Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os gestos influenciam a aprendizagem do seu filho

Pontos chave:
1. Os bebês começam a se comunicar por meio de gestos por volta dos 5 meses.
2. Os gestos facilitam a aprendizagem ao regular a atenção das crianças e fornecer informações conceituais.
3. Diferentes tipos de gestos incluem gestos de indicação, icônicos e personificados.
4. Estudos mostram que os gestos apoiam a aprendizagem de crianças pequenas e tornam informações abstratas mais concretas.

Anteriormente, falamos sobre a importância dos gestos para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Neste artigo, vamos apontar os diferentes tipos de gestos que foram investigados e seus efeitos no processo de aprendizagem.

Seu bebê começou a se comunicar com gestos aos 5 meses de idade. Assim, ele mostrava o que gostava e o que não gostava, além de analisar constantemente seus gestos e sua voz. A capacidade de se comunicar com gestos e aprender através deles não é algo que seu filho vai parar de fazer depois de 2 anos, quando começar a pronunciar palavras que são compreensíveis. Os adultos também usam gestos para representar e complementar as palavras; assim, a outra pessoa compreende melhor o que dizemos. Há até pesquisas que mostram que os adultos prestam mais atenção aos gestos do emissor do que à fala.

Como os gestos estimulam a aprendizagem? Estudos mostraram que gestos ajudam os pequenos a regular a atenção durante a execução de uma tarefa e dão informações conceituais relevantes sobre as estratégias que devem usar.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Gestos de indicação: Esses gestos incluem apontar, tocar ou exibir um objeto físico para indicar que você está falando sobre isso. Isso ajuda as crianças a se concentrarem nas partes mais relevantes do objeto quando realizam uma tarefa. Apontar diz a seu filho que uma característica é importante. Tocar em um objeto também reduz a incerteza ou a confusão que ele pode causar. Usar esse tipo de gestos é mais eficaz do que dar instruções verbais sem indicações visuais.

– Gestos icônicos: são pequenas ações que imitam as instruções de uma tarefa. Eles fornecem informações importantes que complementam ou reforçam a indicação oral. Pesquisas sugerem que as pessoas cometem menos erros e concluem uma tarefa mais rapidamente quando seguem instruções gestuais, em comparação com instruções orais.

– Gestos personificados: Esses gestos são dados quando o cuidador demonstra a ação ou a função de um objeto ou usa as mãos da criança para ajudá-lo a realizar uma ação. Esses gestos são muito eficazes para tarefas motoras, como a manipulação de objetos.

Várias pesquisas mostraram que os gestos favorecem a aprendizagem das crianças, particularmente para aquelas com mais de 2 anos de idade. Os gestos tornam as informações abstratas mais concretas e simples de entender. Tente incorporá-los em suas interações diárias com seu filho e veja como ajudam ele a regular a atenção, aprender e entender melhor as instruções.

Saiba mais sobre os gestos e a capacidade de resolver problemas clicando aqui.

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.