Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O gesto de apontar como um indicador de linguagem

bebê apontando - comunicação não-verbal

Pontos chave:

  1. Apontar é uma das primeiras maneiras pelas quais os bebês se comunicam antes de saberem falar, e esse gesto pode começar a aparecer por volta dos 9 aos 18 meses de idade.
  2. Estudos recentes demonstraram que o gesto de apontar constrói uma base pré-linguística sólida e pode ser interpretado como uma habilidade que implica intencionalidade social.
  3. Existem três tipos de sinalização: declarativa, imperativa e atenção compartilhada. Para ajudar os bebês a desenvolver o gesto de apontar, os cuidadores podem mostrar como fazer isso e reagir positivamente quando seus bebês apontarem.

Seu bebê aprende sobre a linguagem muito antes de começar a falar; na verdade, graças ao fato de ter escutado sua voz, talvez tenha começado a aprender desde que estava no útero. Durante o primeiro ano do seu filho, a área linguística se desenvolverá bastante. Você verá que ele irá se comunicar por meio de gestos, ruídos ou até mesmo rindo.

A comunicação não-verbal é muito importante, pois seu bebê ainda não tem a capacidade de comunicar seus desejos e necessidades com palavras. É aí que entra o gesto de apontar. Esta é uma das primeiras formas com que os bebês se comunicam antes de conseguirem expressar as suas intenções com palavras. Esta ação começa a aparecer quando as crianças têm entre 9 e 18 meses de idade.

Apontar pode parecer simples, mas não é. Estudos recentes propõem teorias interessantes sobre o gesto de apontar das crianças. Pesquisas na Alemanha analisaram crianças de 12 meses quando elas apontavam. Os resultados mostraram que quando o adulto compartilhava atenção e interesse, as crianças apontavam mais frequentemente do que quando os adultos não prestavam atenção.

X
banner kinedu desenvolvimento

Isso indica que o seu filho aponta para compartilhar seus pensamentos com outra pessoa e até tenta influenciá-la com um simples gesto. Ela quer compartilhar seu mundo com os outros. Apontar ajuda a construir uma base pré-linguística forte, e pode ser interpretada como uma habilidade que implica intencionalidade social.

Seu filho tem objetivos diferentes em mente quando aponta para as coisas. Ele pode querer se referir a eventos passados ou futuros, “conversar” sobre coisas que não estão mais lá, deduzir quando você quer comunicar algo apontando, e, acima de tudo, compartilhar suas experiências. Existem três tipos de gestos de apontar, dependendo da intenção:

  • Apontar declarativo: apontar para um objeto desejado. Isso acontece quando seu bebê aponta para mostrar algo a alguém.
  • Apontar imperativo: acontece quando o seu filho aponta para algo que ele deseja com a expectativa de que você dê a ele o objeto.
  • Apontar para compartilhar a atenção: seu filho irá apontar para chamar sua atenção para que você veja alguma coisa. Este é um dos primeiros sinais de interação social.

O gesto de apontar tem intenções diferentes, portanto, seu bebê usará muito este recurso durante esse estágio. Para ajudá-lo a desenvolver essa habilidade, modele o comportamento. Quando você falar sobre algo, aponte. Você verá que ele também começará a fazer isso espontaneamente. Além disso, você pode incentivá-lo reagindo ao que ele aponta; faça perguntas, dê risada ou entregue ao seu bebê as coisas que ele pedir.

Apontar é uma das primeiras maneiras pelas quais seu filho irá compartilhar as coisas com você. Você é o adulto mais importante da vida dele, e é por isso que ele deseja interagir e se comunicar com você. A forma como você se envolve com ele estimulará o desenvolvimento da linguagem durante esses primeiros anos. Portanto, apontar é um indicador que irá impulsionar o desenvolvimento da linguagem do seu filho.

Para mais informações sobre comunicação não-verbal, leia estes artigos:

  • Aprendendo a se comunicar: sinais não-verbais
  • A importância dos gestos no desenvolvimento da linguagem

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.