvolvimento físico em crianças.
  3. É fundamental proporcionar oportunidades para fortalecimento dos músculos e coordenar ações para desenvolver habilidades motoras.
  4. Os bebês atingem marcos motores, como sentar, engatinhar e, eventualmente, andar, em seu próprio ritmo.

O desenvolvimento motor é um subdomínio da área física.

A coordenação motora, como todas as outras habilidades, é desenvolvida ao longo do tempo, e sua prática é fundamental.

Para desenvolver a coordenação motora, seu bebê precisa de oportunidades para fortalecer seus músculos e coordenar suas ações. Em seus primeiros meses, ele precisará ficar de bruços por tempo suficiente para fortalecer os músculos da parte superior do corpo. Quando deitado de barriga para cima, seu bebê poderá começar a levantar a cabeça momentaneamente e virá-la de um lado para o outro. Teste seu reflexo de preensão – você pode colocar seu dedo na mão dele, e ele irá enrolar os dedos automaticamente ao redor dela!

Observe como a cabeça do seu bebê começa a ficar ereta quando você o segura sentado. Em pouco tempo, ele será capaz de se sentar sozinho e, no quarto mês, ganhará mais e mais controle sobre sua cabeça. Ficar sentado também ajudará na prática do equilíbrio e da coordenação, o que será útil quando ele estiver pronto para andar! Para prepará-lo ainda mais para este grande passo, tente segurá-lo em pé – assim, ele irá começar a conseguir suportar algum peso nas pernas.

A partir do quinto mês, seu bebê poderá começar a rolar e virar de barriga para baixo, mesmo que ele não consiga voltar à posição com a barriga para cima. Começar a engatinhar é outro marco interessante, e ótimo para que seu bebê explore seu ambiente e melhore sua percepção espacial. No entanto, essa nova forma de se mover significa que, se a sua casa ainda não foi adaptada para a segurança do seu bebê, a hora é agora. Sua mobilidade irá melhorar cada vez mais ao longo do tempo e, em apenas alguns meses, ele conseguirá começar a se apoiar em alguns móveis ou outros objetos para, finalmente, dar o primeiro passo. Tente ao máximo registrar esta ocasião – com certeza será um momento marcante!

X
banner kinedu desenvolvimento

Lembre-se de que todo bebê se desenvolve de forma diferente. Estas são apenas diretrizes para o desenvolvimento, e não são definitivas. O único bebê com quem você deve compará-lo é ele mesmo! Porém, atividades como pegar e jogar, nadar ou escalar proporcionarão mais oportunidades para melhorar a coordenação olho-mão e a coordenação motora do seu filho! No Kinedu você irá encontrar várias ideias. Confira este vídeo com um exemplo:

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.