Anteriormente, falamos sobre a importância dos gestos para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Neste artigo, vamos apontar os diferentes tipos de gestos que foram investigados e seus efeitos no processo de aprendizagem.

Seu bebê começou a se comunicar com gestos aos 5 meses de idade. Assim, ele mostrava o que gostava e o que não gostava, além de analisar constantemente seus gestos e sua voz. A capacidade de se comunicar com gestos e aprender através deles não é algo que seu filho vai parar de fazer depois de 2 anos, quando começar a pronunciar palavras que são compreensíveis. Os adultos também usam gestos para representar e complementar as palavras; assim, a outra pessoa compreende melhor o que dizemos. Há até pesquisas que mostram que os adultos prestam mais atenção aos gestos do emissor do que à fala.

Como os gestos estimulam a aprendizagem? Estudos mostraram que gestos ajudam os pequenos a regular a atenção durante a execução de uma tarefa e dão informações conceituais relevantes sobre as estratégias que devem usar.

– Gestos de indicação: Esses gestos incluem apontar, tocar ou exibir um objeto físico para indicar que você está falando sobre isso. Isso ajuda as crianças a se concentrarem nas partes mais relevantes do objeto quando realizam uma tarefa. Apontar diz a seu filho que uma característica é importante. Tocar em um objeto também reduz a incerteza ou a confusão que ele pode causar. Usar esse tipo de gestos é mais eficaz do que dar instruções verbais sem indicações visuais.

banner kinedu desenvolvimento

– Gestos icônicos: são pequenas ações que imitam as instruções de uma tarefa. Eles fornecem informações importantes que complementam ou reforçam a indicação oral. Pesquisas sugerem que as pessoas cometem menos erros e concluem uma tarefa mais rapidamente quando seguem instruções gestuais, em comparação com instruções orais.

– Gestos personificados: Esses gestos são dados quando o cuidador demonstra a ação ou a função de um objeto ou usa as mãos da criança para ajudá-lo a realizar uma ação. Esses gestos são muito eficazes para tarefas motoras, como a manipulação de objetos.

Várias pesquisas mostraram que os gestos favorecem a aprendizagem das crianças, particularmente para aquelas com mais de 2 anos de idade. Os gestos tornam as informações abstratas mais concretas e simples de entender. Tente incorporá-los em suas interações diárias com seu filho e veja como ajudam ele a regular a atenção, aprender e entender melhor as instruções.

Saiba mais sobre os gestos e a capacidade de resolver problemas clicando aqui.