Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como desenvolver as habilidades de resolução de problemas do seu filho por meio de gestos

Pontos chave:
1. As crianças entendem conceitos como “grande” e “pequeno” e começam a compreender números e preposições espaciais.
2. Os gestos desempenham um papel na forma como as crianças expressam sua compreensão cognitiva, especialmente ao aprender algo novo.
3. As crianças frequentemente usam gestos para explicar seus procedimentos de resolução de problemas, o que melhora sua aprendizagem.
4. Gestos podem ajudar as crianças a ajustar suas estratégias de resolução de problemas, beneficiando seu desenvolvimento cognitivo.

No artigo anterior, falamos que seu filho começará a se comunicar com gestos a partir dos 5 meses de idade e como os diferentes tipos de gestos afetam o processo de aprendizagem. Também mencionamos a descoberta de que crianças em idade pré-escolar usam gestos para entender melhor as situações e que isso se correlaciona com a eficácia ao realizar uma tarefa. Agora vamos falar brevemente sobre como os gestos estimulam as habilidades de resolução de problemas.

A essa altura, você perceberá que seu filho começa a entender conceitos simples, como a diferença entre coisas grandes e pequenas. Ao seguir estimulando o desenvolvimento cognitivo dele, você verá que ele começa a entender números e posições espaciais e a criar representações mentais de objetos. Você até notará que ele entende mais palavras do que consegue dizer. Tem sido demonstrado que, para expressar a compreensão de algo, adultos e crianças se comunicam primeiro através de gestos e depois com palavras, especialmente quando se trata de um novo aprendizado.

Como a compreensão, o planejamento e as habilidades de julgamento do seu filho estão sendo estimulados todos os dias, ele encontrará novos desafios toda vez que estiver brincando. Por exemplo, ao tentar decifrar como um brinquedo mecânico funciona, ordenando coisas ou montando quebra-cabeças. Você notará que algumas atividades serão mais desafiadoras do que outras. Você também verá que quando você perguntar para o seu filho como ele ligou o brinquedo, ele não saberá responder imediatamente, mas mostrará o botão que pressionou.

Quando crianças explicam como resolveram um problema, geralmente expressam parte de seu conhecimento por meio de gestos, ao invés de palavras. Um estudo mostrou que crianças entre 18 meses e 6 anos que resolveram um quebra-cabeça de blocos de madeira aprenderam mais quando seus pais lhes davam instruções usando gestos concretos. Quando os cuidadores gesticulavam, tocando ou se referindo às coisas, as crianças imitavam seu método para juntar as peças. Quando os pais apontavam e demonstravam como resolver o jogo, as crianças levavam menos tempo para aprender como manipular e girar as peças. E quando o adulto guiava a criança e mostrava como acomodar as peças, ela foi capaz de ajustá-las depois por conta própria. Os gestos fornecem indicações e informações, portanto, se forem usados, as crianças têm maior probabilidade de modificar suas estratégias de solução de problemas e melhorar o aprendizado.

Aqui estão algumas ideias para usar gestos e praticar habilidades de resolução de problemas com o seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Jogos de classificação: Brinquem de classificar os brinquedos por cor, tamanho ou forma. Seja criativa e encontre outras categorias como animais, carros, bolas etc.

– Brincar de ‘Esconde-esconde’: Foi demonstrado que essa atividade estimula a flexibilidade mental do seu filho, permitindo que ele veja uma situação de diferentes pontos de vista.

– Caixas de surpresas: pegue alguns objetos pequenos e esconda-os dentro de recipientes diferentes. Ajude o seu filho a abri-los e identificar as características dos objetos.

– Quebra-cabeça: Toda vez que seu filho completar um quebra-cabeça simples ele estará trabalhando resolução de problemas, planejamento, atenção e proatividade.

– Jogos de tabuleiro: Se você acha que seu filho é muito novo para eles, pegue um tabuleiro e simplifique as regras do jogo.

– Jogos de cartas: divirtam-se classificando as cartas por cor e identificando as figuras.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.