Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Músculos grandes e pequenos

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento físico inclui habilidades motoras grossas e finas, envolvendo movimentos de músculos grandes e pequenos.
  2. Marcos do desenvolvimento como engatinhar e rabiscar indicam o progresso das habilidades motoras do seu filho.
  3. Músculos grandes são essenciais para controlar a cabeça, sentar-se e outros, enquanto as habilidades motoras finas dependem deles.
  4. Habilidades motoras grossas impactam o autocuidado, a concentração e os processos cognitivos, então incentive as brincadeiras ativas para que seu filho tenha um bom desenvolvimento muscular.

O desenvolvimento físico do seu filho é dividido em coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A primeira trabalha com grandes músculos para realizar grandes movimentos, como correr, escalar ou pular. A coordenação motora fina, por outro lado, trabalha com pequenos músculos em movimentos precisos; manipular objetos, colorir ou recortar são atividades que promovem essa habilidade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Marcos de desenvolvimento físico são fáceis de observar quando seu filho começa a engatinhar, desenhar ou andar; mas desde o nascimento ele vem trabalhando para alcançar novos marcos motores. Os grandes músculos são aqueles que permitem que ele sustente a cabeça, se sente, role ou engatinhe por todos os lados. À medida que ele ganha controle sobre os braços, será capaz de usar músculos menores para alcançar objetos, manipular pequenos brinquedos e, mais tarde, segurar um giz de cera.

A força dos músculos maiores também determinará o desenvolvimento da destreza e do controle das mãos do seu filho. A motricidade grossa ajuda o cérebro e os músculos a se coordenarem para permitir que ele faça movimentos amplos. A força do corpo é essencial para que as crianças possam se sentar em uma mesa para brincar com seus gizes de cera. Também é necessário que eles controlem a postura para mover mãos e dedos ao desenhar ou virar as páginas de um livro. Tudo está relacionado! A coordenação motora grossa também se refletirá nas habilidades de autocuidado, por exemplo: ao abrir a lancheira, vestir as calças, abotoar a camisa, ir ao banheiro etc. Isso também influenciará os processos cognitivos, como concentração, atenção e memória ao realizar uma tarefa.

Não importa em que estágio seu filho esteja, é importante que você o ajude a desenvolver músculos fortes para o futuro. Ao brincar, tente estimular os músculos dele com exercícios como rolar e sentar, engatinhar, brincar com uma bola, pular ou correr um atrás do outro. Uma dose diária de atividade física ajudará seu filho a desenvolver equilíbrio, coordenação, consciência corporal, controle de postura e força. Ele também estabelecerá as bases para os movimentos precisos que são necessários para segurar um giz de cera, empilhar blocos, rabiscar ou abrir e fechar zíperes.

Artigos Relacionados

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.