Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os primeiros anos: desenvolvimento motor

desenvolvimento motor infantil - bebê engatinhando

Em qual etapa do desenvolvimento motor infantil seu filho se encontra? Ele já tem o controle dos movimentos do pescoço, já engatinha, já anda? A coordenação motora, como todas as outras habilidades, é desenvolvida com o passar do tempo, e sua prática é fundamental. Para nós, adultos, muitas dessas habilidades são automáticas, mas os bebês ainda precisam aprender muito para aprimorar suas capacidades físicas.

Quer descobrir como você pode ajudar seu pequeno a se desenvolver? Continue lendo nosso artigo e saiba mais!

Fortalecendo os músculos

O pleno desenvolvimento motor infantil é muito importante, pois é quando somos pequenos que nosso cérebro aprende como devem ser feitos os movimentos básicos que dão subsídio para as ações mais complexas no futuro.

Além disso, para desenvolver a coordenação motora, seu bebê precisa de oportunidades para fortalecer seus músculos e planejar suas ações. Em seus primeiros meses, ele precisará ficar de bruços para fortalecer os membros superiores. Sendo assim, uma dica valiosa é estimular o seu filho a conhecer posições variadas, já que com isso ele pode experimentar mais seu corpo e tonificar seus músculos.

Verifique também seu reflexo de preensão — colocando seu dedo na mão dele, ele vai enrolar os dedos automaticamente ao seu redor!

Controlando a cabeça e o equilíbrio

Quando deitado de barriga para cima, seu bebê poderá começar a levantar a cabeça momentaneamente e virá-la de um lado para o outro. Observe como sua cabeça começa a ficar ereta quando você o segura sentado. Em pouco tempo, ele será capaz de se sentar sozinho e, no quarto mês, ganhará mais controle para sustentar a cabeça.

Ficar sentado também o ajudará na prática do equilíbrio e da coordenação, o que será benéfico quando ele estiver pronto para dar os seus primeiros passos! Para prepará-lo ainda mais para esse grande marco, tente segurá-lo em pé — assim, ele vai começar a conseguir suportar algum peso nas pernas.

Engatinhando e explorando o ambiente

A partir do quinto mês, seu bebê poderá começar a rolar e virar de barriga para baixo, mesmo que ele não consiga voltar à posição com a barriga para cima. Começar a engatinhar é um momento importante, e ótimo para que o seu bebê explore o ambiente e melhore sua percepção espacial. O estilo que ele irá escolher para engatinhar pode variar muito, mas o mais importante é sua vontade de se locomover de forma independente.

No entanto, essa nova forma de se mover significa que, se a sua casa ainda não foi adaptada para a segurança do seu bebê, a hora é agora. É interessante retirar móveis muito leves e com pontas afiadas, pois os pequenos costumam tentar se apoiar ao levantar. Se o móvel for leve demais, ele poderá cair em cima da criança e causar um baita acidente! Por isso, móveis mais firmes podem evitar esses incidentes e, ao mesmo tempo, dar auxílio e sustentação.

X
banner kinedu desenvolvimento

Outro cuidado necessário refere-se à superfície em que ele vai engatinhar, pois precisa ser macia e confortável para não machucar a pele fina do bebê. Por fim, vale ressaltar que alguns bebês não chegam a engatinhar e isso não é um problema. Não se preocupe!

Andando e correndo pela casa

Sua mobilidade vai melhorar cada vez mais ao longo do tempo e, em apenas alguns meses, ele conseguirá começar a se apoiar em móveis ou outros objetos para, finalmente, dar o primeiro passo. Tente, ao máximo, registrar essa ocasião — com certeza será um momento marcante!

Uma dica que pode ser útil, é fazer um caminho com móveis seguros e firmes para que ele possa se apoiar e percorrer distâncias cada vez maiores. Com o tempo, você pode aumentar o espaçamento entre esses móveis para que seu filho possa aprimorar mais o desenvolvimento motor.

Se envolver nessas atividades e criar jogos em que ele ande atrás de você, são fontes prazerosas de motivação e fazem toda a diferença na hora de estimular o crescimento de seu pequeno.

Tenha atenção aos marcos do desenvolvimento

Falamos sobre alguns marcos do desenvolvimento motor infantil, mas é possível observar muitos outros. Além do movimento do pescoço, andar e engatinhar, os pais podem acompanhar seus filhos e observar quais capacidades conquistaram. Especialistas indicam que existem algumas expectativas de aprendizado, e cada uma delas está compreendida dentro de determinada faixa etária.

Podemos citar, por exemplo, que entre 1 e 6 meses espera-se que a criança possa segurar os dedos de seu cuidador e consiga coordenar seus comportamentos e ações aos movimentos dos brinquedos. Até os 9 meses, deseja-se que eles fortaleçam seus músculos e possam rolar e se inclinar. Dos 5 aos 15 meses, os bebês costumam adquirir a capacidade de engatinhar. Dos 9 aos 14 meses, eles provavelmente serão capazes de ficar de pé. Já dos 10 aos 15 meses, é esperado que eles deem seus primeiros passos e depois disso sejam capazes de correr!

Os pais e cuidadores podem ficar atentos a esses marcos do desenvolvimento motor infantil e a idade esperada para que cada capacidade seja adquirida, pois só assim eles podem detectar quando algo não está indo conforme o esperado e procurar um pediatra ou especialista. Contudo, muitos são os pontos que podem ser observados e várias são as possibilidades de atividades capazes de ajudá-los em seu crescimento.

Lembre-se de que cada bebê se desenvolve de forma diferente. O que citamos são apenas diretrizes para o desenvolvimento, e não são as únicas. O único bebê com quem você deve compará-lo é ele mesmo!

O Kinedu pode ajudar nessa tarefa, pois é fácil de usar e indica em qual fase seu filho está e o que esperar quanto a sua evolução. Além disso, há uma extensa lista de intervenções que podem potencializar a evolução de seu bebê.

Você já conhece o Kinedu? Faça um teste gratuito agora mesmo e saiba como auxiliar o desenvolvimento motor infantil de seu filho!

Artigos Relacionados