Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância de “estar presente”

Pontos chave:
1. “Estar presente” envolve interações de “ação e reação”.
2. Lapsos ocasionais de atenção são normais.
3. Nem todo estresse é prejudicial.
4. Fomentar interações de “ação e reação”.

Com tanta coisa no dia a dia, é normal que às vezes nos esqueçamos de um dos elementos mais importantes do desenvolvimento na primeira infância: estar presente. Graças a inúmeros estudos, hoje sabemos que, para que os bebês e as crianças pequenas tenham um desenvolvimento saudável do cérebro, eles precisam ter um relacionamento estável, receptivo e de apoio com seus pais e cuidadores.

Como mãe ou pai que se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento integral do seu filho, você se torna um amortecedor constante de potenciais situações estressantes. Se uma criança é exposta a níveis muito elevados de estresse ou tem uma relação instável ou ausente com os adultos na sua vida, o desenvolvimento de sua arquitetura cerebral será afetado, além do fato de que isso trará consequências negativas para sua saúde física, mental e emocional. Por isso, listamos os conceitos e perguntas mais importantes sobre o que é “estar presente”.

O que é um “jogo de ação e reação”?

Os jogos de ação e reação são responsáveis por moldar a arquitetura do cérebro. Toda vez que seu bebê balbucia ou chora e você reage olhando para ele, abraçando-o ou falando com ele para acalmá-lo, seu pequeno cria e fortalece conexões neurais ligadas ao desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais básicas.

Se eu não der atenção ao meu filho o tempo todo, estou afetando o desenvolvimento dele?

Lapsos ocasionais de menor atenção dentro de um ambiente propício não terão efeitos negativos. De fato, vários pesquisadores sugerem que essas mudanças no nível de atenção, que resultam de criar um filho atualmente, ajudam seu bebê a desenvolver um senso de identidade, independência e consciência de autocuidado.

Todos os tipos de estresse são prejudiciais ao meu bebê?

X
banner kinedu desenvolvimento

Baixos níveis de estresse ou situações estressantes ocasionais e transitórias não terão efeitos negativos, desde que a criança cresça com bons relacionamentos em um ambiente propício. O estresse que você deve evitar é aquele que dura muito tempo. A ativação constante do sistema de resposta ao estresse é tóxica para o cérebro e outros órgãos em desenvolvimento. Este tipo de estresse é desencadeado por experiências crônicas ou traumáticas, como a negligência crônica, a separação dos pais ou conflito constante.

Como promover jogos de ação e reação com o meu bebê?

– Observe todas as oportunidades que seu bebê lhe proporciona durante o dia. Elas podem ocorrer quando ele aponta para alguma coisa, faz uma careta ou emite um som. 

– Responda com palavras amáveis, um abraço ou qualquer sinal de reconhecimento.

– Nomeie suas ações. Ajude seu filho a desenvolver importantes conexões linguísticas, nomeando o que ele vê, faz ou sente.

– Transforme a interação em algo bilateral. Quando você reagir a uma ação do seu bebê, dê tempo para que ele reaja de volta também. Esta troca lhe ensinará habilidades sociais básicas.

Há muita informação sobre o assunto que você pode consultar a qualquer momento, afinal de contas, sabemos que a diferença está nos detalhes!

Lembre-se de acessar o aplicativo do Kinedu para receber muitas ideias divertidas que ajudarão você a trabalhar o jogo de ação e reação com o seu filho, fortalecendo os laços afetivos entre vocês.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.