X
X

Músculos grandes e pequenos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O desenvolvimento físico do seu filho é dividido em coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A primeira trabalha com grandes músculos para realizar grandes movimentos, como correr, escalar ou pular. A coordenação motora fina, por outro lado, trabalha com pequenos músculos em movimentos precisos; manipular objetos, colorir ou recortar são atividades que promovem essa habilidade.

Marcos de desenvolvimento físico são fáceis de observar quando seu filho começa a engatinhar, desenhar ou andar; mas desde o nascimento ele vem trabalhando para alcançar novos marcos motores. Os grandes músculos são aqueles que permitem que ele sustente a cabeça, se sente, role ou engatinhe por todos os lados. À medida que ele ganha controle sobre os braços, será capaz de usar músculos menores para alcançar objetos, manipular pequenos brinquedos e, mais tarde, segurar um giz de cera.

X
banner kinedu desenvolvimento

A força dos músculos maiores também determinará o desenvolvimento da destreza e do controle das mãos do seu filho. A motricidade grossa ajuda o cérebro e os músculos a se coordenarem para permitir que ele faça movimentos amplos. A força do corpo é essencial para que as crianças possam se sentar em uma mesa para brincar com seus gizes de cera. Também é necessário que eles controlem a postura para mover mãos e dedos ao desenhar ou virar as páginas de um livro. Tudo está relacionado! A coordenação motora grossa também se refletirá nas habilidades de autocuidado, por exemplo: ao abrir a lancheira, vestir as calças, abotoar a camisa, ir ao banheiro etc. Isso também influenciará os processos cognitivos, como concentração, atenção e memória ao realizar uma tarefa.

Não importa em que estágio seu filho esteja, é importante que você o ajude a desenvolver músculos fortes para o futuro. Ao brincar, tente estimular os músculos dele com exercícios como rolar e sentar, engatinhar, brincar com uma bola, pular ou correr um atrás do outro. Uma dose diária de atividade física ajudará seu filho a desenvolver equilíbrio, coordenação, consciência corporal, controle de postura e força. Ele também estabelecerá as bases para os movimentos precisos que são necessários para segurar um giz de cera, empilhar blocos, rabiscar ou abrir e fechar zíperes.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

7 comentários em “Músculos grandes e pequenos”

  1. Pingback: Como estimular o bebê a andar? Veja 5 dicas práticas! - Kinedu Blog

  2. Pingback: O desenvolvimento muscular do seu bebê - Kinedu Blog

  3. Pingback: Coordenação das mãos: 0 a 12 meses - Kinedu Blog

  4. Pingback: Pronto? Vamos correr! - Kinedu Blog

  5. Pingback: Músculos grandes e pequenos - PreviMae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *