Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando o bebê começa a brincar sozinho?

Pontos chave:
1. O brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, ajudando-as a aprender, construir relacionamentos e desenvolver habilidades essenciais.
2. As crianças pequenas podem começar a aprender a brincar de forma independente a partir de 9 a 10 meses, desenvolvendo a criatividade, autoestima e independência.
3. Incentive a independência proporcionando um ambiente seguro para o brincar e utilizando diversos brinquedos e texturas.
4. Participe de brincadeiras paralelas com seu filho, limite o tempo de tela e confie na capacidade de exploração e criatividade dele.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Através desta atividade, ele aprende como o mundo funciona, desenvolve as relações pessoais e trabalha habilidades que lhe servirão no dia a dia. Uma parte importante desse estágio é que seu filho aprenda a explorar e brincar sozinho. Isso dará a ele a oportunidade de entender o funcionamento dos objetos, ser criativo, desenvolver a autoestima e motivar-se para enfrentar os desafios futuros. Você pode incentivar o seu filho a brincar sozinho a partir de 8 a 10 meses enquanto assiste de perto. Aqui estão algumas dicas:

– Faça ele se sentir seguro: seu filho terá motivação para se mover e descobrir o que está ao redor se brincar em um ambiente seguro e onde você o apoie. Você também ficará mais tranquila ao estimular a independência dele sabendo que não há nada que possa machucá-lo. Os cercadinhos são ideais para isso. Eles permitirão que você fique perto de seu filho e o supervisione, enquanto ele explora os brinquedos e pratica engatinhar, como se sentar, ficar em pé ou se mover.

– Troque os brinquedos: Mantenha os objetos que ele mais gosta por perto; aqueles que ele já sabe manipular e com os quais está familiarizado. No entanto, de tempos em tempos, introduza algo novo para chamar a atenção dele. Não precisa ser um brinquedo novo, você pode usar coisas que já tem em casa ou esconder algo por um tempo e reintroduzi-lo uma semana depois.

– Explore diferentes tipos de brinquedos: Uma das formas que o seu filho explora o mundo é através dos sentidos. Tente apresentar diferentes texturas, cheiros e sons. Brinquedos com botões ou rodas também atraem muita atenção. Eles vão intrigá-lo tanto que ele vai querer saber como funcionam. Seu filho também vai adorar repetir ações enquanto aprende sobre o funcionamento das coisas. É por isso que você vai vê-lo encher uma caixa com objetos de novo e de novo.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Deixe que ele lhe guie: observe as coisas que são interessante para o seu filho e use-as ao brincar. Talvez ele goste de instrumentos barulhentos, divirta-se construindo coisas com blocos ou mantenha a atenção nos livros ilustrados. Todos nós temos gostos diferentes, então leve isso em conta quando incentivar seu filho a brincar sozinho.

– Pratiquem a brincadeira paralela: Neste tipo de atividade você vai brincar ao lado do seu filho, mas não irá interagir com ele. Embora possa parecer que ele está no seu mundo, ele na verdade está observando seus movimentos e aprendendo através deles. O fato de você mostrar como fazer enquanto dá a ele a oportunidade de decifrar as coisas por conta própria irá promover a independência, a tomada de decisão e a resolução de problemas do seu filho.

– Limite o tempo que ele passa em frente às telas: Anteriormente, falamos sobre o tempo de exposição das crianças aos dispositivos audiovisuais. Quando seu uso se torna um hábito, os brinquedos não podem competir com o grande número de estímulos gerados pelas telas. Portanto, evite ter a televisão como ruído de fundo e prenda a atenção do seu filho com brinquedos coloridos.

Lembre-se de que você não deve gastar cada minuto de cada dia entretendo seu filho. Tente incentivá-lo a passar períodos curtos, mas significativos, de tempo explorando o mundo sozinho. Seu filho tem uma habilidade incrível de brincar, aprender, ser criativo e inventar soluções.

Continue lendo sobre a ciência por trás de tudo isso em: Brincando sozinho: incentivando a exploração e a criatividade.

Confira esse artigo sobre como estimular a criatividade de seu filho, clicando aqui.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.