Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância dos gestos no desenvolvimento da linguagem

Pontos chave:

  1. Os gestos manuais são naturais e prevalecentes na comunicação em diferentes culturas e são importantes no desenvolvimento da linguagem, uma vez que as crianças usam as mãos para comunicar antes de poderem usar palavras.
  2. Os gestos manuais reforçam a aquisição de vocabulário nas crianças, pois os pais são incentivados a nomear os objetos para os quais as crianças apontam, aumentando as chances de as crianças se lembrarem das palavras.
  3. Pesquisas mostraram que crianças que gesticulam mais obtêm resultados mais elevados nos testes de linguagem, particularmente na compreensão de vocabulário, destacando a importância dos gestos no desenvolvimento da linguagem.
  4. Os pais podem promover o uso de gestos manuais apontando e rotulando objetos com as crianças, fazendo brincadeiras de apontar e incentivando as crianças a apontar e nomear objetos em livros, entre outros gestos.

As pessoas do mundo todo, de diferentes origens e culturas, utilizam gestos quando estão falando. Os movimentos das mãos são tão naturais e predominantes entre as culturas, que pesquisadores de diferentes áreas, como a linguística e a neurociência, estudaram os gestos para buscar compreender o desenvolvimento da linguagem.

Pode parecer engraçado pensar que os gestos são importantes para o desenvolvimento da linguagem, mas imagine essa cena por um segundo: tente explicar ao seu filho como amarrar o cadarço, ou o tamanho de um prédio em comparação a outro sem fazer gestos com as mãos. Seria bem difícil, não seria? É uma ação tão simples, mas tão difícil de explicar sem usar as mãos! Gestos com as mãos são parte da maneira como nos comunicamos, especialmente com as crianças. Elas usam as mãos para se comunicar com os outros muito cedo. Elas apontam para as coisas que desejam. Elas sabem o que querem dizer, mas ainda não conseguem fazer isso com palavras!

As pesquisadoras Meredith Rowe e Susan Goldin-Meadow são duas das principais especialistas nos temas de gestos manuais e desenvolvimento da linguagem infantil. Elas examinaram por que algumas crianças pareciam entender a linguagem mais cedo do que outras. Em seu estudo, elas descobriram que crianças que gesticulavam mais, em média, obtiveram 26% mais em testes de linguagem do que outras crianças! Ao aprender a fazer gestos, as crianças aprendem novas palavras mais rapidamente, porque incentivam os pais a nomear os objetos para os quais estão apontando – reforçando, assim, o uso da palavra. Por exemplo, se uma criança aponta para um carro, o pai pode repetir a palavra “carro” algumas vezes, potencialmente aumentando as chances de a criança lembrar a palavra.

Você pode se perguntar: por que aprender novas palavras é importante? Bem, acontece que o vocabulário é um fator determinante para o sucesso escolar – por isso, ao incentivar seu filho a usar gestos de mão, você pode melhorar seu vocabulário e aumentar suas chances de sucesso na escola no futuro!

X
banner kinedu desenvolvimento

“Agora sabemos que apontar objetos dá às crianças a chance de praticar a comunicação não-verbal antes de poderem fazer isso com palavras”, diz Rowe. “Apontar também pode servir como um meio para as crianças adquirirem informações, já que, quando as crianças apontam, elas frequentemente obtêm uma resposta verbal dos pais”.

Então, que conselho Rowe tem para os pais que querem ajudar a desenvolver o vocabulário de seus filhos? “Como pai ou mãe, eu entendo que é natural se preocupar com o desenvolvimento da linguagem de seus filhos”, diz ela. “A questão é perceber que você pode fazer uma grande diferença. Apontar de forma frequente e para uma variedade de objetos pode ter um impacto dramático a curto e longo prazo no desenvolvimento da linguagem”. Como você pode ver, promover o uso de gestos pode ajudar no desenvolvimento da linguagem do seu filho!

Algumas coisas que você pode fazer:

  • Enquanto estiver andando pela sua casa, aponte e nomeie objetos com o seu filho. Faça o mesmo em todos os lugares que vocês forem.
  • Faça brincadeiras de apontar – por exemplo, aponte para as partes do seu corpo enquanto repete seus nomes em voz alta.
  • Ao ler, pergunte ao seu filho “O que é isto?”, e incentive-o a apontar para objetos no livro e nomeá-los.
  • Quando seu filho apontar, certifique-se de ficar animada com o que ele está apontando! Dê muita atenção ao apontar. Isso irá fornecer reforço positivo, levando a mais apontamentos.

Aqui está uma atividade do Kinedu para você começar a brincar de apontar com o seu filho:

Artigos Relacionados