Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casa segura para bebês: Seu guia definitivo

Pontos chave:

  1. Tornar sua casa segura para crianças ajuda a previnir acidentes que são as principais causas de visitas à emergência em crianças menores de 3 anos, apesar da supervisão.
  2. Comece a tornar a casa segura para bebês antes mesmo de seu pequeno começar a engatinhar; os bebês exploram mais cedo do que o esperado.
  3. Engatinhe pela casa para identificar perigos na altura dos olhos do bebê.
  4. Use medidas de segurança para móveis, bordas afiadas, armários, cabos, berços, roupas de cama, banheiro, portões, janelas, brinquedos e eletrodomésticos.

Você sabia que os acidentes domésticos são uma das principais razões pelas quais as crianças com menos de 3 anos vão ao pronto-socorro?

X
banner kinedu saúde

Proteger a sua casa é essencial para manter o seu bebê seguro. A supervisão é a melhor maneira de evitar acidentes, mas mesmo os pais mais atentos podem não conseguir manter seus filhos completamente fora de perigo o dia todo. Por isso, é bom estar preparada, especialmente antes de o seu filho começar a engatinhar e a se movimentar sozinho pela casa!

Embora pareça estranho começar a pensar em proteger a sua casa quando seu filho ainda nem começou a rolar, você ficará surpresa com a rapidez com que ele começará a percorrê-la. Por isso, é importante estar preparada!

O primeiro passo é não assumir que seu bebê verá as coisas como você. Lembre-se de que ele estará em um nível muito diferente – o do solo. Para não menosprezar potenciais perigos, engatinhe de joelhos pela casa. Pode parecer bobo no começo, mas, na verdade, é uma das melhores maneiras de manter seu bebê seguro e ver se você deixou alguma coisa passar.

Depois de fazer o seu passeio engatinhando, verifique os riscos domésticos mais comuns, que listamos a seguir:

  • TV e Móveis: Evite móveis com rodinhas e posicione-os longe das janelas. Evite ter uma TV em cima de uma cômoda, pois as crianças podem usar as gavetas para escalar.
  • Quinas e bordas pontiagudas: Lembre-se de colocar protetores em quinas e bordas pontiagudas.
  • Armários e gavetas: Guarde todos os produtos químicos e os produtos de limpeza em armários trancados, ou coloque travas de segurança que se trancam quando você fecha um armário ou uma gaveta.
  • Cabos: Para evitar que o seu bebê puxe os cabos do computador ou da TV, use suportes para cabos para mantê-los protegidos e presos nas paredes.
  • Prevenção de choques: Coloque protetores em todas as tomadas visíveis.
  • Berços: Certifique-se de que seu bebê não consiga colocar a cabeça entre as ripas da grade e que o estrado seja estável. Para confirmar que o espaço entre as ripas não é muito grande, pegue uma lata de refrigerante e deslize-a entre elas. Se a latinha atravessar a estrutura, isso significa que o espaço é muito grande. Além disso, evite berços com grades móveis, que são perigosos para o seu bebê.
  • Roupa de cama macias: Cobertores e lençóis macios são aconchegantes, mas podem ser muito perigosos para o seu bebê. A AAP diz que os pais devem manter objetos macios e roupas de cama soltas longe de seus bebês, porque eles podem sufocá-lo inadvertidamente. Seu bebê deve dormir de barriga para cima e em um colchão firme coberto com um lençol justo. Retire qualquer edredom, almofada ou brinquedo macio de seu berço.
  • Hora do banho: Coloque tiras antiderrapantes na parte inferior da banheira e uma tampa macia na torneira para proteger a cabeça do seu bebê. Nunca deixe seu filho sozinho na banheira.
  • Portõezinhos: Lembre-se de colocar grades de proteção para manter seu filho longe de escadas (em cima e embaixo) ou de determinados cômodos. Não use portões estilo sanfona. Procure por um que se prenda firmemente à parede, mas que não prenda os dedos do seu filho.
  • Janelas: Coloque o berço e os móveis do seu bebê longe das janelas. Não confie em mosqueteiros – eles evitam a entrada dos mosquitos, e não a queda de crianças que se apoiam nas janelas. Ao invés disso, coloque telas de proteção específica para crianças.
  • Segurança dos brinquedos: Como regra geral, os brinquedos do seu bebê devem ser maiores do que a boca dele, para evitar asfixia. Certifique-se de que eles não tenham peças destacáveis, como olhos ou outros itens que possam ser facilmente arrancados, tornando-se um risco.
  • Eletrodomésticos: Se você está acostumado a deixar a torradeira, a cafeteira, a impressora, a TV ou o computador ligado na tomada, lembre-se de que alguns eletrodomésticos podem machucar o seu filho se ele os puxar ou se enroscar em algum fio. Tire os aparelhos da tomada e guarde seus cabos quando eles não estiverem sendo usados.

Artigos Relacionados